Tecnologia

Qual o segredo da Fritadeira Elétrica Airfryer?

Frango de Airfryer

Famosa por dispensar o uso de óleo de cozinha, a Fritadeira Elétrica Airfryer tem dado o que falar. Afinal, trata-se de uma grande promessa de preparo rápido e fácil de diversos alimentos. Mas, como será que funciona o processo?

A situação já está na boca do povo: você pega o alimento, coloca dentro da fritadeira sem óleo e deixa a magia acontecer. Na verdade, fica ainda mais mágico quando nos deparamos com a lista de alimentos que podem ser preparados nela:

  • Petiscos como enroladinhos, dadinhos de tapioca, almôndegas e pastéis
  • Carnes, tais como a bovina, suína, de aves e até peixes
  • Pães de diferentes tipos
  • Toda variedade de legumes que podem ser gratinados

Enfim, é um único aparelho que prepara tudo isso. Mas, agora vamos finalmente entender o que acontece dentro da sua Fritadeira Elétrica Airfryer.

O segredo da convecção térmica

A o analisarmos a palavra “Airfryer”, percebemos uma derivação de “air” e “fryer”, que vêm do inglês. Se fôssemos traduzir a grosso modo, poderíamos até dizer que é uma frigideira de ar. Bem interessante, né?

De fato, o grande mistério desse tipo de produto está totalmente atrelado ao ar. Mais precisamente, à convecção do ar.

Demonstração da convecção do ar, semelhante ao que acontece na fritadeira elétrica airfryer
Na convecção, há a ascensão das partes mais quentes dos fluídos. (Foto: Wikimedia – Reprodução)

Via de regra, a convecção térmica é um fenômeno que gera transmissão de calor. Quando aquecemos fluídos como ar ou água, ocorre o que chamamos de dilatação térmica. Em outras palavras, é como se houvesse um aumento do volume de ar ou de água.

Entretanto, a convecção também gera um impulso que chamamos de empuxo. Na prática, ocorre uma força vertical em que a parte mais quente do fluído sobe. Já a mais fria desce. Por isso que a água sobe daquela maneira quando ferve na panela e é convertida em vapor.

Complicado? Calma! Agora, relaxe e respire! O que você precisa entender aqui é que graças à energia elétrica, há um aquecimento do ar no interior da Fritadeira Elétrica Airfryer.

Conforme o ar aquece dentro da sua fritadeira, ele sofre esse tal empuxo que mencionamos. Ou seja, ele sobe verticalmente. Ao passo que essas ondas de calor intenso sobem e passam pelos alimentos, eles são fritos rapidamente.

Usando a Fritadeira Elétrica Airfryer na prática

Quando vamos efetuar o preparo em uma Airfryer, basicamente, colocamos o alimento no seu interior. É como se fosse uma panela inserida dentro de uma base de aquecimento. Em seguida, a gente pode controlar o tempo e a temperatura, não é mesmo?

A verdade é que o óleo só consegue fritar os alimentos no seu fogão por atingir temperaturas tão elevadas sem evaporar, como é o caso da água. Geralmente, a sua frigideira com óleo atinge aproximadamente os seus 170°C.

Fritadeira Elétrica Airfryer Mondial AF-14
Modelo AF-14 da Mondial para demonstração. (Foto: Mondial – Divulgação)

Neste sentido, o fato de a sua fritadeira elétrica conseguir atingir até 200°C é o que permite o preparo das suas guloseimas. Portanto, com todo esse aquecimento, ocorre todo aquele fenômeno que mencionamos lá em cima.

Além disso, o termostato que te permite o controle exato do tempo é para evitar que passe do ponto. Ninguém quer comida queimada, não é mesmo? Ainda bem que tudo é rápido e desliga automaticamente!

Viu só que impressionante toda a ciência por trás da Fritadeira Elétrica Airfryer? Aproveite e conheça os modelos de airfryers da nossa loja!

Related posts
Tecnologia

O TCL 30 5G é bom? Conheça o novo lançamento da marca!

SegurançaTecnologia

Começou a Black Friday na 123 Comprou!

SegurançaTecnologia

O que é nobreak e porque você deve ter um no seu home office?

CotidianoTecnologia

8 Coisas que você não deve fazer com o seu notebook

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *