Iluminação

Spot: onde e como utilizar esse tipo de iluminação

Se você está planejando refinar e modernizar sua decoração de ambiente, a iluminação com spot light é a melhor aposta! Afinal, por meio dela, é possível valorizar ambientes, criar profundidade, além de trazer sofisticação e mais personalidade à sua decoração. É incrível!

O que é iluminação spot? 

A iluminação spot é um tipo específico de iluminação direcionada. Por meio desse direcionamento, é possível destacar móveis, objetos decorativos, fazer um jogo de luzes como, por exemplo, o efeito cascata em paredes. Além disso, o spot pode tornar ambientes muito mais confortáveis e aconchegantes, compondo a iluminação do local. 

É a iluminação ideal para ambientes residenciais ou até mesmo comerciais e escritórios. Além disso, existem diversos modelos em estilos e cores diferentes. Basta escolher o estilo ideal para você! E para quem ainda está na dúvida de qual é o modelo de luz spot perfeito para o seu ambiente, esse artigo é para você! 

Veja também:

Quais são os modelos de iluminação spot existentes?

Spot LED de luz Embutir

Os modelos mais comuns atualmente são os com luminárias unitárias, ou seja, o spot de embutir. Normalmente eles são instalados em sancas e forros de gesso, móveis e prateleiras. Necessitam corte onde for realizada a instalação. Por outro lado, já possuem o kit completo com a presilha, Driver (Interno) E Fiação Com Plugue De Segurança para facilitar a instalação. É ideal para trazer um efeito mais aconchegante ao ambiente. 

Spot de luz de sobrepor

Diferente do modelo anterior, o Spot de luz de sobrepor não necessita de corte em forros para sua instalação. No entanto, é necessário um ponto de fiação para realizar a instalação. Entretanto, no quesito efeito, ele é bem semelhante ao anterior, diferindo apenas pois sua estrutura fica mais exposta. 

Spot de luz de trilho

O spot em trilho funciona da melhor forma em um ponto elétrico central no teto. É a mais utilizada para trazer um estilo industrial aos ambientes, uma forte tendência atualmente. Por ser mais descolado, é o favorito dos jovens. Afinal, o spot de luz de trilho não apenas valoriza os ambientes, como também permite a alteração no foco da luz para o que o usuário preferir. É incrível! 

Mini spot

 Se você está em busca de mais delicadeza e uma iluminação ainda mais direcionada, o mini spot é peça ideal para você! É a mais utilizada em móveis ou espaços menores como banheiros e closets.

Independente do estilo…

Existem ainda modelos de diferentes cores, tanto em relação às cores do trilho, quanto em relação à tonalidade de luz, sendo elas, branca fria, morna ou quente. E tem mais: o spot ainda possui uma variedade de formatos e molduras de lâmpadas, podendo optar pelas redondas ou quadradas, por exemplo. De qualquer maneira, é possível criar um bom jogo de luzes com quaisquer modelos, adquirir uma ótima iluminação  e trazer mais estilo ao seu ambiente!

Além disso, existem diversas formas de trabalhar a iluminação dos ambientes com spot. Para além da convencional luz no teto, existem diversas maneiras de instalar a sua. Confira: 

Em armários e closets

O ideal para armários e closets é evitar um posicionamento do spot que gere sombras ou distorções da cor. Afinal, para escolher o seu look do dia, é preciso enxergar a composição de cores o mais próximo possível de uma luz natural. Dessa maneira, opter pela tonalidade branco morno para a melhor conservação da cor. Além disso, se estiver utilizando um spot de luz de trilho, direcione parte dos sposts ao armário e os demais na direção oposta para trazer uma iluminação frontal, sem provocar sombras indesejadas. 

Quarto

O quarto é o local do descanso e onde você deve se sentir o mais confortável possível. Por isso, o spot mais indicado é nas tonalidades branco quente ou branco morno. Assim você terá, não apenas uma iluminação menos intensa, mas também uma iluminação mais indireta e mais aconchegante. 

Cozinha

Na cozinha, é imprescindível uma boa iluminação tanto para enxergar os alimentos e qualquer alteração, quanto para auxiliar na limpeza. Por isso, os spots funcionam muito bem direcionados para a bancada, além do spot de trilhos para facilitar o direcionamento dos faixos de luz de acordo com a usabilidade necessária. 

Banheiro

Já em ambientes como o banheiro, é interessante utilizar o spot em pontos focais como no espelho e nos armários, compondo a iluminação geral do ambiente. Lembre-se, no entanto, de não posicionar a luz de forma a fazer uma sombra no rosto e alterar quaisquer percepções de sua aparência no espelho. 

Viu como a iluminação com spot é extremamente versátil e pode te ajudar a compor o projeto de iluminação de ambiente? 

Não perca nem mais um minuto, aproveite as ofertas da Semana Mais Luz para você aqui da 123 e transforme a sua casa! Nós temos uma variedade incrível de spots, todos acompanhados da tecnologia led para você ter o melhor da elegância, estilo e economia em sua casa! 

Related posts
Iluminação

Lâmpada Inteligente: Benefícios e Uso com Alexa

Iluminação

Como instalar a fita led na sua TV?

CotidianoIluminação

11 principais tipos de iluminação para jardim

Iluminação

As 6 melhores luminárias plafon

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *