Iluminação

Como calcular a iluminação correta para cada cômodo da casa

Sala de estar que também funciona como escritório.

Como calcular a iluminação certa para cada ambiente? Muita gente se pergunta como acertar na hora de montar o esquema de iluminação na sua decoração.

Geralmente, quem cuida do chamado “plano luminotécnico” é o profissional de design de interiores. Entretanto, muita gente não tem condições de pagar pelo serviço e faz por conta própria.

É exatamente aí que mora o perigo! Afinal, cuidar da iluminação não é só colocar lâmpadas e pronto! Existe uma série de fatores a serem avaliados:

  • Qual o cômodo ou região da casa em questão
  • As diferentes partes de um cômodo
  • Os objetivos e atividades desempenhadas em cada local
  • A intensidade certa para não ficar iluminado nem demais, nem de menos

O fato é que não existe um número exato e universal que sirva para todas as situações. Afinal, as atividades do dia a dia que demandam a iluminação mais adequada.

Por exemplo, em uma sala de estar, pode haver o local da TV, o local dos sofás e um cantinho de leitura. Cada canto desse tem uma finalidade e pede um valor diferente de luz.

Entenda o padrão ABNT de como calcular a iluminação certa

Assim como qualquer atividade, a iluminação também tem os seus padrões normativos. Na prática, a Agência Nacional de Normas e Técnicas (ABNT) possui cálculos que preveem práticas adequadas.

Por exemplo, a NBR 5413 é uma norma ABNT que determina o valor ideal de luz para cada situação. Como já dito, cada atividade desempenhada em um ambiente demanda uma quantia diferente de luz.

Antes de mais nada, há duas informações importantes para se ter em mente:

  • Lux: quantidade de luz por metro quadrado
  • Lúmens: intensidade da luz

Geralmente, ao adquirir um item de iluminação, a pessoa foca mais na sua potência. A potência é aquela tradicional grandeza física medida em watts.

Porém, não é só a potência que determina a eficiência de uma lâmpada ou item de iluminação. Na verdade, todo item desse tipo possui a informação dos lúmens na embalagem, a intensidade de iluminação.

Neste momento que entra a NBR 5413. Ela vai determinar qual a quantia ideal de lux para cômodo e situação da casa. Confira o infográfico a seguir:

Aprenda a fazer o cálculo exato de iluminação para cada cômodo

Se quer saber como calcular a iluminação certa para cada local, é preciso utilizar as normas ABNT apresentadas.

O cálculo é feito da seguinte maneira:

LÚMENS NECESSÁRIOS = ESPAÇO (m²) x LUX MÉDIO DO CÔMODO SEGUNDO A NORMA ABNT

Supondo que a iluminação em questão seja da sala de estar, vamos levar em consideração o lux médio de 150. Agora, podemos supor que a sala hipotética tenha os seus 10 m². Logo, o cálculo procede da seguinte forma:

LÚMENS NECESSÁRIOS = ESPAÇO (m²) x LUX MÉDIO

LÚMENS NECESSÁRIOS = 10 x 150

LÚMENS NECESSÁRIOS = 1500 lúmens

Ou seja, descobrimos que a sua sala vai precisar ter um total de 1500 lúmens para ser bem iluminada. O próximo passo é verificar as embalagens das lâmpadas.

Por exemplo, suponha que você verifica que a sua lâmpada possui 720 lúmens. Logo, precisará de pelo menos duas dela para chegar o mais próximo possível do necessário.

Mas, e se a sua intenção for calcular a quantidade exata somente para um canto da sala?

Como calcular a iluminação específica para determinado canto de um cômodo

A próxima etapa dos nossos cálculos é no que diz respeito a um canto específico do ambiente. Por exemplo, vamos supor que queremos calcular para o cantinho de leitura da nossa sala.

Segundo as normas ABNT, cantos específicos precisam de 500 lux. Ou seja, você pode ter uma luminária para ser ligada somente na hora de ler.

Suponha, agora, que o seu cantinho de leitura possui aproximadamente 2 m². Logo, chegamos ao seguinte cálculo:

LÚMENS NECESSÁRIOS = ESPAÇO (m²) x LUX MÉDIO

LÚMENS NECESSÁRIOS = 2 x 500

LÚMENS NECESSÁRIOS = 1000 lúmens

Neste caso, já descobrimos que o seu cantinho da leitura precisa ter 1000 lúmens para atingir uma performance satisfatória.

Sendo assim, também é importante tomar cuidado para não ultrapassar demais o valor necessário. Afinal, o excesso de lúmens poderia causar desconforto e mais atrapalhar do que ajudar.

O motivo da Iluminação LED ser muito mais eficiente

Geralmente, muita gente quando compra a sua lâmpada é guiada pela quantia de watts. Contudo, como já dito, uma alta potência não necessariamente significa eficiência.

O fato é que lâmpadas e itens de iluminação com tecnologias antigas superaquecem. Por exemplo, uma lâmpada incandescente tende a gastar boa parte da sua potência com a geração de calor.

Por conta desta questão, a tecnologia LED é a mais indicada para qualquer situação. Pois, de forma geral, a cada 1w de LED temos a mesma quantia de lúmens de 10w incandescentes.

Surpreendente? Pois, faça o seguinte teste: busque por uma lâmpada LED com uma dada potência. Em seguida, encontre uma lâmpada incandescente com potência maior. Ao final, compare a quantia de lúmens que cada uma delas atinge. Acredite, você vai se surpreender!

Aliás, a comparação também vale para lâmpadas LED. Para saber qual LED é melhor, basta comparar dois LEDs com a mesma potência e ver qual deles atinge mais lúmens.

A cor da luz na hora do cálculo de iluminação

Nem todo mundo sabe, mas a cor da luz emitida pelo item de iluminação não interfere em nada o cálculo. A única coisa que influencia em como calcular a iluminação de cada cômodo é o valor dos lumens.

Quanto à cor da luz, ela vai falar mais sobre o efeito que o produto de iluminação possui no nosso psicológico. Por exemplo, uma lâmpada branco frio deixa as pessoas muito mais atentas. Uma lâmpada branco quente, por sua vez, deixa as pessoas muito mais sonolentas.

Sendo assim, a cor da luz diz respeito mais ao efeito pretendido para o ambiente. É um local de trabalho, estudo ou descanso? Isso dirá que tom de iluminação investir.

Viu só como é interessante o método de como calcular a iluminação para cada local da casa? Aproveite e confira o nosso catálogo de iluminação!

Related posts
Iluminação

Lâmpada Inteligente: Benefícios e Uso com Alexa

Iluminação

Como instalar a fita led na sua TV?

CotidianoIluminação

11 principais tipos de iluminação para jardim

Iluminação

As 6 melhores luminárias plafon

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *