Iluminação

Como instalar a fita led na sua TV?

instalar fita led na TV

Saiba como instalar a fita led na sua TV e modernize a sua sala de estar ou seu quarto com esse acessório que é uma verdadeira tendência

Já pensou em dar um destaque para a sua televisão? Você pode fazer isso e muito mais, trazendo sofisticação, um ar de sala de cinema e incrementar a decoração. Tudo isso é possível com a fita led. 

Esse item está tão em alta e traz um resultado tão legal que algumas marcas já fabricam TVs que tem esse tipo de iluminação embutida. Entretanto, mesmo sem ter esse tipo de aparelho, você pode ter esse efeito em casa.

Pode até parecer difícil instalar a fita led, mas é simples e não precisa necessariamente de uma ajuda profissional. Afinal, esse acessório apresenta baixa voltagem, apresentando menos riscos. Vamos te mostrar como é simples!

Confira também: Fita LED: Vantagens e dicas de decoração

Antes de partir para a instalação

Instalar a fita led

Antes de mais nada, certifique-se que você escolheu a cor certa para o efeito desejado, entenda as possibilidades:

  • Fita de LED RGB – muito versátil, com esse modelo é possível ter diferentes cores em uma só fita, inclusive diferentes tons de branco. Você escolhe e regula através do controle ou até mesmo do seu celular;
  • Fita de LED Branco Quente: ideal para iluminar ambientes de maneira sofisticada e deixar o ambiente mais aconchegante. Ótimo para sancas, cozinha, varanda banheiro e quarto;
  • Fita de LED Neon: a fita neon é uma ótima ideia para decorações mais ousadas para ser aplicada em armários ou em ambientes mais intimistas, com luz negra.

Escolha o tamanho certo

Outro ponto importante que merece a sua atenção antes da instalação é a questão do tamanho da fita. Então, é importante ter as medidas do local de instalação para que não falte fita no momento da instalação.

Aqui, uma dica interessante para a instalação da Fita LED especificamente na TV é buscar entender qual efeito você deseja obter. Caso queria uma iluminação mais discreta, faça o retângulo menor e mais centralizado na parte de trás do aparelho.

Agora, caso você tenha interesse em deixar uma luz mais evidente e destacada, faça o retângulo maior, mais próximo das bordas também da parte de trás da televisão.

Você vai instalar na parte interna ou externa da sua casa?

Sim, isso faz diferença. As fitas led apropriadas para ambiente externo devem possuir um revestimento de silicone, enquanto as que serão utilizadas apenas no ambiente externo não necessitam de nenhum tipo de revestimento.

A Instalação

instalar fita led

Para a instalação você vai precisar além da própria fita led, de um controlador (um aparelho que irá se conectar sua fita com o controle remoto e/ou rede de Wi-fi, permitindo você controlá-la através de um assistente inteligente), do controle remoto e de uma fonte que irá conectar sua fita à tomada, fazendo-a funcionar.

Leia também: Alexa: saiba como essa assistente virtual inteligente pode ajudar na sua rotina

Aqui, é importante frisar, que nem todas as fita led do mercado já vem com acessórios. Então, leia atentamente a descrição do produto no momento da compra para não se frustrar depois. Além disso, todos esses acessórios podem ser comprados separadamente, então você pode montar o seu kit.

Atenção: caso você opte por comprar a fita e os acessórios separados, não se esqueça de checar a compatibilidade de tensão/voltagem entre fita e fonte.

Cuidados para a instalação:

  • Verifique se mais uma vez se você tem todos os itens necessário e compatíveis (tensão/voltagem) para a instalação;
  • Remova o aparelho de televisão da parede ou do móvel e o apoie com a tela virada para baixo em um local plano e seguro;
  • Desligue a energia elétrica da casa, por mais baixa que seja a voltagem da fita led, a prevenção sempre é bem-vinda;
  • Limpe sua TV para não estragar a cola da fita;
  • Compre uma boa fita dupla-face para fixar melhor a fita no aparelho, mesmo para fitas que já vem com a cola pode ser interessante para colar os cantos e dar mais segurança para a sua fixação. 

Finalmente, niciando a instalação em si, em resumo você deve conectar a fita ao controlador e ligar a fonte. Entretanto, o ponto de maior atenção nessa hora é ligar corretamente os fios: os vermelhos devem ser ligados no positivo e os pretos no negativo. 

Depois de fazer essa conexão entre fita e controlador, é só conectar a fonte. Então, você conectará a fonte à sua tomada.

Veja de maneira melhor ilustrada:

Para finalizar a instalação, caso você precise cortar a fita, corte na indicação indicada na própria fita. Cada modelo pode variar onde você poderá realizar o corte, então, fique atento. 

Outros locais para instalar a Fita LED

Esse acessório de iluminação é muito versátil e pode passar várias sensações e causar vários efeitos dependendo do modelo e local de instalação, veja alguns exemplos para te inspirar:

Onde comprar a fita LED?

Afinal, onde adquirir a fita LED? Você pode encontrar diferentes modelos no site da 123Comprou:

Enfim, gostou desse conteúdo sobre como instalar a Fita LED na sua TV? Acompanhe outros artigos como esse em nosso blog e siga a 123 no Instagram e no Facebook.

*Crédito da foto destacada: Philips Hue

Related posts
Iluminação

Lâmpada Inteligente: Benefícios e Uso com Alexa

CotidianoIluminação

11 principais tipos de iluminação para jardim

Iluminação

As 6 melhores luminárias plafon

Iluminação

Plafon: o que é e como usar?

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *