Cotidiano

Alimentação saudável: 6 dicas para você comer bem

Cenouras, morangos, ovos e verduras para uma alimentação saudável.

Adquirir uma alimentação saudável ainda é um desafio para muita gente. Aliás, o desafio pode ser percebido também na falta de informação.

Por exemplo, para começo de conversa, nós temos dois tipos de colesteróis diferentes no sangue. Um deles é considerado um herói, enquanto o outro um vilão.

Estamos falando do HDL, lipoproteína de alta densidade que ajuda na limpeza das artérias. E, falamos também do LDL, a lipoproteína de baixa densidade responsável pelo entupimento delas.

Neste sentido, a Sociedade Brasileira de Cardiologia aponta alguns dados bem interessantes a respeito do assunto:

  • A maioria da população brasileira desconhece a taxa de colesterol do sangue
  • O nosso colesterol bom, o HDL, deve estar acima de 35 mg/dL
  • O colesterol ruim, o LDL, deve estar abaixo de 130 mg/dL

Afinal, quais alimentos devemos comer para ficar em dia com a saúde? Pensando nisso tudo, trouxemos algumas dicas bem importantes, que podem ser vistas a seguir:

1 – Procure um nutricionista para uma alimentação saudável

Se o seu objetivo é ter uma alimentação saudável, procure pela ajuda de um nutricionista. Independentemente da sua massa corporal! Afinal, tem pessoas acima do peso que se alimentam muito melhor do que algumas com aspecto magro.

Primeiramente, o profissional analisará o seu histórico e montará uma dieta adequada para a sua realidade. A propósito, uma dieta saudável não necessariamente é para te fazer emagrecer. Na verdade, trata-se de uma dieta equilibrada em nutrientes e que dispensa alimentos que fazem mal.

2 – Adote eletrodomésticos que fritam sem óleo

Infelizmente, alimentos como frituras e refrigerantes estão no topo daqueles associados à obesidade, doenças cardíacas e comorbidades. Portanto, eliminar as frituras é mais do que necessário se o seu o objetivo é se alimentar melhor.

Entretanto, alimentos fritos se tornaram queridinhos do paladar. Logo, a boa notícia é que hoje em dia temos diferentes tecnologias que podem te proporcionar esse prazer de forma saudável.

Por exemplo, já pensou em adotar uma fritadeira elétrica air fryer? Além de fritar sem óleo, ela é muito prática de usar no dia a dia. Além dela, podemos apontar itens como o grill e a pipoqueira elétrica. Todos eles conseguem preparar alimentos muito mais saudáveis.

3 – Use menos sal e mais temperos

Parar de consumir alimentos com óleo de cozinha é uma maravilha. Entretanto, não adianta você fazer grelhados se ainda exagera no sal. Uma fritadeira elétrica air fryer por si só não vai fazer milagres na sua vida.

Não é por conta da diminuição do sódio que você precisa consumir alimentos sem sabor. Por isso, que tal explorar mais as especiarias? Temperos como pimenta do reino, páprica, orégano, manjericão, entre outros, podem garantir excelentes experiências e sabores.

4 – Diminua o consumo de enlatados, embutidos e industrializados

A regra é simples: quanto mais natural, melhor! Portanto, menos que você tempere alimentos com muito sal, ainda corre sérios riscos. O fato é que alimentos industrializados são cheios de sódio, sobretudo os enlatados e embutidos.

Você sabia que em 2017 a Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou que as doenças cardíacas são as maiores causas de morte no mundo? Ou seja, é muito melhor prevenir do que remediar!

5 – Diminua o consumo de doces e refrigerantes

Um vilão tão perigoso quanto o sal, é o açúcar. Afinal, o consumo desenfreado de açúcares está altamente associado à obesidade e às diabetes tipo 2. E pior: alimentos muito doces quase sempre vêm acompanhados de altos teores de sódio.

Para você ter uma ideia, a Federação Internacional de Diabetes aponta que, no mundo, há 463 milhões de pessoas com diabetes entre os 20 e 70 anos.

Na prática, as diabetes do tipo 2 são causadas quando o nosso pâncreas não consegue dar conta de produzir insulina suficiente para queimar o açúcar no nosso sangue. Ou seja, decorrente de uma má alimentação!

6 – Aposte nas frutas, legumes e verduras para uma alimentação saudável

Pode soar um baita clichê, todavia é a mais pura verdade! Quanto mais legumes, verduras e frutas você consumir, será melhor para a sua saúde. Sobretudo, se fizer o consumo alinhado à nossa primeira dica.

Se for possível, invista ainda nos alimentos orgânicos. Afinal, estão livres de pesticidas, insecticidas e herbicidas. A longo prazo, determinados agrotóxicos podem fazer muito mal à nossa saúde.

Viu só como é importante se alimentar de modo saudável? Comente aqui o que você tem feito para se manter em dia com a sua saúde!

Related posts
Cotidiano

O aspirador robô da Multilaser é bom? Tudo sobre o HO041!

Cotidiano

Mês do Orgulho LGBTQIA+: Como celebrar?!

CotidianoShopping

Presentes de dia dos namorados: 9 opções de até R$100

Cotidiano

Qual a diferença entre o secador de cabelo profissional e o comum?

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *