Mundo Gamer

Por que ter um monitor curvo?

Monitor curvo

Conheça as principais vantagens e desvantagens do monitor curvo e saiba se esse modelo faz sentido para você

Um monitor curvo apresenta bordas ligeiramente curvadas para dentro. Este tipo de monitor oferece uma sensação de tridimensionalidade maior, aumentando a imersão.

Quando o assunto é investir no seu setup, seja para jogos, seja para trabalho, até mesmo para os dois, muitas vezes o monitor fica esquecido. Grande parte do dinheiro acaba indo para outros componentes da CPU ou mesmo para outros periféricos. 

Contudo, a tela é um dos itens mais importantes da sua mesa, afinal, é nela que seus olhos se fixam. Além disso, muitas das melhorias implementadas só poderão ser completamente aproveitadas com um bom monitor. Então, escolher a tela certa para a sua rotina e máquina é muito importante.

Os monitores curvos são relativamente novos no mercado, por isso ainda geram algumas dúvidas. E esse modelo de tela pode ter um efeito extremamente positivo na recepção de conteúdo digital, quando as condições são atendidas. 

Vamos te contar as principais vantagens e desvantagens dos monitores de tela curva e mostrar se esse modelo é interessante para a sua realidade. 

Vantagens do monitor curvo

Como já dissemos, o monitor curvo pode trazer um efeito extremamente positivo para o seu setup, dando uma sensação de tridimensionalidade que vai “abraçar” seus olhos e praticamente te levar pra dentro da tela nos jogos. Aqui vamos apresentar as quatro principais vantagens da tela curva:

1 – Imersão 

O monitor curvo é capaz de proporcionar uma imersão no conteúdo consumido. Devido à curva na visão periférica do modelo, você pode ter uma sensação 3D em relação à imagem. Assim, tudo parece mais real.

Esse efeito é maravilhoso principalmente para a visualização de jogos e conteúdo multimídia. Imagina sentir-se dentro do seu jogo favorito ou como isso pode melhorar o seu olhar para a edição de um vídeo, por exemplo.

2 – Campo de visão estendido

A curvatura nas laterais desse modelo de tela permite que o seu olhos captem imagens das bordas através da visão periférica. Assim, abraça o seu olhar e te entrega uma experiência de visão mais próxima da que vivemos no real. 

Dessa forma, o aparelho ainda mais com a imersão no conteúdo, sem demandar o uso de outros acessórios.

3 – Design ergonômico: conforto ocular

Com seu design ergonômico, o monitor curvo é capaz de reduzir a intensidade do brilho e fazer com que os pixels se direcionem de uma maneira mais suave para os olhos. 

Além disso, a tela curva se alinha melhor a curvatura natural dos olhos, reduzindo o esforço da vista para acompanhar a luz da tela e causando menor fadiga para o usuário da tela.

Todas essas características colaboram para uma projeção de luz mais natural em relação à tela plana. Assim, o monitor curvo se aproxima da vida real e oferece mais conforto para os seus olhos. 

4- Maior contraste

Na tela plana a imagem pode ficar um pouco mais dispersa nos olhos do usuário, já na curva ela se concentra. Assim, o monitor curvo é capaz de exibir mais contraste. 

Essa característica é importante para estabelecer uma maior diferença possível entre o branco e o preto, colaborando para uma visualização melhor tanto de imagens com muito brilho quanto para imagens muito escuras.

Desvantagens do monitor curvo

O monitor curvo pode projetar bastante reflexo, então é interessante mantê-lo longe das fontes de luz, como janelas ou luminárias logo acima da mesa onde ele estiver acomodado.  

Além disso, essa tela só pode ser usada por uma pessoa. Caso você queira jogar com outras pessoas, por exemplo, pessoas em diferentes posições em relação à tela poderão enxergar a imagem de diferentes formas.

E o que pode vir a ser uma desvantagem dependendo do seu espaço para instalação, é a necessidade do posicionamento adequado do equipamento para você conseguir aproveitar todo o seu potencial. O principal ponto é que você precisa sentar perto da tela. Mas isso pode ser um empecilho para outros modelos também.

Monitor de tela curva faz sentido pra quem?

A tela curva é um ótimo investimento para os gamers, consumidores e produtores de conteúdo audiovisual. Afinal, com esse periférico você consegue se sentir dentro do jogo ou filme, por exemplo.

Sendo assim, para os jogadores de plantão a imersão e ergonomia oferecidos pelo periférico são os maiores ganhos.

Já para os produtores audiovisuais e profissionais criativos de maneira geral, a expansão do campo de visão lhes permite mais área para trabalho e a curvatura entrega uma imagem mais natural, sem as distorções da tela plana.

Para pessoas que trabalham com muitas planilhas e documentos ao mesmo tempo, um monitor curvo grande também pode ser uma boa pedida. Já que com ele é possível dispor diferentes documentos lado a lado, otimizando a visualização. 

Como escolher um monitor curvo?

Tudo depende da sua necessidade, mas um dos aspectos mais importantes para se observar é o raio de curvatura da tela. Quanto menor o valor do raio, representado pelo R, mais curvada será a tela. Confira o infográfico da Samsung para visualizar melhor essa relação de raio e curvatura:

Quanto mais curvada a tela maior maior será sua profundidade, assim você sentirá mais o efeito imersivo e terá uma percepção ainda mais aplicada do seu campo de visão.

Para além disso, você precisa saber qual sua principal intenção para o uso da tela plana, a depender disso você precisa avaliar a resolução, tipo de painel, conectores e outros recursos. 

Na 123Comprou você encontra um modelo de monitor curvo perfeito para longas horas de uso. E no nosso site você também encontra outras opções de monitor para montar o setup perfeito para seu home office e/ou momentos de jogatina.

Curtiu esse conteúdo? Acesse o nosso blog para encontrar mais artigos como esse e siga a 123 no Instagram e no Facebook. 

Related posts
Mundo Gamer

Compreenda a diferença entre HD e SSD

Mundo Gamer

Por onde começar a montar o seu setup gamer?

Mundo GamerShopping

10 Fones de ouvido gamer em promoção

Mundo GamerTecnologia

Saiba já como deixar o seu PC mais rápido

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *