Iluminação

Guia completo de Iluminação LED

Iluminação LED difusa no teto

Quando falamos em Iluminação LED ainda há quem tenha dúvidas a respeito.  O fato é que ela tem tomado conta do mercado, o que força uma transição gradual ao consumidor. Qual a diferença do LED para lâmpadas comuns? Se você ainda tem esse tipo de dúvida, basta conferir a seguir as nossas dicas.

De modo simples, podemos dizer que LED é a palavra que se popularizou no Brasil. Entretanto, poucas pessoas sabem que se trata de uma sigla. Vinda do inglês, a sigla remete a Light Emitting Diode, que em tradução livre diz respeito a um Diodo Emissor de Luz.

Do que se trata esse tal de Diodo Emissor de Luz?  Basicamente, estamos falando de um modelo de condutor que energizado pela eletricidade consegue gerar luz. Inicialmente, a invenção era apenas para sinalizar aparelhos eletrônicos ligados e em funcionamento. Porém, deu tão certo, que a tecnologia foi adotada para residências e empresas.

Pode soar muito recente a Iluminação LED, mas ela já existe desde 1963. Acontece que levou tempo até que ela fosse adotada para iluminar ambientes e não apenas dispositivos eletrônicos.

A grande revolução desta tecnologia está precisamente no que ela entrega: luz de verdade. O fato é que os modelos incandescentes e convencionais proporcionam muito mais calor do que iluminação de fato. Não é à toa que consomem muito mais energia elétrica.

Para termos noção da discrepância, a tecnologia LED gasta até 80% menos energia do que produtos convencionais. Inclusive, há produtos que duram até 50 mil horas de modo contínuo. Podemos dizer que são quase 6 anos de luz sem parar!

Uma outra curiosidade interessante dessa tecnologia é a sua potência. Sabia que a cada 1w dela temos o equivalente a 10w da tecnologia incandescente? Percebemos assim como é gritante a diferença entre os seus desempenhos.

Quais produtos encontro para a minha Iluminação LED?

Pode soar espantoso para quem não conhece, contudo nem todos os LEDs que vemos por aí são lâmpadas. Como assim? Relaxa, pois é bem simples: há produtos de iluminação com diferentes nomes. Aqui vai um exemplo de itens que podemos encontrar no mercado:

Vale ressaltar que cada um desses itens é desenvolvido com um objetivo diferente. Dessa maneira, tudo vai depender do local da sua propriedade onde vai ser feita a inserção. Seja para residências ou empresas, é sempre bem-vindo um bom plano luminotécnico. 

Lâmpada LED Bulbo posicionada na horizontal
A lâmpada bulbo é uma antiga queridinha dos brasileiros.

Naturalmente, o modelo mais básico e comum para todo mundo é a lâmpada bulbo. Entra ano e sai ano e ela não fica fora de moda, por incrível que pareça. Apesar de muita gente estar acostumada com o antigo bulbo incandescente, esse modelo também está em alta na tecnologia LED.

Modelo de lâmpada milho, que está na horizontal
A lâmpada de milho também caiu no gosto do público brasileiro.

Outro modelo que segue firme por aí é a lâmpada de milho. Esse modelo se popularizou graças à tecnologia fluorescente. Entretanto, tornou-se tão querido pelo público que não perdeu espaço mesmo com o LED em ação.

Lâmpadas de Filamentos LED posicionadas para decoração.
O tom âmbar de luz em uma lâmpada de filamento deixa o ambiente bem agradável.

Se é para falar de lâmpada, é impossível deixar a charmosa lâmpada de filamento de lado. Você é o tipo de pessoa que gosta de um estilo mais retrô? Certamente, além de trazer esse aspecto, a lâmpada de filamento oferecerá muito mais charme, romance e mistério ao ambiente.

Ideal para bares e pubs, ela também faz bonito em casa! Afinal, quem nunca quis dar ares cinematográficos para o seu lar? Nunca é tarde para protagonizar as suas próprias histórias com o máximo de estilo possível!

Veja também: Soquete de lâmpada: 3 modelos básicos que você precisa conhecer

Como usar Painel Plafon em harmonia com o Spot LED?

Quem nunca desejou sair do básico, que atire a primeira pedra! Essa dica vai diretamente para quem quer combinar sofisticação com um bom custo-benefício. Que tal investir no Painel Plafon em sua sala ou escritório?

Painel Plafon para iluminação led
O painel plafon é um item que agrada pelo conceito da iluminação difusa.

Além de não ser uma Iluminação LED que passará despercebida, o Painel Plafon LED pode ser encontrado hoje em diferentes modelos e para diferentes necessidades!

Estamos falando de um ambiente com laje? Ora, adote já o modelo de sobrepor! Estamos falando de um ambiente com forro de gesso? O modelo de embutir é o que há!

Contudo, embora esse tipo de painel traga todo esse charme especial, ele tende a ser usado em conjunto com spots. O fato é que o painel cumpre a função da iluminação central. Os spots espalhados, por sua vez, distribuem melhor os focos de luzes pelas laterais do ambiente. Assim, essa luz bate contra as paredes e móveis e indiretamente atinge o ambiente.

Spot led de embutir. Iluminação perfeita
Os spots são um agrado aos olhos com sua luz indireta.

Recapitulando: às vezes, precisamos de uma Iluminação LED que traga focos de luz de modo mais sutil, não é? Seja para destacar melhor o ambiente ou distribuir melhor a sua luz, os Spots LED são preciosos aliados da decoração.

Que tal embutir no seu forro de gesso ou madeira? Certamente, nunca mais cairá na armadilha de deixar somente uma lâmpada central. São nos momentos que mais precisamos que vemos a diferença!

Spot para trilho, recomendado para tetos com laje
O modelo para trilho é uma alternativa a ser pensada na decoração.

Caso o seu teto não tenha forro, não há o porquê ficar na mão! Os spots de trilho estão aqui para isso! Essa modelagem é precisa para casas com laje.  Sendo assim, não haverá desculpa alguma para não aproveitar os recursos aqui mencionados.

Sabe qual a melhor parte? Podemos encontrá-los tanto redondos, quanto quadrados. Quais as suas preferências estéticas? Essa é aquela hora em que você deixa a sua imaginação ir além.

De que forma o Refletor LED e o Espeto de Jardim fazem a diferença?

Sabe aquela grande necessidade de iluminação como fachadas de lojas, quintais, jardins e vitrines? Pois é, lâmpadas comuns não darão conta de produzir um facho de luz tão chamativo e convidativo quanto um refletor. Portanto, é exatamente para isso que o Refletor LED serve: iluminação poderosa e externa.

Refletor para iluminação led com 100 w de potência

Se você precisa de fato dessa iluminação mais acentuada, a dica é se jogar sem medo nessa possibilidade. Hoje em dia, é possível encontrar diferentes modelos e com cores que podem se adaptar à sua necessidade.

Uma das grandes vantagens desse item é que ele pode ser colocado em contato direto com as plantas sem prejudicá-las. Ou seja, o seu jardim pode continuar cativante até durante a noite com essa iluminação LED.

Espeto de jardim para iluminação LED inclinado
O espeto de jardim dá um ar muito especial para a jardinagem.

Agora, se estamos falando em algo focado no seu jardim, o refletor não é a única opção. Temos ainda o Espeto de Jardim que faz a mesma função e tem uma ar bem amigável. Ou seja, tudo vai depender do seu gosto. A tecnologia LED está aqui para te servir!

Aposte também na iluminação com fita led, arandela e balizador

É muito importante destacar que a tecnologia LED é perfeita para proporcionar uma iluminação funcional. Daí que vem esses itens complementares e muito úteis. Na prática, eles servem para deixar todo o ambiente iluminado. Porém, de modo suave, para tirar a agressividade da luz direta e sem deixar sombras.

Fita de led para iluminação indireta no tom branco frio.
A fita de led também ilumina indiretamente o ambiente e não agride aos olhos.

Caracterizada como uma fita flexível com vários LEDs, a fita de led até lembra um pouquinho o pisca-pisca. Colada pelos arredores do ambiente, ela ajuda a deixar tudo bem iluminado, mas sem agredir aos olhos. É aquele detalhe sutil que bate o olho, acha bonito e consegue olhar sem sentir incômodo.

Podendo ser colada dentro de casa com o modelo 3528, ou do lado externo com o modelo 5050, ela é uma belezura.

Quanto ao balizador e a arandela, se tratam daquela luz difusa tanto para parede, quanto para o chão. Geralmente, funcionam com interruptores comuns como os que acionamos a luz do teto.

Balizador de chão para uma iluminação do seu piso
O balizador é muito útil, principalmente à noite.

No caso do balizador, há modelos para serem embutidos no chão ou próximos ao rodapé da parede. São ótimos para pisos de corredores, escadas, quintais e jardins.

Arandela para iluminação LED, com trabalho da luz difusa.
A arandela consegue deixar o seu ambiente com um nível legal de sofisticação. (Foto: Megalux – Divulgação)

Já a arandela, ela é feita para ser inserida na parede. Sabe aquela luz de apoio não agressiva que você deixa para poder andar no escuro? Sim, ela é para isso! Um excelente complemento nada agressivo aos olhos quando for apagar as luzes diretas.

Viu só como essa tecnologia é fascinante e cheia de nuances? Confira já todos os nossos modelos de Iluminação LED!

Related posts
Iluminação

Lâmpada Inteligente: Benefícios e Uso com Alexa

Iluminação

Como instalar a fita led na sua TV?

CotidianoIluminação

11 principais tipos de iluminação para jardim

Iluminação

As 6 melhores luminárias plafon

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *