Mundo Gamer

Compreenda a diferença entre HD e SSD

diferença entre hd e ssd

Você sabe qual a diferença entre HD e SSD? Essa pergunta muitas vezes pode surgir na hora de fazer um upgrade ou montar o seu PC. Para tirar suas dúvidas e aprender tudo sobre o tema, continue lendo e aproveite o conteúdo que preparamos para você!

Para começar, tanto o HD quanto o SSD possuem as seguintes funções:

  • Fornecer espaço de armazenamento para os seus dados;
  • Realizar a gravação de softwares, áudios, imagens e vídeos salvos;
  • Quando solicitado, fazer a leitura dos dados salvos.

A partir disso, já descobrimos que ambas são as unidades responsáveis por salvar os nossos arquivos digitais. Como já entendemos as semelhanças, vamos agora para as diferenças entre HD e SSD.

Veja também: Vale a pena comprar um SSD ADATA?

Diferença entre HD e SSD na prática

imagem ilustrativa de um ssd

Para começar, a diferença física entre os dois é imensa. O Hard Disk Drive (HDD, simplificado para HD) é o tradicional disco rígido, uma unidade de armazenamento criada pela IBM durante os anos 1950.

O mecanismo do HD é igual ao de qualquer disco. O componente é constituído por dois ou mais platers, ou seja, discos magnéticos rotativos que são envolvidos por um braço de leitura e gravação.

Já o SSD (Solid States Drivers) é uma memória Flash, assim como aquelas presentes em celulares e pendrives. Diferentemente dos HDs, os SSDs não precisam ficar em rotação para desempenhar sua função.

Por se tratar de um item que armazena dados utilizando apenas circuitos eletrônicos, isto é, sem a necessidade de utilizar partes mecânicas, ele tem a vantagem de ser muito mais leve e portátil. Além disso, os SSDs não fazem barulho e consomem menos energia do que o HD.

Porém, a principal diferença entre HD e SSD você irá conhecer no próximo parágrafo.

O SSD é muito mais rápido do que o HD

SSD ADATA para comparar diferença entre HD e SSD

Na hora de montar seu PC, é natural que muitos acabem focando no espaço de armazenamento. Afinal, quanto maior a capacidade, mais dados você pode armazenar, o que significa muito para quem trabalha com arquivos pesados ou joga games pesados.

Porém, não basta ter bastante espaço livre de armazenamento para ter um computador com bom desempenho. Uma das características mais importantes para definir o desempenho de um PC é a velocidade de leitura e armazenamento das unidades de armazenamento.

É aqui que a tecnologia do SSD supera e muito o sistema utilizado pelos HDs. A velocidade de leitura e gravação dos SSDs é muitas vezes mais rápida do que a dos HDs. Por este motivo, não tenha dúvida: na hora de comprar as peças do seu PC ou for fazer um upgrade, opte pelo SSD.

Enquanto o HD leva cerca de 10 a 15 milissegundos para dar uma resposta de comando, o SSD, por sua vez, leva cerca de 0,1 a 0,2 milissegundos. Esta diferença de velocidade fica extremamente evidente durante o uso do computador. As tarefas são realizadas de maneira muito mais rápida, desde o tempo que a máquina leva para ligar até a inicialização de programas e documentos.

O SSD possui memória flash

imagem ilustrativa de pastas de armazenamento

Ao fazermos a comparação de velocidade, o SSD dispara na frente justamente por conta da memória flash. A maioria dos SSDs possuem chips de memória flash no seu interior.

Na prática, cada célula de memória flash é constituída por um floating gate e um controlador. No floating gate, os bits ficam salvos e isolados por camadas de óxido de silício. Já o controlador efetua a comunicação com o computador e a sua ativação.

No fim das contas, esse mecanismo é mais complexo do que o HD e garante muito mais eficiência no funcionamento prático.

Vale a pena trocar o meu HD por um SSD?

mesa de trabalho de manutenção de computadores

Para tomar esta decisão, você primeiro precisa verificar se o seu computador ou notebook possui compatibilidade para receber um SSD. Após isso, é necessário se certificar de como é a disposição dos componentes internos do equipamento.

Na maioria dos notebooks, é possível trocar o HD de 2,5 polegadas por um SSD do mesmo tamanho. Em alguns casos, você pode manter o HD e instalar um SSD M.2. Também é possível, a depender do seu notebook, substituir o drive de DVD pelo SSD.

No caso dos desktops, devido ao espaço físico disponível no gabinete, a instalação é mais fácil. Na maior parte dos equipamentos, é possível manter o HD e instalar o SSD.

Agora você deve estar se perguntando: por que utilizar o HD e o SSD juntos? Vamos abordar este tema no próximo parágrafo.

Por que é ideal manter o HD e o SSD juntos?

imagens de um HD e SSDs para mostrar a diferença entre HD e SSD

Como o HD geralmente possui mais espaço de armazenamento do que o SSD, o ideal é manter as duas unidades de armazenamento. Para otimizar o sistema, é recomendado utilizar o SSD para instalar o sistema operacional e os programas mais utilizados durante o dia a dia.

Já o HD, você pode utilizar para armazenar fotos, vídeos, filmes e seriados. Como o espaço disponível no disco rígido é quase sempre maior do que o do SSD, esta é a unidade ideal para salvar os arquivos mais pesados e acessados com pouca frequência.


Agora que você já sabe tudo sobre a diferença entre HD e SSD, está na hora de garantir o seu com quem entende do assunto! Clique aqui para acessar nossa loja e escolher o SSD ideal para turbinar o seu computador.

About author

Jornalista apaixonado por tecnologia, também já escreveu sobre saúde, bem-estar e turismo.
    Related posts
    Mundo Gamer

    Por onde começar a montar o seu setup gamer?

    Mundo GamerShopping

    10 Fones de ouvido gamer em promoção

    Mundo Gamer

    Por que ter um monitor curvo?

    Mundo GamerTecnologia

    Saiba já como deixar o seu PC mais rápido

    Increva-se para receber novidades & promoções

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *