Iluminação

Luz direta, indireta e difusa: entenda a diferença

Iluminação

Já se deparou com os termos luz direta, indireta e difusa? Geralmente, a gente se encontra com essas nomenclaturas quando vai fazer uma reforma ou construir do zero. Acredite, quando falamos em iluminação e decoração, uma luz não é somente uma luz.

A situação é recorrente: a pessoa vai atrás de um profissional para montar o seu plano luminotécnico ou precisa improvisar por conta própria. Sem saber, pensa que é só iluminar o ambiente e ponto.

Eis aí o grande engano! Afinal, assim como as cores que escolhemos, as luzes também causam efeitos diferentes. Não só para a composição do ambiente, como para os nossos olhos e até para o nosso psicológico.

Somente com a iluminação, podemos obter os seguintes efeitos:

  • Ficarmos super agitados e inquietos pelo excesso de potência e tons frios
  • Adquirirmos sonolência por conta de um tom quente
  • Ficarmos confortáveis, concentrados e até com vontade de ir embora do local

Mas, não para por aí! Há diferentes formas de direcionar a luz e podemos obter diferentes resultados. Qual técnica está sendo usada na sua casa, escritório ou comércio? Seja como for, vamos nos aprofundar mais em cada nomenclatura agora.

Luz direta

A luz direta é muito conhecida por ser explorada no cinema e no teatro. Sabe quando aparece um foco de luz em cima de alguém na dramaturgia? Então, na vida real há as suas semelhanças. Todavia, com muito mais sutiliza, é claro!

Luz direta em pendente.
O pendente sempre se destacou pelo seu charme no direcionamento da luz.

A luz direta geralmente funciona para enfatizar de modo direto um local para uma determinada funcionalidade. Por exemplo, você pode criar um foco de luz direta sobre uma escrivaninha para leitura. Ou, quem sabe, sobre um balcão para destacar flores ou sobre a mesa de jantar.

Que tipo de item de iluminação pode ser usado? Ora, há muitas lâmpadas no mercado que são direcionáveis. Além delas, nós sempre podemos contar com pendentes e luminárias de mesa.

Mais do que isso: as lâmpadas no geral proporcionam luzes diretas, pois não há nenhuma película de filtragem entre o emissor de luz e o ambiente. Por isso, são também mais agressivas aos olhos.

Enfim, a luz direta tem as suas necessidades mais corriqueiras e as suas mais pontuais. Certamente, você já deve ter precisado dela!

Luz indireta

Neste momento, vamos entrar em outro conceito de direcionamento de focos de luz: a indireta! Essa você, talvez, já use e abuse e talvez não faça ideia disso.

Na prática, a intenção desse tipo de luz é criar um ambiente intimista, agradável e nada cansativo aos olhos. Por isso, a luz de modo algum pode ser apontada diretamente para a gente.

Luz indireta com spot de led.
Olhar para a luz sem incomodar aos olhos é um prazer imenso.

Sendo assim, a técnica da luz indireta consiste em usar itens de iluminação que serão rebatidos pelas paredes e móveis. Assim, temos um ambiente bem iluminado, mas sem agredir aos nossos olhos.

O mais comum nesses momentos é o uso de spots e fitas de led, que podem ser instaladas pelos arredores dos tetos, sancas e móveis.

Para quem já teve a oportunidade de ver, sabe que o resultado é bastante satisfatório esteticamente.

Luz difusa

Bora para o último conceito de direcionamento? Sim, agora vamos para a tal da luz difusa. Ora, na prática, difundir luz é espalhar ela. Esse é o conceito tradicional de um difusor para quem estuda os fenômenos físicos ópticos.

Já, na prática, trata-se de itens de iluminação que possuem uma espécie de filtro entre a luz e o seu emissor. Geralmente, na tecnologia LED, é comum encontrarmos películas de acrílico ou vidro.

Luz difusa com abajur temático em formato de uma coruja.
A luz difusa está mais presente nos lares do que as pessoas percebem.

Com esse tipo de filtragem, a luz chega 20% menos intensa aos nossos olhos. Ou seja, ilumina a todo o ambiente sem agredir aos olhos.

Esse é o tipo de conceito que encontramos nos painéis plafons, arandelas de parede, alguns modelos de abajures e de balizadores.

Usando a luz direta, indireta e difusa na prática

Naturalmente, na nossa rotina, é bem possível usarmos de todos os conceitos de luz que vimos até aqui. Tudo vai depender do cômodo, do local e do efeito que queremos proporcionar com as nossas escolhas.

Por isso, uma boa recomendação é sempre que possível procurar ajuda profissional. Na incapacidade de poder arcar com esse tipo de serviço, há vários conteúdos úteis sobre iluminação LED aqui no nosso blog.

Viu só como a iluminação pode ter nuances inesperadas? Aproveite e conheça já o nosso catálogo para iluminar a sua propriedade!

Related posts
Iluminação

Lâmpada Inteligente: Benefícios e Uso com Alexa

Iluminação

Como instalar a fita led na sua TV?

CotidianoIluminação

11 principais tipos de iluminação para jardim

Iluminação

As 6 melhores luminárias plafon

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *