Iluminação

Qual a melhor iluminação para a cozinha?

Quando falamos em iluminação para a cozinha, alguns detalhes importantes devem ser pensados. Como vai o seu plano luminotécnico? Não importa se está contando com ajuda profissional ou se está fazendo por conta própria. O fato é que é fundamental observar alguns detalhes.

Via de regra, eis os pontos básicos a serem analisados:

  • Valorização da luz natural
  • Apostar na tecnologia LED
  • Distribuição adequada da luz
  • Adequação da iluminação à rotina da casa

Primeiramente, quando falamos em valorização da luz natural, queremos usar ao máximo o aproveitamento da luz solar. A sua cozinha é bem arejada e tem janelas bem posicionadas? É a partir daí que começa o seu planejamento estratégico de quais itens vai utilizar para construir a atmosfera certa.

Depois que for avaliada a questão da luz natural, chega o momento de pensar efetivamente nos itens de iluminação. Confira algumas dicas interessantes a seguir!

Aposte na tecnologia LED para distribuir melhor a luz

Há uma arandela LED, que reforça a iluminação para a cozinha no tom branco frio.
Uma iluminação que chega a todo ambiente e não agride aos olhos é fundamental.

Um dos maiores erros cometidos pelas pessoas é deixar somente uma iluminação central. Sabe aquela cozinha que tem somente uma lâmpada central? Pois é! Quase sempre, essa iluminação para a cozinha não é a mais propícia à segurança. Pode soar surpreendente, mas a distribuição correta da luz pode evitar até acidentes.

Uma das formas de distribuir melhor essa luz é apostar em modelos de LED específicos para luz indireta. No caso, estamos falando de itens como spots, que podem ser colocados em locais estratégicos.

Para além disso, vale destacar pontos estratégicos como a região do fogão e possível mesa de cozinha.

Iluminação para a cozinha: escolha a tonalidade certa de luz

Iluminação para a cozinha: há uma cozinha bem iluminada naturalmente e com spots led para melhor distribuição em pontos específicos.
O tom da luz tem efeitos bem profundos no nosso psicológico.

Uma pergunta que muita gente se faz é qual a tonalidade mais apropriada para inserir no ambiente da cozinha. Eis a resposta: não há uma resposta definitiva, neste caso! Tudo vai depender do seu comportamento.

Você é uma pessoa que gosta muito de cozinhar e usa bastante do espaço para preparo de pratos? Então, não há dúvida: aposte no branco frio! Essa tonalidade te deixa com mais atenção e foco. Afinal, não vai querer deixar o assado queimar ou o seu bolo passar do ponto.

Você é daquelas pessoas que usam da cozinha mais para um espaço de preguiça onde vai servir comida comprada? Não existe motivo para ter vergonha de curtir aquela preguiça ou necessidade de paz e descanso. Principalmente, depois de um dia difícil de trabalho. Ou seja, neste caso é recomendado o branco quente.

Combine conforto e estilo

Cozinha bem iluminada, com lâmpadas, spots e pendentes.
O grande desafio é sempre harmonizar decoração e iluminação, pois andam lado a lado.

Um desafio para muita gente é combinar a iluminação com itens que proporcionem estilo. Mas, pode mantenha a calma: não é porque é a cozinha que precisa ser algo sem personalidade.

Por exemplo, já cogitou inserir pendentes no ambiente? Eles dão um ar diferenciado e têm tudo a ver com a essência que buscamos na cozinha. Admita: a cozinha hoje em dia é o coração de qualquer casa.

Em outras épocas, ela podia até acabar esquecida. Entretanto, ela está cada vez mais em alta com essa onda de programas e reality shows culinários.

Viu só como arrasar na iluminação para a cozinha? Confira o nosso catálogo e capriche!

Related posts
Iluminação

Lâmpada Inteligente: Benefícios e Uso com Alexa

Iluminação

Como instalar a fita led na sua TV?

CotidianoIluminação

11 principais tipos de iluminação para jardim

Iluminação

As 6 melhores luminárias plafon

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *