Iluminação

Soquete de lâmpada: 3 modelos básicos que você precisa conhecer

Quando falamos em lâmpadas, precisamos ter alguns cuidados importantes, como o soquete de lâmpada, por exemplo. Acontece que temos uma variedade de lâmpadas, sobretudo no que diz respeito à tecnologia LED. Como lidar com isso?

Basicamente, o soquete é a parte da lâmpada que permite o encaixe no plafonier do teto. Ué, mas não é tudo igual? Ouça um sonoro não neste momento! Há diferentes modelos de conectores e você precisa ter atenção para comprar algo compatível com a sua residência ou empresa.

Portanto, aqui vão 3 modelos básicos para que não fique nem sombra de dúvida!

1 – Modelos “E” – soquete de lâmpada

Disposta de lado, temos uma lâmpada de lado com soquete de rosquear.
O modelo de rosquear é o mais conhecido no Brasil.

As lâmpadas que vêm com soquete do tipo E são aquelas cujo conector é de rosquear. Isso significa que todo conector de rosquear é igual? Lá vem outro não daqueles bem enfatizados!

Não se preocupe, pois os itens de iluminação sempre vêm com a identificação na embalagem. Eis as nomenclaturas mais convencionais que encontramos por aí:

  • E14 – conector pequeno;
  • E27 – conector médio e o mais comum por aí;
  • E40 – conector grande.

Na imagem, vemos um soquete E14, que é um soquete de rosquear com circunferência menor.
O conector E14 tem uma circunferência razoavelmente pequena.

O primeiro modelo é o E14. Esse soquete de lâmpada é o menor dos conectores de rosquear. Convencionalmente, encontramos esse modelo em abajures e geladeiras. Dessa forma, já sabe: atenção na hora da compra!

O modelo mais convencional de encaixe é o E27. Esse é o modelo que costuma estar presente em quase todos os lares brasileiros.  Por isso, dificilmente haverá confusão com relação a ele.

Já o E40, é o conector de rosquear mais robusto. De um modo geral, ele é adotado em lâmpadas para galpões. Como exigem mais da iluminação, precisa ser um conector condizente com o trabalho a ser exigido.

A boa notícia é que existem adaptadores que podem solucionar qualquer divergência. Aliás, muitas lâmpadas LED já acompanham o adaptador hoje em dia.

2 – Modelos Dicroicas

Na imagem, encontramos duas lâmpadas dicroicas com soquete GU10.
Os soquetes de lâmpadas dicroicas são de plugar, diferente do modelo de rosquear tão conhecido. (Foto: Wikipedia – Reprodução)

Já as lâmpadas com esse tipo de conector, por sua vez, o encaixe tende a ser com pinos, o que chega até a lembrar tomadas. Aliás, mesmo esse tipo de soquete de lâmpada tem versões diferentes. Por exemplo, encontramos os representados pelas letras GU pelas letras MR.

As letras GU querem dizer que a conexão é efetuada por dois pinos, sendo ela a parte macho da ligação. Por macho, queremos dizer a que vai efetuar o encaixe e não a parte que vai receber. Além disso, trata-se de um conector bivolt e que não precisa de um transformador.

A numeração que acompanha a letra GU, diz respeito ao diâmetro da base desse encaixe. Ou seja, uma lâmpada GU10 tem 10 mm de diâmetro.

Já os modelos MR dizem respeito a “Multifaceted Reflector”. Em tradução livre, podemos chamar de refletor multifacetado. Esse conector aparece em LEDs cujo interior possui paredes espelhadas e côncavas, que refletem a luz em direção única. Além disso, não é bivolt e precisa de um transformador.

3 – Modelos Tubulares

Podemos notar uma lâmpada tubular com um dos seus soquetes expostos.
A lâmpada tubular também é uma velha conhecida dos brasileiros.

E quanto àquele modelo tubular muito utilizado em empresas e também em algumas residências? Neste caso, elas vêm com dois soquetes, um em cada ponta. Neste caso, também se trata de pinos em um encaixe macho. Quanto ao revestimento, pode ser tanto em plástico quanto porcelana. Vai depender do nível de calor produzido!

Viu só como falar de soquete de lâmpada é assunto cheio de nuances? Confira agora as opções de iluminação LED que temos em nosso catálogo!

Related posts
Iluminação

Lâmpada Inteligente: Benefícios e Uso com Alexa

Iluminação

Como instalar a fita led na sua TV?

CotidianoIluminação

11 principais tipos de iluminação para jardim

Iluminação

As 6 melhores luminárias plafon

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *