Cotidiano

8 atividades para fazer com as crianças em tempos de coronavírus

Na imagem, há crianças entretidas e desenhando.

A pandemia do coronavírus tem representado um grande desafio para todo mundo. Um deles, é pensar em atividades para fazer com as crianças durante a quarentena. Você tem filhos? Então, vale a pena dar uma conferida nas dicas que traremos a seguir.

O isolamento domiciliar em prevenção ao COVID-19 começou em março no Brasil. Neste aspecto, vale ressaltar que é a medida recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em tempos de pandemia.

Portanto, sim: tem que ficar em casa! Mas, como lidar com a criançada? Como conciliar os cuidados dos filhos com o trabalho remoto?

Para tirar essas dúvidas, trouxemos 8 dicas de atividades para fazer com as crianças durante esse período de COVID-19.

1 – Crie uma rotina

Há um relógio branco que sinaliza a importância de horários bem definidos.
Ter horários definidos ajuda a lidar com a quarentena.

Com a quarentena, as aulas foram suspensas e as escolas foram fechadas. Naturalmente, isso pode criar um choque imenso no cotidiano da criança. Por isso, é importante criar uma nova rotina.

Ao criar uma nova rotina, os pais precisam pensar bem nos horários e em um cronograma específico. Ou seja, a criança precisa ter a hora certa para acordar, brincar e até para atividades mais sérias.

Isso não significa que você precisa ser inflexível. Com jeitinho, é possível ajudar os seus filhos nesse processo de adaptação.

2 – Envolva os seus filhos nas atividades domésticas

Para entreter as crianças, a imagem contém um esfregão, vassoura e pá.
As tarefas domésticas podem ser um dos elos do pessoal da casa durante a quarentena.

Sabia que as atividades domésticas podem ser uma ótima forma de distrair as crianças? Pois é! Que tal envolver os seus filhos em algumas atividades do lar?

Além do fator distração, esse tipo de medida ajuda a criança a adquirir responsabilidade e mais independência. Ou seja, une o útil ao agradável.

Entretanto, tenha cuidado nas atividades escolhidas. Por exemplo, nada de contato com facas ou fogão. É fundamental ter o máximo de cuidado para que os pequeninos não se machuquem!

3 – Adote o revezamento na hora de cuidar dos pequenos

A imagem mostra um casal e um bebê.
Esse momento pede muita cooperação entre todos em casa para lidar com a situação causada pela pandemia.

Você está trabalhando remotamente? Sabemos bem que não é fácil alinhar o seu home office com os cuidados com os filhos. Portanto, que tal reafirmar a parceria com o seu cônjuge ou demais pessoas da casa?

A maior parte das atividades para fazer com as crianças demandam a supervisão de um adulto, não é? Por isso, é interessante ser adotado um sistema de revezamento entre os adultos envolvidos.

Dessa forma, todo mundo trabalha e ainda fica de olho na garotada!

4 – Explore brincadeiras variadas nas atividades para fazer com as crianças

Com os seus filhos em casa e sem poderem sair para a rua, as coisas podem ficar um pouco tensas! Por isso, oferecer atividades diferenciadas para as crianças brincarem é uma boa pedida.

Sendo assim, use ao máximo da sua criatividade! Proponha brincadeiras e modos de entretenimento diversificados. A dica é apostar em jogos de tabuleiro para jogar em família.

Não tem esse tipo de opção? Então, não hesite em usar da imaginação. Quem sabe vocês não fazem um pique-esconde dentro de casa?

5 – Faça cine pipocas para os seus filhos

Há uma vasilha de vidro com pipoca para as atividades para fazer com as crianças,
Nada como um filminho e uma pipoquinha para alegrar os ânimos.

Embora o ideal não seja manter as crianças o tempo todo na frente da TV, ela pode ser uma aliada. Sabendo equilibrar os horários, as crianças podem assistir aos seus desenhos e filmes favoritos.

Para torar a atividade mais envolvente, que tal fazer um cine pipoca em família à noite? Assim, a família pode se manter unida e fortalecida nesse momento de quarentena pelo COVID-19.

6 – Use a tecnologia nas atividades para fazer com as crianças

As mãos de uma criança seguram um smartphone, enquanto há uma televisão ligada ao fundo.
O acesso das crianças à internet deve ser sempre supervisionado por um adulto responsável.

Uma característica das crianças de hoje em dia é que elas têm um enorme apreço pelas telas. Sendo assim, pode ser uma boa ideia deixar que os pequeninos aproveitem aos seus joguinhos. Além disso, podem ver conteúdos infantis no YouTube.

Todavia, tenha cuidado! Nunca deixe de supervisionar as atividades dos seus filhos na internet. Além disso, não deixe que essa seja a única atividade de entretenimento do dia a dia deles.

7 – Estimule o hábito da leitura

Duas crianças olham para um livro e apreciam uma boa leitura.
E sempre bom estimular as crianças a lerem , tanto para os estudos, quanto desenvolvimento cognitivo.

“Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro”, já dizia a música do Djavan. O friozinho do outono pode sim ser aliado de uma boa leitura.

Portanto, é importante estimular desde já esses hábitos nos pequeninos. Aposte em livrinhos com histórias infantis, contos de fadas e gibis. A criançada vai adorar.

8 – Faça um piquenique em casa

Uma boa refeição é sempre agradável e ajuda a lidar com esse período.

Como já falamos, é fundamental ter criatividade para entreter as crianças na quarentena, não é? Por isso, que tal fazer um piquenique em família no quintal de casa ou na varanda?

É uma boa oportunidade de fazer algo diferente e ainda tomar um solzinho.

Viu só quantas atividades para fazer com as crianças na quarentena? Aproveite e assine a nossa newsletter para receber conteúdos bem bacanas como esse!

Related posts
Cotidiano

O aspirador robô da Multilaser é bom? Tudo sobre o HO041!

Cotidiano

Mês do Orgulho LGBTQIA+: Como celebrar?!

CotidianoShopping

Presentes de dia dos namorados: 9 opções de até R$100

Cotidiano

Qual a diferença entre o secador de cabelo profissional e o comum?

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *