Cotidiano

Mês do Orgulho LGBTQIA+: Como celebrar?!

dia do orgulho LGBT

Mês do Orgulho LGBTQIA+: 28 de junho é sobretudo o aniversário da Revolta de Stonewall, uma resposta da comunidade LGBTQIA+ à violenta invasão policial a um bar de Nova York em 1969. 52 anos depois, junho continua sendo sinônimo de resistência

A parada gay de São Paulo é um grande evento de celebração que ocorrem Junho, o mês do orgulho LGBTQIA+, em que pessoas de todas as tribos se reúnem para admirar a pluralidade humana. No entanto, isso é impossível em meio a uma pandemia.

Mas como diria o vermelhíssimo Chapolin Colorado, não criemos pânico, agora a 123 Comprou! preparou uma lista de como você pode comemorar este mês sem sair de casa!

CELEBRE COM CONSCIÊNCIA

Antes de tudo, um jeito de celebrar é cultivar a consciência, e como ninguém nasceu sabendo, é preciso ter vontade de aprender. Esse é um passo importante que todo o cidadão deveria dar. Por exemplo, você sabe o que significa cada letra da sigla LGBTQIA+?  Vamos lá! 

L para Lésbica

São todas as mulheres que se relacionam com mulheres. 

G para Gay

São todos os homens que se relacionam com homens.

B significa Bissexuais

São todos os indivíduos que se relacionam com ambos os sexos. 

T significa Trans

São todos aqueles que não se identificam com o corpo de origem. Por exemplo, uma mulher trans é uma mulher que nasceu com um órgão reprodutor masculino, apesar disso, ela pode ou não ter realizado uma redesignação de sexo. Logo, ela não precisa do órgão reprodutor feminino para ser mulher. 

Q significa Queer

Todas as pessoas que se opõem ao jeito Cis de ser, ou seja, os homens vestem azul e as mulheres rosa. Por conta disso, o queer brinca e revoluciona o gênero, seja na forma de se vestir, se comportar e viver. 

I significa intersexual 

São pessoas que possuem características tanto femininas quanto masculinas, podendo alternar entre elas. Todavia, a medicina também lê a pessoa intersexual como bebês que nascem com ambos os aparelhos reprodutivos ou que nascem com um aparelho reprodutor específico, mas têm o resto do corpo com mais características do sexo oposto do que do sistema. 

A significa Agênero

Todo mundo que tem identidade de gênero neutra, não se encaixa no padrão masculino e nem no padrão feminino. Por conta disso e de uma gramática que prioriza o homem,muitos apoiam a criação de uma nova regra gramatical na língua portuguesa, que permita a inserção de palavras sem um gênero específico, o que já ocorre em outras línguas, como no inglês. 

+ significa o mundo! 

O + engloba todas as letrinhas, inclusive aquelas que estão sendo descobertas ou ainda estão por vir, afinal, viver em sociedade é um constante aprendizado e mal esperamos para aprender ainda mais! 

Na dúvida, sempre vale a pena perguntar. E o respeito é uma coisa linda, sempre deixa qualquer um mais bonito. 

Veja além do mês do orgulho LGBTQIA+: Dia da Mulher – 5 fatos históricos que marcaram as conquistas no Brasil

CELEBRE COM ARTE

Também é possível comemorar com arte, então consumir e promover filmes feitos por diretores e artistas LGBTQIA + é muito importante para a aceitação global da comunidade. Vale a pena também os temáticos, aliás, você sabia que o melhor filme do século é LGBTQIA +? 

Segundo a BBC, o jornal mais tradicional de Londres, Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive, dir. David Lynch, 2002) é o melhor filme do século. O filme, resumido pelo próprio diretor como uma história de amor, conta sobre uma aspirante a atriz que descobre uma mulher perdida e desmemoriada e de como juntas buscam pela própria identidade na cidade de Los Angeles. 

Foto: StudioCanal

 Os melhores na Netflix 

Você irá amar “Hoje Não Quero Voltar Sozinho”, assim como “Me Chame Pelo Seu Nome”, “O Segredo de Brokeback Mountain”, “Você Nem Imagina”, “The Fells” e por último ainda tem a série “Pose”! Este é definitivamente um programão para você se entreter por dezenas de horas, e sem sair de casa!  

Os melhores do Prime Video

No Prime Vídeo, você irá deliciar-se com as séries “The L Word: Generation Q”, “Transparent”, “Modern Family”, assim como o filme “As Vantagens de Ser Invisível”. Estes são apenas alguns exemplos, igualmente excelentes por sinal. Por fim, aproveite o quanto antes! 

CELEBRE COM EMPATIA

Desde sempre, praticar empatia é muito importante, pois 10% do Brasil é assumidamente gay, mas grande parte ainda está no armário. Definitivamente é impossível imaginar a dor e o medo de todas essas pessoas que ainda não conseguiram se libertar.

No Brasil, a cada hora, um LGBTQIA + é atacado apenas por ser quem é. Portanto, sempre se mostre uma pessoa acolhedora, grite para o mundo o que você pensa. Nós precisamos!

Não hesite em ajudar alguém em necessidade, às vezes uma simples conversa faz milagres. Porém, nunca tire ninguém do armário, só a própria pessoa sabe quando está pronta.

O mundo certamente está progredindo, mas essas conquistas não são tão antigas e muitas estão em constante ameaça, o primeiro casamento gay, por exemplo, só aconteceu em 1989, e em mais de 70 países ainda é crime ser diferente. É preciso continuar lutando para melhorar o mundo. Stonewall mora dentro de cada um de nós.

Related posts
Cotidiano

O aspirador robô da Multilaser é bom? Tudo sobre o HO041!

CotidianoShopping

Presentes de dia dos namorados: 9 opções de até R$100

Cotidiano

Qual a diferença entre o secador de cabelo profissional e o comum?

CotidianoShopping

10 Ideias de presente para o dia dos namorados

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *