Cotidiano

O que é bivolt e autovolt? Entenda a diferença e evite prejuízos

o que é bivolt e autovolt?

Saiba o que é bivolt e autovolt, conheça as diferenças entre tensões e evite perdas de aparelhos eletrônicos

Entre as várias questões técnicas presentes no momento da compra de um aparelho eletrônico, uma das principais é a tensão elétrica, popularmente conhecida como voltagem. Afinal, essa informação define em qual tensão você poderá conectar esse aparelho. 

Contudo, com a popularização de aparelhos autovolt, essa questão pode ficar de lado, o que é um verdadeiro erro, já que ligar o aparelho em uma voltagem errada pode causar grandes prejuízos

Neste artigo vamos explicar as consequências de ligar um aparelho elétrico em uma tensão errada, definir o que é bivolt e autovolt e dar dicas para descobrir a voltagem de um aparelho.

Tensões: 127v e 220v

Antes de mais nada, é interessante saber a principal diferença entre as duas voltagens: o fluxo de eletricidade. No caso dos aparelhos de 220v os fios são mais finos, já que a corrente elétrica é menor. Quanto maior a força empregada (tensão/V), menor será a corrente elétrica (amperes/A) exigida.

Entretanto, o que mais importa no momento da compra ou uso de um aparelho eletrônico é se atentar à sua voltagem em relação às tomadas. Essa atenção deve ser redobrada com aparelhos portáteis que são levados em viagens, por exemplo.

Todo esse cuidado é necessário para evitar as consequências de ligar um aparelho eletrônico na tensão elétrica errada

A primeira delas acontece caso você ligue um aparelho 220v em uma tomada 127v, nesse caso o aparelho vai ligar com menos potência ou nem ligar. Por exemplo, um secador de cabelo pode até ligar mas vai sair um “vento” bem mais fraco que o normal.

Agora, caso você ligue um aparelho de 127v em uma tomada 220v, vai queimar o aparelho. Ou seja, você pode perder um eletrônico ou pagar bem caro pelo seu concerto. Então, prestar atenção na compatibilidade de voltagem entre aparelhos e tomadas evita prejuízos e grandes dores de cabeça.

Você também pode gostar:

Afinal, o que é bivolt?

Bivolt é o nome dado para a capacidade de um aparelho elétrico de ser ligado em tomadas de duas voltagens, geralmente 127v e 220v. Mas podem ser comprados em variações diferentes de voltagem. 

Esse sistema pode ser acionado a partir de uma chave que seleciona a tensão e deverá ser acionada pelo usuário ou se adapta de maneira automática de acordo com duas faixas (V) específicas pré-determinadas pelo fabricante .

Esse mecanismo protege os aparelhos eletrônicos, transformando automaticamente a voltagem do aparelho de acordo com a rede elétrica ou dando a alternativa de troca ao usuário, no caso dos aparelhos com a chave seletora. Assim, evita principalmente que esses dispositivos queimem.

E o que é autovolt?

Menos conhecida do que a bivolt, a tensão autovolt. Os aparelhos autovolt, se adequam à tensão fornecida pela rede elétrica, independente de qual faixa seja trabalhada nela

Dessa forma, o aparelho elétrico irá se adaptar a qualquer voltagem, sem sofrer danos. Mesmo no caso de locais com fiações mais antigas que ainda apresentam a tensão 110V, por exemplo. É um mecanismo perfeito para viagens.

Como saber a voltagem de um aparelho?

multímetro

Em primeiro lugar, é muito importante checar a voltagem na embalagem do aparelho quando você o compra. Em alguns casos, ele já vem com um adesivo colado nele mesmo informando a voltagem. Caso não venha, pode ser uma boa pedida é colocar uma etiqueta para não esquecer, principalmente em aparelhos portáteis.

Agora, se você já tem o aparelho há um tempo e não lembra a tensão e já não tem mais a embalagem para consultar, você pode recorrer a internet, pesquisando a ficha técnica do produto

Ou você pode ligar o dispositivo em uma tomada de 127v; caso ele apresente uma potência baixa ou um funcionamento estranho ele precisa de uma tensão de 220v para funcionar. Caso contrário ele é 127v.

Em último caso, você pode abrir o aparelho e procurar por indicações de tensão por dentro do equipamento.

Dica: para viagens, eventos e outras situações em que você pode precisar ligar um aparelho e pode não ter certeza sobre as tomadas, você pode usar um multímetro, um aparelho que identifica a tensão elétrica dessa tomada.

Uma segunda sugestão, você encontra aparelhos bivolt automáticos e autovolts no site da 123 Comprou!

Crédito da foto destacada: Energia foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Related posts
Cotidiano

O aspirador robô da Multilaser é bom? Tudo sobre o HO041!

Cotidiano

Mês do Orgulho LGBTQIA+: Como celebrar?!

CotidianoShopping

Presentes de dia dos namorados: 9 opções de até R$100

Cotidiano

Qual a diferença entre o secador de cabelo profissional e o comum?

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *