Cotidiano

Dia do leitor: 8 dicas de livros para ler em 2021

Dia 7 de janeiro é dia do leitor no Brasil! Essa data foi escolhida para celebrar o hábito daquelas pessoas que viajam no tempo sem sair de casa, que conhecem pessoas, lugares e histórias apenas pelas páginas de livros, revistas e jornais. 

O dia do leitor

No entanto, o dia do leitor não foi escolhido à toa. Em resumo, essa data foi selecionada como uma homenagem ao jornalista precursor do modernismo brasileiro Demócrito Rocha e marca o lançamento do jornal cearense “O Povo”, em 1928. 

Com 92 anos de existência, o jornal marcou uma época na literatura brasileira ao disseminar o modernismo cearense pelo país. Além disso, entre seus escritores estiveram intelectuais como Rachel de Queiroz, autora do popular romance “O Quinze”, Filgueiras Lima, educador e poeta cearense responsável pela reformulação do ensino regular, Suzana de Alencar Guimarães, a primeira repórter mulher a assinar uma matéria no jornal, entre outros.

O jornal “O Povo” atualmente é o segundo maior do Ceará em número de tiragens e já recebeu 9 prêmios Esso, uma das maiores condecorações do jornalismo brasileiro. Ademais, seu fundador, Demócrito, foi membro da Academia Cearense de Letras e publicava vários de seus poemas em seu jornal. Ele faleceu 15 anos após fundar “O Povo”, vítima de tuberculose. Assim, foi em sua homenagem que hoje é o Dia do leitor!

Veja também:

O hábito da leitura 

A leitura é um hábito que é adquirido ao longo da vida. Portanto, ninguém nasce sabendo. Por isso, é preciso uma boa alfabetização, incentivos e estímulos para que esse hábito permaneça na vida das pessoas também na fase adulta. 

A leitura é definida pelo Oxford Languages como o ato de apreender o conteúdo de um texto escrito. Dessa forma, é por meio da decodificação, análise e interpretação de um texto que ela acontece. E isso exige um esforço cerebral para acontecer.

Por essa razão, esse hábito é extremamente importante para exercitar as capacidades cerebrais. Pesquisas científicas realizadas pela Universidade de Stanford no Estados Unidos e na Unidade de Neuroimagiologia Cognitiva do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica comprovaram o bem que a leitura faz ao cérebro. E mais, por meio de exames de ressonância magnética, pesquisadores confirmaram que a leitura envolve uma rede complexa de circuitos e sinais no cérebro. Conforme o hábito da leitura se mantém, essas redes ficam mais fortes e sofisticadas.

Logo, a leitura proporciona benefícios que vão muito além de um momento de lazer. Ela proporciona uma maior autonomia e abre portas para um mundo de informações e conhecimento, possibilitando adquirir referências e informações necessárias para um futuro promissor.

No entanto, existem alguns empecilhos no caminho da leitura. Além dos obstáculos na alfabetização, a dificuldade de acesso aos livros, a concorrência com as redes sociais e a falta de referências podem ser outros fatores que impossibilitam a leitura de uma forma proveitosa. 

Os leitores do Brasil 

No Brasil, por exemplo, o hábito da leitura, apesar de estar mais presente entre os jovens, segundo pesquisa Retratos da Leitura no Brasil realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural e o Ibope Inteligência, o número de livros lidos por ano está muito aquém do aceitável. 

A média no país, apesar de uma data dedicada aos leitores como é o dia do leitor, gira em torno de 4,96 livros por habitante ao ano. Entretanto, apenas metade desses livros são lidos até o fim. Apenas para comparação, na França essa média está em 21 livros. Portanto, essa ainda não é uma prática que está inserida de uma forma regular na vida dos leitores no Brasil. E os motivos apontados pela pesquisa para não adquirir esse hábito variam entre a falta de tempo e a dificuldade na leitura. 

Além disso, a dificuldade em encarar o livro como mais uma atividade de lazer é um outro fator. Afinal, atualmente há uma grande competição com a televisão, redes sociais e jogos eletrônicos. 

Qual é o verdadeiro impacto da falta de leitura?

Os impactos da falta de leitura na vida das pessoas são muitos e vão desde problemas menores como erros ortográficos, à uma menor capacidade de interpretação, de argumentação e produção de textos com coerência e coesão. 

Atualmente, algumas pesquisas, como o relatório recente da Fundação Annie E. Casey, apontam que estudantes que não possuem o hábito de leitura terão dificuldades na vida acadêmica e escolar. Ademais, essas dificuldades se estendem para a vida pessoal, podendo trazer dificuldades na comunicação e até mesmo na auto estima. 

Como adquirir esse hábito?

Agora que você já sabe a importância desse hábito, aproveitamos o dia do leitor e separamos aqui algumas dicas de como adquirir esse hábito: 

  • Leia sobre assuntos e temas que te interessem
  • Separe um momento para ler
  • Tenha sempre um livro com você
  • Use seu tablet ou outros dispositivos móveis

6 dicas de livros para ler em 2021

Por fim, para celebrar o dia do leitor no país, separamos para vocês uma lista com 6 dicas incríveis de livros para ler em 2021.

Sapiens de Yuval Noah Harari 

Em Sapiens, o doutor em história pela Universidade de Oxford, Yuval Harari remonta a história da humanidade, desde o princípio da espécie, até os dias atuais e faz análises extraordinárias sobre os seres humanos. É um bom livro para refletir neste começo de ano!

Fique Comigo de Ayòbámi Adébáyò

Este é um livro para devorar! Assim, o romance de estreia da escritora nigeriana retrata a história de um casal também nigeriano sob a ótica do marido e da esposa. O livro finalista do prêmio Baileys Women’s Prize for Fiction traz luz à questões da sociedade nigeriana e do ambiente político do país. É um livro que traz as emoções à tona e questiona os limites do amor familiar. 

Geração de Valor de Flávio Augusto Da Silva

Esse é o livro para quem está buscando uma inspiração para dar o start naquele sonho. Escrito pelo fundador da rede WiseUp, Flávio Augusto neste livro incentiva as pessoas a saírem do senso comum e mostra que empreendedorismo é para todos. 

Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho de Thiago Nigro 

Em seu livro de estréia, o criador da plataforma Primo Rico discorre sobre os aspectos fundamentais para uma vida financeira saudável e principalmente, uma independência financeira. Por esse motivo, é uma leitura essencial para quem busca aprender como gastar bem, investir melhor e ganhar mais. 

O poder do hábito de Charles Duhigg

Em O Poder do Hábito Charles Duhigg apresenta cases de mudanças de hábitos que resultaram em grandes sucessos. E mais, ele mostra como hábitos são essenciais para transformar e ter sucesso por meio de padrões que permeiam nossas vidas.

Olhos D’Água de Conceição Evaristo 

Para quem prefere um livro de contos, o livro Olhos d’água da Conceição Evaristo é uma ótima pedida! Isso porque doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, Conceição Evarista traz o enfoque dos seus contos para as vidas de mulheres negras de diferentes idades e contextos sociais no Brasil. 

A coragem de ser imperfeito de Brené Brown 

A palestra transformada em livro pela escritora Brené Brown traz luz a temas como vulnerabilidade, medo, vergonha e imperfeição. A escritora fala sobre a importância de enfrentar nossas inseguranças e nos aceitarmos para mudar a forma como vivemos.

E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas de Emicida

Se você tem crianças em casa e está buscando estimular o hábito da leitura nos pequenos, logo, esse livro é uma ótima escolha para 2021. Em suma, Emicida fala sobre como o medo pode muitas vezes paralisar, até mesmo os adultos, e da coragem necessária para enfrentá-los. Vale a pena conferir! 

Em síntese, viu só quantas dicas incríveis de leitura para este ano?! Então, aproveite as dicas e adquira agora mesmo um tablet para a dar o start no seu hábito de leitura!

Related posts
Cotidiano

Mês do Orgulho LGBTQIA+: Como celebrar?!

CotidianoShopping

Presentes de dia dos namorados: 9 opções de até R$100

Cotidiano

Qual a diferença entre o secador de cabelo profissional e o comum?

CotidianoShopping

10 Ideias de presente para o dia dos namorados

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *