Tecnologia

Panela de pressão elétrica: confira a tecnologia por trás dela

Panela de Pressão Elétrica Mondial

A Panela de Pressão Elétrica tem se tornado cada vez mais popular. Não é para menos! Afinal, ela chegou ao mercado com a promessa de preparar tanta coisa, que conquistou a muita gente. Principalmente, àquelas pessoas que têm uma rotina mais ocupada e querem facilidade.

A versatilidade é tanta que você pode comprovar nessa lista de itens que esse tipo de panela consegue preparar:

  • Carnes vermelhas, peixes, frango e porco
  • Sopas, legumes, refogados, milho, lentilha
  • Arroz e feijão
  • Pudins, bolos e tortas
  • Frutos do mar

Com o aumento da sua presença nos lares brasileiros, naturalmente, muita gente fica curiosa para entender o seu funcionamento. Mais do que isso: entender se é um eletrodoméstico realmente seguro.

Por conta disso, hoje vamos falar um pouco sobre a tecnologia desse tipo de produto, as suas funcionalidade se se realmente é seguro.

Veja também: Liquidificador Mondial: 6 modelos pra você conferir

O cozimento por pressão na prática

Via de regra, é sabido que para o cozimento dos alimentos precisamos atingir o nível de fervura. Comprovado pela física, sabemos que a água atinge o seu ponto de fervura quando chega aos seus 100° C. Nesse nível de temperatura, que a gente vê a água borbulhar ao extremo.

Quando a panela de pressão tradicional ocupou diversas cozinhas pelo mundo, ela fazia um grande feito: a sua estrutura fechada e com tampa bem presa conseguia tornar a sua pressão interna superior à pressão atmosférica.

Panela de pressão convencional.

Assim como na atmosfera da Terra, quando aumentamos uma determinada pressão, aumentamos a força exercida pelo ar. Consequentemente, obtemos a possibilidade do aumento da temperatura.

Sendo assim, uma panela de pressão daquelas tradicionais de fogão podem ultrapassar o ponto estável de 100°C e atingir até 120° C.

Mas, e como isso acontece em uma panela de pressão elétrica?

O funcionamento da panela de pressão elétrica

A diferença de uma panela de pressão elétrica para uma comum é apenas o agente de aquecimento. Quer dizer, uma panela comum fica dependente do limite que a chama do fogão consegue atingir.

Em contrapartida, como bem sugere o nome, a versão elétrica dessa panela utiliza da eletricidade. Há uma obtenção bem interessante de energia! Em suma, a energia elétrica é convertida em energia térmica para aquecer a panela e aumentar a sua pressão interna.

A capacidade de pressão é muito maior neste caso por conta da temperatura possível. Geralmente, essas panelas podem atingir a média de até 190° C.

Com tamanho grau de aquecimento, há uma proporção no aumento de pressão e na agitação molecular. Em outras palavras: você acelera ao máximo o cozimento e preparo dos alimentos.

A panela de pressão elétrica é segura?

Finalmente, chegamos ao grande questionamento: é seguro todo esse aumento de pressão? Para a sua alegria, pode usá-la em paz. Pois, tudo isso é devidamente pensado no projeto desse tipo de eletrodoméstico.

Com tamanho aumento de pressão, as panelas de pressão convencionais usam a borracha para a manutenção da pressão. Já o pino, serve para a segurança. Ou seja, ele garante que você possa diminuir a pressão da panela antes de abri-la e garantir que ela não ganhará mais pressão do que suporta.

É por isso que de modo algum se pode abrir uma panela desse tipo sem tirar a sua pressão! Senão, os alimentos e líquidos poderiam ser lançados para fora a todo vapor. Resultado: sujeira e possíveis queimaduras.

A panela de pressão elétrica, por sua vez, conta com uma trava de segurança. Essa trava impede que você consiga abri-la enquanto a sua pressão não for retirada.

A trava de segurança tende a ficar na válvula de controle da panela. Sobre a tampa, basta girar a válvula para que a panela retire automaticamente a pressão.

Painel Digital de Monitoramento

Outra questão da tecnologia encontrada na panela de pressão elétrica é o uso de software para controle de ações. Você percebe isso quando se depara com o painel digital dela.

Painel digital da panela elétrica.
(Foto: Mondial – Divulgação)

Com esse painel digital, é possível você controlar todas as funcionalidades dela, como temperatura, tempo ou funções pré-programadas.

Lembra de todos aqueles alimentos que mencionamos no começo? Pois é! Normalmente, há uma função programada para cada um deles. Basta um clique e pronto.

Deu para entender o motivo do sucesso dessa panela? Aproveite e confira o modelo com qual trabalhamos hoje na nossa loja!

Related posts
Tecnologia

O TCL 30 5G é bom? Conheça o novo lançamento da marca!

SegurançaTecnologia

Começou a Black Friday na 123 Comprou!

SegurançaTecnologia

O que é nobreak e porque você deve ter um no seu home office?

CotidianoTecnologia

8 Coisas que você não deve fazer com o seu notebook

Increva-se para receber novidades & promoções

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *