Mundo Gamer

Compreenda a diferença entre HD e SSD

Qual a diferença entre  HD e SSD? Essa pergunta muitas vezes pode surgir no momento de fazer um upgrade ou montar o seu PC. Por isso, trouxemos esse guia para que você não tenha mais dúvidas!

Via de regra, tanto o HD quanto o SSD servem para as seguintes funcionalidades:

  • Fornecer espaço de armazenamento para os seus dados
  • Fazer a gravação desses dados, isto é, deixar softwares, áudios, imagens e vídeos salvos
  • Ler os dados salvos quando solicitados em sua navegação

Ou seja, já entendemos que estamos falando da unidade onde vamos salvar os nossos arquivos. Agora que entendemos as semelhanças, vamos para o que realmente importa!

Veja também: Vale a pena comprar um SSD ADATA?

Diferença entre HD e SSD na prática

Para começar, a diferença física e visual entre ambos é gritante! Acontece que o Hard Disk Drive (HD) é o tradicional disco rígido. Estamos falando daquela unidade de armazenamento que é muito mais robusta.

Além disso, o mecanismo é igual ao de qualquer disco. O HD é constituído por dois platers, isto é, discos magnéticos internos. Daí, tanto para gravar quanto para ler os arquivos, é preciso que o disco fique em rotação.

Porém, quando falamos em SSD, estamos falando de Solid States Drivers. Em tradução livre, podemos chamar de Unidade de Estado Sólido. Esse nome surgiu porque o SSD não tem necessidade de ficar em rotação.

Por se tratar de um item estático, ele tem a vantagem de ser bem mais leve e portátil. Mais do que isso: ele não faz barulho e consome menos energia que o HD!

O SSD é muito mais rápido do que um HD

SSD ADATA para comparar diferença entre HD e SSD.

É natural que na hora de montar o seu PC muita gente acabe focando no espaço de armazenamento. Afinal, quanto maior a capacidade, mais dados você armazenar. Principalmente para quem joga games mais pesados.

Mas, nem só de espaço se faz uma boa jogatina! Não basta só espaço para salvar os seus softwares, filmes e jogos. A velocidade de leitura e de armazenamento deles também conta muito no processo.

Por isso, não tenha dúvida: um SSD sempre será mais rápido do que um HD. Se puder escolher um, opte pelo SSD.

Por exemplo, o HD leva cerca de 10 a 15 milissegundos para dar uma resposta de comando. O SSD, por sua vez, leva cerca de 0,1 a 0,2 milissegundos.

O SSD possui memória flash

Gravação e leitura mais ráída no ssd.

Quando fazemos a comparação de velocidade, o SSD dispara na frente justamente por conta da memória flash. Acontece que a maioria dos SSD’s possuem chips de memória flash no seu interior.

Na prática, cada célula de memória flash é constituída por um floating gate e um controlador. No floating gate os dados ficam salvos e isolados por camadas de óxido de silício. Já o controlador efetua a comunicação com o seu computador e a sua ativação.

Ou seja, esse mecanismo é mais complexo e garante mais eficiência no funcionamento prático.

Viu só a diferença entre um HD e um SSD? Agora que já sabe, inscreva-se na nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse!

Related posts
Mundo GamerTecnologia

Saiba já como deixar o seu PC mais rápido

Mundo Gamer

Aprenda como configurar Controle Ípega

Mundo GamerTecnologia

6 linhas de SSDs pra você dar um up na sua máquina

Mundo GamerTecnologia

Descubra já se SSD é melhor que HD

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *