Mundo GamerTecnologia

Saiba já como deixar o seu PC mais rápido

Homem branco sentado jogando em uma lan house.

Na rotina gamer, deixar o PC mais rápido é fundamental. Afinal, conforme os jogos e gráficos evoluem, o hardware também precisa evoluir. Daí, muita gente deseja montar a máquina dos sonhos.

A verdade, é que não existe peça milagrosa: o computador funciona em harmonia com todas as peças. Qualquer que seja o hardware que diminui a performance, teremos alguma perda de desempenho.

Entretanto, tem alguns itens que são praticamente obrigatórios para você ter a performance que deseja.

Para que você sane todas as suas dúvidas, trouxemos dicas básicas para que não fique na mão.

1 – Aposte em SSD se quiser jogar em paz

SSD da Adata na horizontal.
(Adata – Divulgação)

Embora a gente foque muito em partes como o processador e a placa de vídeo, o SSD é fundamental. Afinal, ele garante que você possa tanto abrir como salvar rapidamente os dados do jogo.

Já lidou com aquela demora absurda para conseguir salvar algo ou até para abrir o arquivo do jogo? Pois é, o HD já não dá mais conta do recado para jogos mais complexos.

Outra dica clássica: se não tem condições financeiras de adquirir muito espaço em SSD, fracione! Deixe os arquivos pesados dos jogos no SSD e os demais no HD convencional. Assim, terá uma rotina de jogos muito mais satisfatória.

2 – Não tem jeito: você precisa de um bom processador

Há um processador sendo instalado em uma placa-mãe.
(Foto: Canvas – Reprodução)

Embora muita gente chame o gabinete de CPU, na verdade, a CPU é de fato o processador. Na verdade, nada mais é do que uma sigla para Central Processing Unit. Mas, em tradução livre, podemos chamar de Unidade Central De Processamento.

Para quem estuda computação, sabe que lidamos com uma série de dados binários, inclusive com os comandos dos periféricos. Daí, há o seguinte caminho lógico: Entrada → Processamento → Saída. Tanto para os dados entrarem, quanto para haver uma resposta, precisa que tudo seja processado.

Ou seja, o processador é como se fosse o cérebro da sua máquina! Você iria querer ter um cérebro meia-boca? Podemos apostar que não!

Por exemplo, os processadores mínimos exigidos para jogar League Of Legends (LOL) são Pentium Dual Core E6600 3.06GHz ou Phenom 8750 Triple-Core. Entretanto, consequentemente, apostar em processadores mais avançados garantirá uma performance muito superior.

3 – Placa Mãe: a responsável por integrar tudo

(Foto: Canvas – Reprodução)

Se o processador é um cérebro que processa os seus dados, que ficam mais rápidos de abrir graças ao SSD, tudo isso precisa de nervos, não acha? Quer dizer, essa é uma boa analogia para dizer o que a Placa-Mãe faz.

A placa-mãe acaba sendo a grande responsável por integrar todos os mecanismos de funcionamento. Logo, ela precisa ser compatível com as velocidades de transferência e com os padrões de encaixe. Por exemplo, hoje em dia, a galera está com tudo no padrão no SATA.

Sendo assim, antes de comprar o seu hardware, precisa se certificar de que a sua placa-mãe é compatível com eles e vai fazer jus ao restante. Deixar o PC mais rápido requer estratégia e planejamento!

4 – Memória RAM: simplesmente fundamental

Há duas plaquinhas de Memória RAM DDR3 sobrepostas.

Outro fator fundamental que você precisa para jogar bem, é ter Memória RAM o suficiente. Sabe do que se tratam as plaquinhas desse tipo de memória?

Na prática, a Memória RAM é a responsável por executar os seus arquivos. Ou seja, eles estão salvos no SSD OU HD, mas, para serem executados, isso ocorre graças à RAM. Quando a sua CPU efetua o processamento do comando, é assim que funciona!

Atualmente, a maioria dos jogos podem ser jogados com o mínimo de 2Gb a 4Gb. Mas, se você quiser jogar e fazer outras coisas simultâneas, talvez precise de mais. Às vezes, muito mais, se não quiser passar nervoso!

Portanto, para avaliar de quanto precisa, vai depender do tipo de arquivo que quer abrir e das coisas que quer fazer ao mesmo tempo.

Hoje em dia, tem uma galera que usa mais de uma plaquinha do tipo DDR 4. Tem quem queira alcançar 8Gb e quem queira chegar aos 16Gb ou mais. Tudo depende da real necessidade!

5 – Placa de Vídeo Para Gráficos Perfeitos

(Foto: Canvas – Reprodução)

Deixar o PC mais rápido é necessário, porém, do que adianta se não tivermos resultados condizentes na imagem? Isso vale tanto para a galera gamer, quanto para a galera que trabalha com edição de imagens e vídeos.

As melhores placas de vídeo do mundo, por exemplo, até o momento, são a Ge-Force RTX 2080 ti da Nivea e a Radeon RX 5700 da AMD. Consequentemente, são razoavelmente caras.

Logo, a dica é analisar as que possuem melhor qualidade de processador de gráficos (GPU), largura de banda (clock),  mais VRAM, que seria uma memória RAM específica só para os vídeos e presente nas placas, etc. Além de ver as que performam melhor, precisa ser algo compatível com o seu bolso e com o restante do hardware.

Viu só como deixar o seu PC mais rápido? Aproveite e conheça o nosso catálogo completo de informática!

Related posts
Tecnologia

O TCL 30 5G é bom? Conheça o novo lançamento da marca!

SegurançaTecnologia

Começou a Black Friday na 123 Comprou!

Mundo Gamer

Compreenda a diferença entre HD e SSD

Mundo Gamer

Por onde começar a montar o seu setup gamer?

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *