Iluminação

Qual a melhor iluminação para a sala?

Quando falamos no projeto luminotécnico de uma sala, falamos de algo além de beleza: conforto! Entretanto, nem todo mundo tem condições de contratar um profissional para planejar a sua iluminação para a sala. Por isso, não importa se você tem condições ou não, pois daremos dicas preciosas para ambos os casos.

Para garantir que que o básico será esclarecido, montamos essa listinha com dicas que podem fazer toda a diferença. Confira a seguir!

Iluminação para a sala: aposte na Iluminação LED

Há uma lâmpada LED de iluminação para a sala.
A tecnologia LED pode ser uma verdadeira aliada da iluminação da sua sala.

Em tempos em que tanto se fala em sustentabilidade e eficiência energética, é importante pensar na tecnologia utilizada. Por isso, a primeira dica que damos é apostar na tecnologia LED. O fato é que ela economiza até 80% de energia em comparação com aqueles produtos incandescentes.

O motivo dessa economia é que ela é muito mais focada em produzir luz do que calor, ao contrário dos itens mais antigos. Eles produziam muito calor e a entrega luminosa era bem aquém do esperado.

Outro bom motivo é a sua durabilidade. Geralmente, os LEDs duram cerca de 25 mil a 50 mil horas. Ou seja, de 3 a 6 anos!

Invista no tom branco quente ou branco morno

Há uma sala com sofá creme, uma mesa de centro e spots led branco quente.
Chegou o momento de deixar a sua sala muito mais aconchegante.

Uma questão muito importante que muita gente não sabe é o efeito que a cor da luz proporciona na pessoa. Erroneamente, há quem utilize o tom branco frio na sala de estar. Entretanto, o tom mais recomendado é o branco quente.

O fato é que o branco quente proporciona efeito de relaxamento e descanso. Ninguém vai querer ficar agitado demais na hora que chegar no trabalho e querer aquele momento de paz!

Caso não queira um efeito tão profundo de relaxamento, aposte no branco morno. Ele é o meio termo entre o branco quente e o branco frio.

Analise a luz indireta

Há uma sala toda mobiliada com rack, painel, televisão, mesa de centro e muitos spots. Tudo perfeito em termos de iluminação para a sala.
Focar em uma boa distribuição da luz é o grande segredo para a sua sala ficar perfeita.

Uma dica interessante a se tomar cuidado é com aquela luz muito direta aos olhos. Principalmente, se estamos falando de uma sala de estar com TV ou daquela sala de televisão.

Apostar em itens de iluminação tende a tornar o ambiente muito mais confortável. Para exemplificar, podemos citar aqueles itens alocados em sancas como spots, ou atrás de painéis. Além disso, pode apostar em balizadores de chão e arandelas.

Essa luz indireta evita que os seus olhos ficam cansados. Já sentiu sobrecarga nos olhos por conta de muita luz? Só quem já sentiu sabe o quão desagradável pode ser uma iluminação incorreta.

Faça uma distribuição estratégica dos focos de luz

Iluminação para a sala: há uma fota led branco morno.
A fita de led traz um charme super especial para a decoração.

Geralmente, um profissional que monta um plano luminotécnico pensa o ambiente em nichos. Para que a distribuição da luz da sua sala seja precisa, vale a pena pensar em itens como spots e fita led.

Outro ponto importante: é possível deixar luminárias destinadas a necessidades específicas. Por exemplo, que tal criar um cantinho da leitura? Ou ter uma iluminação estratégica para as plantas?

Ainda tem alguma dúvida do porquê é importante pensar a sua iluminação com cuidado? Ou seja, a verdade é cada detalhe do planejamento é fundamental para a entrega final. A propósito, já deu aquela conferida no nosso catálogo? Mergulhe no mundo dos LEDs!

Related posts
Iluminação

Spot: onde e como utilizar esse tipo de iluminação

Iluminação

Fita LED: Vantagens e dicas de decoração

Iluminação

Plafon Led de sobrepor: Como instalar

Iluminação

Como calcular a iluminação correta para cada cômodo da casa

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *