Mundo Gamer

Por onde começar a montar o seu setup gamer?

Por onde começar a montar o seu setup gamer?

Dos periféricos à iluminação, saiba quais são os itens essenciais e complementares para começar montar um setup gamer

Quem é abduzido pelo mundo dos jogos online sabe que a cada dia que passa dá mais vontade de montar um setup gamer. E não é só vontade, é necessidade. Existem dispositivos e acessórios que realmente podem mudar a experiência do jogador, inclusive ajudar na sua performance.

Por aqui vamos te apresentar os principais elementos para começar a montar o seu setup gamer, com dicas e sugestões. Entretanto, sempre é bom lembrar que o seu setup deve ser planejado de acordo com a sua necessidade pessoal, incluindo o tipo de jogos que você curte. Então, leia pensando em adaptar para a sua realidade.

Pode te interessar também: Como escolher notebook adequado pras suas necessidades

Tudo começa pelo PC gamer

O computador é o item principal do Setup. Afinal, é nele que os jogos irão rodar. Inclusive, você pode investir em periféricos e não conseguir aproveitar 100% do seu potencial por não ter um PC adequado. 

Assim como, é claro, você pode não conseguir consumir todo o potencial de determinado um jogo dependendo do computador que você utiliza. Os principais elementos que devem ser planejados para montar um PC gamer são:

  • Processador;
  • Placa mãe;
  • Memória RAM;
  • Placa de vídeo;
  • HD e SSD.

Entenda o papel do processador:

A placa mãe é uma peça em que são conectados todos os outros hardwares: processador, memória, dispositivos de armazenamento e placa de vídeo. Ou seja, sem ela, nada funciona. 

Atenção: todas as peças do seu PC gamer devem ser compatíveis com a placa mãe.

Já a memória RAM, é aquela responsável para que os seus arquivos sejam executados. Quando um arquivo é aberto, ele primeiro é procurado no HD ou SSD. Daí, na hora H, é com a RAM que há a execução.

HD e SSD cumprem o papel de armazenamento interno. A diferença básica entre os dois é que o SSD é muito mais rápido do que o HD. Por fim, a placa de vídeo é a peça que dita a qualidade das exibições gráficas envolvendo jogos, aplicativos e programas abertos na máquina.

Veja também: Compreenda a diferença entre HD e SSD

Enfim, cada um desses componentes deve ser analisado e escolhido de acordo com a sua rotina de uso e games favoritos. 

Escolhendo os periféricos

Os periféricos têm papel essencial em um PC gamer, afinal, eles podem melhorar o tempo de resposta e evitar que problemas do mundo real — como o mouse pad sair do lugar — não impactem a vida virtual do jogador.

Teclado gamer

Teclado gamer
Crédito da foto: Ahmed Atef | Reprodução Unsplash

Os teclados gamers são mais confortáveis e possuem um tempo de vida maior em relação aos teclados comuns. A questão da durabilidade se dá porque eles são projetados para receber mais impacto, afinal, na hora do jogo a galera pode ficar animada, não é mesmo?

Existem duas categorias de teclado gamer: o de membrana e o mecânico. O primeiro é mais barato, silencioso e macio. Já o segundo, é mais caro, rígido e barulhento, contudo é mais preciso e confortável.

Headset gamer

O headset gamer é essencial para quem curte jogos online. É um fone de ouvido que envolve as orelhas de maneira confortável, apresenta microfone e permite uma experiência sonora que garante que o jogador mergulhe no jogo, sem se preocupar com ruídos externos.

Existem os mais diferentes modelos que podem oferecer cancelamento de ruídos, revestimentos de tecido esportivos — que impedem o desconforto com suor em longas horas de uso —, decoração com LED, opções com fio e sem fio, botões de controle no próprio fone… enfim, é um mundo de possibilidades.

Não deixe se conferir: 10 Fones de ouvido gamer em promoção

Mouse gamer

Mouse gamer
Crédito da foto: Bruno Yamazaky | Reprodução Unsplash

Os mouses gamer também entregam mais conforto e durabilidade em relação aos comuns. Eles se encaixam perfeitamente na mão, garantindo mais agilidade para os cliques e movimentos. Além disso, existem modelos que apresentam botões laterais que são compatíveis com diferentes games.

Mousepad gamer

Pode parecer dispensável, entretanto, o mousepad gamer é um item essencial. Ele garante rapidez no arrasto, assim proporciona precisão. 

Monitor gamer

Monitor gamer
Crédito da foto: Glenn Carstens-Peters | Reprodução Unsplash

O monitor é primordial para o seu setup gamer, já que ele garante fluidez na imagem, menor tempo de resposta, melhor resolução, maior contraste e qualidade de cor. 

Além disso, podem entrar questões entras como iluminação, curvatura e o tamanho. Todas essas questões, dependendo do seu gosto, orçamento e necessidade.

Veja também: Por que ter um monitor curvo?

A famosa Cadeira Gamer

Esse item é mais do que conforto para jogar, na realidade a cadeira gamer também pode ser utilizada no home office. Um bom modelo garante ergonomia para longas horas de trabalho/jogos, além de entregar um design incrível.

Você pode encontrar cadeiras gamers dos modelos mais simples até os super luxuosos que parecem naves espaciais. Aqui você também vai precisar olhar para o seu orçamento e gosto, mas além disso, também precisa se atentar a questões como sua altura e peso.

Afinal, esse item precisa ser praticamente desenhado pra você. Entenda mais sobre o que ponderar para comprar uma cadeira gamer:

Outros acessórios

Além de tudo isso, ainda existem alguns acessórios que podem dar um upgrade no seu setup gamer. Esses itens promovem melhoria tanto na questão estética quanto na organização, conheça alguns dos principais acessórios:

  • fita Led, perfeita para criar um ambiente despojado, está disponível em várias cores, modelos e tamanhos, pode ser instalada sem ferramentas e fica perfeita em diferentes lugares desde a parede até a escrivaninha ou o próprio monitor;
  • organizador de fios, essencial para deixar seu ambiente mais bonito e organizado, deixando os fios escondidos, seguros e, é claro, organizados;
  • mouse bungee, item indispensável para quem usa mouse com fio, já que esse acessório mantém o cabo levantado e seguro, evitando que o fio esbarre na mesa ou em outros objetos e atrapalha o seu jogo;
  • gabinete gamer para o PC, dos transparentes aos super coloridos, esse acessório não é só estiloso, na verdade é importante para a segurança de todas as peças que ele se propõe a guardar. Ou seja, é investimento interessante.

Dicas finais para a montagem do seu setup gamer

Desde os primeiros passos tenha uma noção da estética que você gostaria de ter nesse espaço, mas acima de tudo delimite orçamento, espaço para instalação do equipamento/utilização e mobília necessária para deixar o espaço confortável e com a sua cara.

E quando for a hora de buscar pelos periféricos e acessórios do seu setup não se esqueça de dar uma olhada no site da 123Comprou, temos muitas opções, muita qualidade e um atendimento excepcional!

Gostou desse conteúdo sobre como começar a montar o seu setup gamer? Acompanhe outros artigos como esse em nosso blog e siga a 123 no Instagram e no Facebook.

*Crédito da foto destacada: Jack B | Unsplash

Related posts
Mundo GamerShopping

10 Fones de ouvido gamer em promoção

Mundo Gamer

Por que ter um monitor curvo?

Mundo GamerTecnologia

Saiba já como deixar o seu PC mais rápido

Mundo Gamer

Aprenda como configurar Controle Ípega

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *