Cotidiano

5 dicas preciosas para as suas chamadas de vídeo

Ilustração de homem com computador e escrivaninha, participando de uma das chamadas de vídeo

Como você tem lidado com as chamadas de vídeo nos últimos tempos? Com a pandemia do COVID-19, elas tem sido cada vez mais frequentes. Afinal, o dito novo normal tem os seus desafios.

O fato é que uma parcela significativa da sociedade tem trabalhado ou estudado remotamente. Logo, videochamadas têm sido cada vez mais necessárias e comuns. E não para por aí: a popularização das lives faz parte de todo esse contexto em que estamos.

Enquanto toda essa situação não passa, precisamos lidar bem com o assunto. Por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a lidar com a nova dinâmica.

1 – Cuidado com a luz quando tiver uma chamada de vídeo

Quando o assunto é fotografia, precisamos entender que luz é tudo. Inclusive para um vídeo, que se trata de várias fotografias em movimento. Portanto, pensar na iluminação é crucial para que você seja bem-visto.

Na prática, o ideal é escolher um ambiente bem iluminado. Ficar com a imagem escura não pega muito bem quando o assunto é trabalho, não é mesmo?

Outra dica preciosa: nunca fique na contra-luz! Quer dizer, nunca fique com a câmera ou webcam apontada para o item de iluminação. Pois, assim, a luz ofuscará a imagem!

Faça o oposto: use a iluminação para te dar destaque e siga o mesmo direcionamento com a câmera!

2 – Aproveite o teclado para fazer anotações

Em uma aula ou reunião, diversos assuntos são tratados. Se não anotamos, naturalmente, a nossa mente acaba esquecendo. Faz parte do processo de aprendizagem e absorção ter os conteúdos anotados.

Sendo assim, fica aqui uma dica de ouro: aproveite o teclado do seu computador ou notebook para fazer anotações. É uma forma muito mais rápida de anotar os tópicos do que usar papel e caneta.

Para finalizar a dica, eis mais um ponto: prefira anotar palavras e termos-chave para não ficar disperso!

3 – Adote um fone de ouvido headset nas suas chamadas de vídeo

Outro problema comum em qualquer reunião é a interferência externa de barulhos. Quando menos se imagina, acontece um barulho inesperado na sua casa, nos seus vizinhos ou na rua.

Quem nunca entrou em uma reunião e, de repente, houve o latido de um cachorro, a buzina de um caminhão ou a conversa de um membro da casa?

Na verdade, é muito corriqueiro! Entretanto, se quiser superar a questão, sugerimos que aposte em um headset. Além de não deixar barulhos te atrapalhar, vai se comunicar melhor com o microfone embutido nele.

4 – Combine previamente com o pessoal de casa

Sabemos que nem toda chamada de vídeo pode ser prevista. Entretanto, muitas delas são agendadas e combinadas com antecedência.

Portanto, que tal combinar direitinho com o pessoal de casa? Assim, fica todo mundo avisado de que você precisa de um espaço e tempo específicos para a sua reunião ou aula.

Conversando direitinho, tudo dá certo!

5 – Encare os imprevistos com naturalidade

No dia a dia, é natural que sejamos tão rigorosos e nos cobremos tanto! Contudo, nem sempre podemos controlar tudo ao nosso redor.

O seu filho apareceu no meio da reunião, o seu pet aprontou alguma coisa ou um barulho inesperado aconteceu? Calma! Respire e relaxe! Você é humano e, certamente, todos entenderão e lidarão com o assunto com todo bom humor que a situação pede.

E, então, o que achou das nossas dicas de hoje? Comente aqui como tem lidado com as chamadas de vídeo na quarentena!

Related posts
Cotidiano

O aspirador robô da Multilaser é bom? Tudo sobre o HO041!

Cotidiano

Mês do Orgulho LGBTQIA+: Como celebrar?!

CotidianoShopping

Presentes de dia dos namorados: 9 opções de até R$100

Cotidiano

Qual a diferença entre o secador de cabelo profissional e o comum?

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *