Iluminação

Fita LED: Vantagens e dicas de decoração

Instalar a fita led

A iluminação é um dos aspectos chave de uma boa decoração. Por essa razão, a fita LED é uma enorme aliada da iluminação e do design, trazendo modernidade, elegância, além de funcionalidade à decoração de cada ambiente. E é justamente devido a esta proposta inovadora que a fita led tem chamado tanto a atenção. 

Por esse motivo, neste artigo separamos uma série de vantagens, além de dicas de design dessa ferramenta que vai te ajudar a transformar seus ambientes da melhor forma possível. 

O que é a fita de LED?

A Fita LED é uma tecnologia constituída por uma placa eletrônica flexível onde são inseridos LEDs ligados lado a lado operando em baixa e contínua tensão, entre 12V e 14V. Portanto, em termos menos técnicos, se trata de uma fonte de luz flexível. Normalmente, é vendido por metro e possui um material colante para ajudar na sua instalação. 

Para que serve e onde usar a fita de LED?

No design, as fitas de LED são mais utilizadas para realçar elementos do ambiente, trazendo uma iluminação mais discreta e elegante. Além disso, as fitas led são responsáveis por dar profundidade aos ambientes. Assim, justamente por sua grande flexibilidade, elas contornam diferentes tipos de superfície. Não obstante, são comumente instaladas em sancas de gesso, estantes, escadas, armários, espelhos e nichos.

Veja também:

Quais os tipos de fitas de LED existem atualmente? 

Existem diversos modelos de fitas de Led disponíveis atualmente no mercado. No entanto, em geral, elas se diferem pela cor e potência. Dessa maneira, existem as fitas na tonalidade branco frio, branco quente e amarelas. A primeira possui uma luz branca e forte, já a segunda, apesar de possuir branco no nome, possui uma tonalidade mais próxima do amarelo. A terceira é semelhante às lâmpadas incandescentes. As duas últimas citadas, são as melhores para ambientes mais aconchegantes e intimistas. 

Outros modelos bastante comuns são as LEDs RGB. Primeiramente, o nome desse modelo vem justamente da abreviatura em inglês das cores que as compõem: vermelho (red), verde (green), azul (blue). Ou seja, existe também a possibilidade de optar por essas três cores de fitas de LED. Além disso, você pode optar também por fitas que possuem a capacidade de alternar entre as três cores por meio de um controle remoto. 

Esse mesmo controle possui um recurso que permite que você tenha efeitos como pisca pisca, maior ou menos intensidade, diferentes tonalidades, entre outras incríveis funcionalidades.

Potência

Em conformidade com as voltagens mais aceitas nas casas brasileiras, é possível optar por fitas de LED na versão de 110v ou 220v. Além de optar pela voltagem, é possível optar também pela potência da sua fita escolhida. Em geral elas variam de 4,8 w por metro, a 7,2 w por metro. Esse último modelo sendo mais indicado para lugares que possuem uma necessidade de uma luz de maior intensidade como galpões. 

Diferença entre a fita LED 3528 e 5050 

Dessa maneira, ao procurar a fita LED ideal para a sua casa, porém, você pode se deparar com duas opções de fitas: a fita LED 3528 e a 5050. Mas qual é a diferença entre elas? 

LED 3528

Primeiramente, a fita LED 3528 possui LEDs menores, de cerca de 3,5 mm por 2,5mm. A fita, em si, possui 8 mm de largura, 5 m de comprimento e 300 LEDs. Além disso, ela possui um consumo médio de 5 watts por metro.

LED 5050 

Já a fita LED 5050, é mais potente em relação ao modelo anterior. Isso porque ela possui 10 mm de largura, LEDs triplos e cerca de 5 mm por 5 mm. Seu consumo médio fica em 15 watts por metro. Ela é ideal para ambientes com pouca luz ou que necessitem da fita led para compor de forma mais significativa o projeto de iluminação. 

Quais as vantagens dessa fita?

Fácil instalação

A maioria dos modelos já possui adesivo, por isso, sua instalação é extremamente simples. O único cuidado que se deve ter ao fazer a instalação é se certificar de que existe um ponto de energia próximo para ligar a luz. Depois, basta fixá-la onde o coração mandar! 

Modernidade e sofisticação aos ambientes

Se você busca dar uma cara nova para a decoração da sua casa, as fitas de LED podem ser ótimas aliadas. Logo, de primeir é possível notar que são elementos simples. No entanto, são capazes de trazer uma enorme modernidade e sofisticação para o ambiente. 

Durabilidade: 

As fitas de LED possuem uma durabilidade incrível, sua vida útil pode variar entre 5 e até 10 anos de uso contínuo. Além disso, as fitas de LED aqui da 123 Comprou possuem a proteção IP65. Isso significa que além de uma incrível durabilidade, as fitas também são resistentes contra a água. Por isso, elas podem ser aplicadas mesmo em ambientes externos. É maravilhoso! 

Produto sustentável

Por se tratarem de produtos extremamente duráveis, as fitas de LED já ganham vários pontos no quesito sustentabilidade. Mas existem outros quesitos que ressaltam a sustentabilidade dessa tecnologia: as fitas de LED, ao contrário das lâmpadas convencionais, não são produzidas com mercúrio ou chumbo. Isso significa que seu descarte é muito mais limpo, facilitando a sua reutilização e evitando que seus resíduos contaminem o solo.

Economia 

Portanto, outra enorme vantagem das fitas de LED é justamente a enorme economia que ela proporciona por alguns fatores: não produz calor, baixo valor de mercado e baixo consumo energético. 

Justamente por não produzirem calor ao gerar luz é que elas possuem um consumo energético tão baixo. Todos esses fatores vão impactar positivamente na sua conta de energia, trazendo muito mais conforto para você! 

Além disso, seu preço de mercado é extremamente atraente. Por exemplo, aqui na na 123 você encontra fitas de LED a partir de 29,90 reais! Isso sem mencionar a economia em sua instalação! Afinal, não necessita mão de obra especializada. Vale a pena investir!

Não danificam móveis 

As fitas LED, ao contrário das lâmpadas convencionais, não produzem nem emitem raios UV e infavermelhos. Por isso, mesmo que existam plantas e móveis em seu entorno, você não precisa se preocupar com danos. 

Flexibilidade 

Por serem produzidas em um material extremamente flexível, as ftias de LED podem ser utilizadas em diversos espaços, sem preocupações. Além disso, sua flexibilidade pode ajudar a produzir efeitos que outras opções de iluminação não permitiriam.  

Elas podem ser usadas tanto em ambientes internos, quanto externos. Afinal, além de possuírem resistência a água, elas se encaixam facilmente a qualquer ambiente. Você pode optar por colocá-las até mesmo em banheiros, cozinhas, jardins. Você quem escolhe! 

Dicas de decoração

Por fim, agora você já conhece todas as vantagens das fitas de LED! Então que tal conferir as dicas de decoração utilizando fitas de LED que separamos especialmente para você?!

Dá uma olhada: 

Fita de LED atrás do espelho 

A fita de LED, quando utilizada na parte de trás de espelhos, traz sensação de profundidade ao ambiente.

Fita de LED na cozinha

Em ambientes como a cozinha, as fitas podem ser usadas próximas a bancada para trazer uma iluminação a mais que te auxiliará no preparo de pratos, além de realçar a decoração. 

Fitas de LED no escritório

No escritório, além de auxiliar na iluminação ambiente, as luzes de LED podem trazer mais modernidade ao seu escritório. 

Fita de LED na sala de estar

Na sala de estar, as fitas podem ser boas aliadas para incrementar a decoração. Assim, como mostrado na foto, onde as fitas foram inseridas junto a cortina. 

Related posts
Iluminação

Lâmpada Inteligente: Benefícios e Uso com Alexa

Iluminação

Como instalar a fita led na sua TV?

CotidianoIluminação

11 principais tipos de iluminação para jardim

Iluminação

As 6 melhores luminárias plafon

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *