Iluminação

As 6 melhores luminárias plafon

melhores luminárias plafon

Conheça as melhores luminárias plafon para iluminar e decorar o seu espaço

Luminárias são capazes não só de dar luz a um ambiente, mas também fazem parte da decoração e proporcionam o clima certo para cômodo e espaço. Além disso, esse objeto e suas diferentes variações podem mudar completamente uma casa ou empreendimento.

Muitas pessoas acabam não se atentam tanto às questões secundárias, por assim dizer, na escolha de suas lâmpadas e luminárias, por achar que pensar em estética e adequação ao ambiente pode sair caro. Contudo, existem alternativas para os mais variados orçamentos.

Caso você pense assim, a luminária plafon é perfeita. Ela tem origem chinesa, uma estética sofisticada que cabe nos mais diferentes ambientes, cumpre seu papel primário muito bem com sua alta luminosidade e ainda tem ótimo custo benefício.

Ou seja, o plafon é uma alternativa de qualidade, com visual slim e modelos simples que cabem em basicamente em qualquer lugar. 

Como escolher as luminárias plafon no momento da compra?

Antes de mais nada, é importante conhecer os dois tipos de plafons de LED, o embutido e o sobreposto. O primeiro, precisa de um recorte no forro para ser instalado, como gesso PVC ou madeira. É um painel muito fino, tem em média 1 cm de espessura. 

Já o plafon sobreposto, é um painel mais largo com cerca de 4,5 cm de espessura, perfeito para instalar em superfícies de alvenaria porque não demanda recorte no forro.

A luminária embutida fica completamente acoplada no forro, assim fica rente a superfície na qual é instalada. Enquanto a de sobreposição, fica com uma estrutura exposta. 

Então, essa é a primeira grande escolha a fazer, que na verdade é ditada pela superfície de instalação. Outro ponto importante é a potência, que deve ser escolhida de acordo com o tamanho do cômodo. A potência pode variar de 3w a 100w, de acordo com o modelo. 

Você pode escolher diferentes formatos, os três formatos principais são: quadrado, redondo e retangular. E deve dar uma atenção especial aos tons de temperatura que variam entre branco frio, branco morno e branco quente. 

Plafons nos tons branco frio e branco morno se encaixam bem em locais que demandam atenção, como no escritório ou na cozinha. No caso do branco quente, sua instalação perfeita é para aqueles locais que pedem uma sensação aconchegante, como no quarto ou na sala de estar.

Qual o plafon ideal?

A luminária ideal é aquela que faz sentido para a superfície de instalação, apresenta a potência compatível com o tamanho do seu espaço, é feita de um material adequado para as demandas do cômodo e, acima de tudo, que esteja de acordo com o seu gosto. Afinal, é o seu espaço. 

Vamos te mostrar por aqui seis opções incríveis, confira:

1 – Luminária Plafon 25w LED Redonda Embutir Branco Morno

Em primeiro lugar, apresentamos essa luminária plafon LED com 25w de potência. Ela pode ser instalada em superfícies de placa de gesso, PVC, modulares de madeira ou ainda em sancas de gesso. 

Desenvolvido em tom branco neutro, trata-se de um Plafon que emite uma luz nem muito branca nem muito amarelada. O melhor disso é que ela não cansa a vista e deve ser instalada em locais que passamos muitas horas, como um escritório, área de estudos e área de serviço.

Seu formato redondo ajuda a dissipar a luz por todo ambiente, o que ajuda a não formar sombras nos cantos do teto. Além disso, o seu formato quebra o padrão geométrico de linhas retas dos móveis e do próprio espaço, promovendo uma sensação de movimento e um efeito de elegância.

2 – Luminária Plafon 48w LED Quadrada Sobrepor Branco Frio

Feito em tom de branco frio, esse plafon emite uma luz branca profunda, capaz de despertar qualquer pessoa. Como induz a um estado de atenção, é uma ótima opção em espaços de execução de tarefas como cozinhas, galpões, armazéns, mercados, banheiros, estacionamentos e muito mais.

Seu formato quadrado traz estabilidade e sofisticação, muito bom para ambientes mais sérios e formais. Essa luminária LED apresenta potência de 48w, se encaixando bem em cômodos maiores.

Por ser um modelo de sobreposição, essa luminária é ideal para instalação em tetos com laje.

3 – Luminária Plafon retangular 18w LED Sobrepor Branco Morno

Esse terceiro modelo, apresenta um formato retangular e as seguintes dimensões:  10 x 60 x 4 cm. A opção retangular oferece maior dissipação de luz pelo ambiente. Esse branco morno vai bem na sala de jantar, no corredor e até no quarto. 

Essa cor de luz também proporciona muita harmonia e equilíbrio a qualquer ambiente. A potência dessa luminária plafon é de 18w. Por ser um plafon de sobreposição, sua estrutura fica exposta.

4 – Luminária Plafon 40w LED Quadrada Embutir Branco Frio

Esse modelo é bem parecido com a segunda opção, a diferença está na potência e no tipo de plafon. Então, essa luminária LED de 40w se encaixa em ambientes um pouco menores em relação ao plafon de 48w.

Além disso, essa quarta opção é de embutir, então demanda um recorte no forro. Pode ser utilizada em ambientes como cozinha ou corredores, já que apresenta esse tom de temperatura branco frio.

5 – Luminária Plafon 12w LED Redonda Embutir Branco Quente

Essa é uma ótima alternativa para espaços de relaxamento, a temperatura branco quente desse plafon é responsável por um efeito relaxante no corpo humano, que ajuda na diminuição do estresse. Então, é ideal para quartos, sala de estar, banheiros, varandas e espaços gourmet.

Por ter uma potência mais baixa, a Luminária Plafon 12w LED é interessante para espaços menores e ambientes com mais de um ponto de luz como jardins. E por ser de embutir e no formato redondo é ideal para instalar na sanca de gesso.

6 – Luminária Plafon 6w LED Quadrada Sobrepor Branco Quente

Por fim, esse plafon 6w LED se trata de um produto de sobrepor, desenvolvido exclusivamente para tetos com laje. Portanto, não é compatível com forros e derivações.

Sua potência mais baixa é interessante para ambientes pequenos e ambientes com mais de um ponto de luz, assim como a alternativa anterior.

Onde posso utilizar as luminárias plafon?

Você pode instalar luminárias plafon em qualquer ambiente. Basta combinar cada estilo de iluminação com as necessidades do espaço em com o seu gosto pessoal.

É muito legal conhecer os conceitos de iluminação direta e indireta para adaptar a iluminação de acordo com a funcionalidade do cômodo. A iluminação indireta irradia para o teto, reflete e se espalha pelo espaço. Essa opção é ideal para quartos e varandas.

Já a direta, se dissipa pelo ambiente de maneira mais geral, iluminando completamente o ambiente. Se encaixando mais em ambientes que demandam atenção como  na cozinha, no corredor ou no escritório.

No caso dos banheiros, é importante ressaltar que o modelo instalado deve ter sua base montada em uma cúpula para evitar que o vapor entre na lâmpada. Plafons de vidro ou acrílico leitoso são os mais interessantes para esse tipo de ambiente. 

Por fim, você gostou das nossas sugestões de melhores luminárias plafon? Confira essas e outras opções no nosso catálogo de iluminação!

Você também pode gostar:

Related posts
Iluminação

Lâmpada Inteligente: Benefícios e Uso com Alexa

Iluminação

Como instalar a fita led na sua TV?

CotidianoIluminação

11 principais tipos de iluminação para jardim

Iluminação

Plafon: o que é e como usar?

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *