Cotidiano

Como criar o seu mural dos sonhos para 2021

O ano de 2021 começou oficialmente e com ele chegaram também os desejos de um ano melhor. Seja se alimentar de uma forma mais saudável, mudar de carreira ou dedicar mais tempo à família, o clima de recomeço dá uma motivação a mais para colocar todos os planos em prática.

Por esse motivo, criar um mural dos sonhos pode ser uma boa forma de visualizar seus planos, criar estratégias para conquistá-los e renovar sua motivação todos os dias. Neste artigo vamos discutir como essa ferramenta pode te ajudar e porquê é importante manter a motivação para enfrentar os desafios em 2021. 

Veja também:

Motivação

A motivação é aquela energia e impulso que levam à uma ação. Assim, seja no ambiente de trabalho ou em ambições pessoais, a motivação é um importante combustível para conseguir alcançar metas. E não é à toa, a motivação está associada a níveis mais altos de felicidade, qualidade no trabalho, e principalmente, de sucesso.  

Para existir a motivação, no entanto, é preciso haver um objetivo que faça sentido para o indivíduo. Afinal, pesquisas indicam que quanto mais fortes forem os motivos, maior será o desempenho e determinação para ir em busca da realização de um sonho. Dessa forma, para encontrar a fonte de sua motivação, é necessário estabelecer quais são as bases dos seus objetivos e o quanto elas fazem sentido para você. Algumas das perguntas que você pode se fazer são:

  • Quais são minhas prioridades?
  • O que mudaria em minha vida ao alcançar meus objetivos?
  • Como posso ir estrategicamente atrás deles?

Teoria da expectativa

A Teoria da Expectativa é sustentada por dezenas de estudos que fazem parte das teorias da motivação. Logo, essa teoria afirma que a motivação é o produto do quanto você valoriza seu objetivo e o quanto você acredita que pode alcançá-lo. Essa é a fórmula mágica para atingir objetivos, segundo pesquisadores.

Dessa maneira, os desafios que surgem ao ir atrás de um objetivo estão ligados a uma falha em em uma ou ambas as partes da motivação. Por exemplo, metas a longo prazo acabam sendo mais suscetíveis a serem deixadas de lado porque muitas vezes as pessoas não conseguem enxergar o verdadeiro benefício das metas e subestimam sua própria capacidade de alcançá-las.

Vencendo desafios

O erro está justamente ao avaliar seus objetivos desde o princípio. É necessário compreender o valor de todos os pequenos passos para a conclusão de um objetivo, principalmente para as metas a longo prazo. Caso contrário, essas ações acabam se tornando abstratas e difíceis de encontrar o seu valor. 

É preciso encarar os sonhos de uma maneira mais estratégica para torná-los realidade. Se o seu sonho for viajar o mundo, por exemplo, divida em pequenas partes. Por exemplo, faça o seguinte questionamento: o que eu precisaria fazer para tornar esse sonho realidade? Em que isso me beneficiaria? Assim, será possível visualizar quais passos serão necessários para chegar onde almeja.

Sob o mesmo ponto de vista, é possível utilizar ferramentas para fortalecer o seu ânimo, manter suas metas em mente e ir com garra atrás de seus objetivos. E o mural dos sonhos pode ser uma delas.

O que é um mural dos sonhos?

O mural dos sonhos é uma espécie de tela em branca que te fará materializar todos os seus sonhos. Ele funciona como uma projeção do que você quer encontrar em seu futuro. Logo, as opções do que colocar nele são infinitas, pois o objetivo dele é projetar seus sonhos de forma mais concreta

Visualizando seus objetivos

Pesquisas recentes revelaram que o estabelecimento de metas está relacionado a maiores níveis de autoconfiança, motivação e autonomia. E além disso, um estudo de 2015 mostrou que pessoas que escrevem seus objetivos,  tem 33% mais chances de se tornarem bem-sucedidas em alcançá-los do que aqueles que formulavam os resultados apenas em suas mentes.

Embora visualizar a realização de sonhos possa ajudar bastante a manter a motivação, é importante saber que visualizar a coisa errada diminui a propensão a atingir objetivos. Isso acontece, por exemplo, ao visualizar apenas a conclusão de um objetivo. Em contrapartida, pesquisadores acreditam que visualizar a coisa certa da maneira certa pode aumentar as chances de sucesso.

Isso significa que para usar a visualização a seu favor, é preciso visualizar uma ação, afinal, ela leva justamente a concretização dessa ação e traz resultados concretos. Acompanhe o seguinte exemplo. Se você está buscando melhorar seu condicionamento físico, em vez de se visualizar com um físico esguio e esbelto, procure focar nas escolhas que você deve tomar para alcançar esse objetivo. Pode ser uma mudança em sua alimentação ou uma dedicação maior aos treinos. 

O importante é que o foco esteja justamente nas ações que serão realizadas para tornar realidade o seu sonho. Não visualize o resultado. Em vez disso, visualize o caminho que o levará até lá e os passos que você precisa dar ao longo desse caminho.

Como fazer um mural dos sonhos? 

O mural dos sonhos é também uma maneira de exercer toda a sua criatividade. Por isso, não se limite. O ideal é que você escolha o meio em que se sinta mais confortável, seja papel ou até digitalmente. Sendo a forma mais comum as colagens, com recortes de revistas e papel em uma cartolina 

Para entrar em ação, permita que seus pensamentos fluam de maneira contínua e vá preenchendo o espaço em branco com imagens que te remetam seus objetivos. Aos poucos, seus sonhos vão tomando forma. Os formatos são variados, pode ser em forma de colagens, desenhos, ou até pequenos murais espalhados pela casa. 

Nesse sentido, é interessante pensar também em frases, músicas e conteúdos que te motivem e recordem das bases do que se está buscando. Afinal, o mural dos sonhos serve principalmente como um motivador. Ou seja, ele é aquele gás a mais para realizar seus sonhos.

O que colocar em seu mural dos sonhos?

  • Fotos e imagens do que se espera alcançar
  • Frases, músicas e trechos de livro que te motivam
  • Coisas que te remetem ao esforço necessário para conquistar seus objetivos

Pronto, agora você já tem tudo o que precisa para criar seu mural de sonhos e ter a motivação necessária para alcançar seus objetivos.

E, aí, curtiu as dicas?! Comente aqui quais são seus objetivos para 2021!

Related posts
CotidianoIluminação

11 principais tipos de iluminação para jardim

Cotidiano

Presente de Dia das Mães: 8 opções eletrônicas incríveis

CotidianoTecnologia

Alexa: saiba como essa assistente virtual inteligente pode ajudar na sua rotina

Cotidiano

Dia da Mulher: 5 fatos históricos que marcaram as conquistas no Brasil

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *