Iluminação

Qual a diferença entre branco frio e branco quente?

Muita gente ainda não sabe, mas a coloração da lâmpada faz muita diferença para o ambiente. Por exemplo, o branco frio e o branco quente que encontramos por aí têm funções diferentes. Acompanhe a seguir e entenda que diferença que tem na prática.

Para situar, a verdade é que o parâmetro da coloração das lâmpadas é mais antigo do que muitos imaginam. Ocorre que em 1931 a Comissão Internacional de Iluminação (CIEE) iniciou uma série de experimentos a respeito. Qual era o objetivo? Simples: determinar a coloração da luz emitida pelos itens de iluminação.

A CIEE fez uma série de testes com corpos de metal em aquecimento, forçando-os a emitir luz. Desse modo, conforme a temperatura aumentava, notava-se uma determinada mudança de cor. A partir dessas temperaturas mensuradas em Kelvin que se pensou as colorações. A variação era de 2000K a 6000K!

A tonalidade Branco Frio

Escritório iluminado com o tom branco frio.
Nada como o toque a mais de atenção que o branco frio proporciona.

Sabe aquela coloração branca e intensa? Então, estamos falando do tal do branco frio. A temperatura dela varia entre 6000K e 6500K. Isso significa que essa cor deixa o ambiente mais frio? Ou que deixa mais quente? Não! A temperatura diz respeito somente ao experimento comentado.

Devido à sua intensidade, há muitas pessoas que comparem essa cor à luz do dia. Inclusive, essa intensidade tende a deixar as pessoas mais agitadas, atentas e acordadas. Ou seja, é o tipo de cor que você não deve colocar no seu quarto se quiser que ele seja relaxante.

Onde inseri-la, então? A dica é que ela dá mais certo em cozinhas, banheiros, escritórios e ambientes comerciais. 

A tonalidade Branco Quente

Sala com iluminação branco quente. Possui, sofás listrados, poltronas de couro, lareira e uma mesa de centro com flores.
O branco quente é aquela excelente pedida para o seu merecido descanso.

Lembra do experimento feito pela CIEE? Então, na testagem eles chegaram à conclusão que a temperatura de 3000K a 3500K dizia respeito à tonalidade branco quente. Sabe aquela luz mais amarelada? Então, é dela que estamos falando!

O efeito que ela proporciona é o extremo oposto do branco frio. Neste caso, a sensação do branco quente é de relaxamento e descanso. Sabe aquele lugar que precisa ser propício para uma soneca? É lá que o branco quente deve estar para dar aquela ajudinha.

Sendo assim, não há dúvidas de que não deve ser utilizado no ambiente de trabalho, não é mesmo? Pelo contrário! É o tipo de coloração que deve ser aplicada em ambientes como a sala de estar e o quarto. 

Branco Morno: o meio termo entre branco frio e branco quente

Fita de LED no tom branco morno
O branco morno remete a um interessante equilíbrio.

Também conhecida como por ser uma amarelo bem fraquinho, diz respeito à temperatura de 4000K a 4500K. Embora tenha esse teor um pouco amarelado, não chega a ser tanto quanto o branco quente.

Naturalmente, ela é um meio-termo entre as sensações proporcionadas pelo branco frio e pelo branco quente. Não quer que o ambiente seja nem tão “acordado” e nem tão relaxante? Então, a melhor saída é apostar no branco morno. 

Viu só como a cor do seu LED faz toda a diferença na hora de compor a sua iluminação? A diferença entre branco frio e branco quente pode surpreender para valer! Quer se aprofundar mais nas possibilidades de iluminação? Confira o nosso catálogo

Related posts
Iluminação

Lâmpada Inteligente: Benefícios e Uso com Alexa

Iluminação

Como instalar a fita led na sua TV?

CotidianoIluminação

11 principais tipos de iluminação para jardim

Iluminação

As 6 melhores luminárias plafon

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *