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Empresa humanizada: Descubra o que é necessário para se tornar uma

Empresa humanizada, segundo estudo publicado na Revista de Administração de Empresas publicada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP), é aquela que possui uma gestão que cuida e valoriza seus colaboradores. Essas são empresas que proporcionam uma melhor qualidade de vida e de trabalho aos seus funcionários. Dessa maneira, o objetivo é a construção de relações mais democráticas e justas, além de contribuírem para o desenvolvimento e crescimento das pessoas.

Hierarquia de Necessidades

Para muitos não é novidade, mas algumas lideranças e empresas apenas agora perceberam que não é possível que seres humanos trabalhem como máquinas, destituídos de emoções. Ao contrário, seres humanos possuem valores, atitudes e motivações que permeiam toda a sua vivência, desde o trabalho até a sua forma de consumir, por exemplo. 

E isso foi teorizado em meados dos anos 1950 pelo psicólogo e teórico estadunidense Abraham Maslow. Ele foi o responsável pela elaboração de conceitos como a auto realização e a Hierarquia de Necessidades. Para Maslow, os seres humanos possuem necessidades que vão além das fisiológicas. E elas são expressas em 5 categorias: necessidades fisiológicas, segurança, afeto, estima e autorrealização. Logo, uma vez que os indivíduos possuem suas necessidades mais básicas como as fisiológicas satisfeitas, eles buscarão satisfazer outras necessidades, como segurança e estima.

Veja também:

Mas o que isso tem a ver com empresa humanizada?

Uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva mostrou que apenas um terço dos trabalhadores formais entrevistados está feliz com o próprio trabalho. Aliás, para quase 90% deles, o dinheiro não é a motivação mais importante para alcançar uma satisfação. Para eles, a valorização e o reconhecimento por meio de premiações podem melhorar muito o ambiente de trabalho, a produtividade e a felicidade com a própria função de uma maneira geral.  

Ou seja, uma vez que as necessidades de segurança material e fisiológicas são atendidas, os colaboradores buscam outras formas de satisfação como o reconhecimento, prestígio, autonomia em suas funções, entre outras. 

E é nesse ponto que entra a empresa humanizadas. Elas se sobressaem por seu modelo mais consciente e sustentável a longo prazo. Afinal, elas possuem colaboradores mais satisfeitos, felizes, motivados e portanto mais produtivos, como mostrou a pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia que apontou que funcionários mais felizes produzem até 31% mais. 

E essa não é a única vantagem de uma empresa humanizada. Afinal, para elas, tanto os clientes, quanto colaboradores, parceiros e principais stakeholders possuem uma imensa importância ao negócio. Isso significa que, por meio de valores bem estabelecidos, o propósito é que todos devem prosperar e se desenvolver juntos.

Dinheiro não é o único motivador!

É claro que para uma boa manutenção e prosperidade do negócio, o dinheiro possui uma grande importância. No entanto, essas empresas possuem

outras motivações tão importantes quanto, tais como o impacto social que trazem, as boas experiências tanto para seus clientes, quanto para os colaboradores, além do desenvolvimento de uma cultura empresarial mais consciente, relações mais democráticas e justas e a contribuição para o desenvolvimento e crescimento das pessoas.

E isso impacta positivamente nos resultados dessas empresas. Um mapeamento realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo junto ao Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) mostrou que negócios que possuem projetos de bem estar social possuem um maior engajamento dos colaboradores, o que gera uma maior fidelização de clientes. 

Logo, essa combinação por si só já seria extremamente positiva. Mas tem mais: ela gera até duas vezes mais rentabilidade para a empresa. Ou seja, colaboradores mais felizes fazem um trabalho de melhor qualidade e isso converte em clientes também mais felizes. 

Segundo o levantamento Empresas Humanizadas apresentado pelo mesmo Instituto citado anteriormente em março de 2019, essas empresas são duas vezes mais rentáveis do que a média, possuem clientes até duas vezes mais satisfeitos em relação às empresas que seguem outros modelos de gestão, além de colaboradores até 225% mais felizes. Ou seja, os benefícios são imbatíveis!

E quais são as principais características de uma empresa humanizada?

À vista disso, o levantamento também indicou cinco pontos comuns a todas as empresas brasileiras que são denominadas como humanizadas. E esses pontos são: 

  • Cuidado com o bem estar dos funcionários e acionistas
  • Propósito além do lucro
  • Orientação para atender às necessidades de todos os stakeholders, seja clientes, colaboradores ou acionistas
  • Lideranças conscientes e positivas
  • Cultura empresarial saudável

É possível realizar um teste no site do levantamento para avaliar se sua empresa se encaixa nessas características e é uma empresa humanizada. 

123 Comprou: empresa humanizada!

Na 123 nós entendemos o imenso valor do capital humano para o nosso negócio. Dessa forma, buscamos humanizar e unir valores nas relações de trabalho. E muito mais, prezamos imensamente pelo desenvolvimento da nossa equipe e praticamos uma cultura empresarial saudável. Ou seja, todos os colaboradores possuem voz, autonomia e liberdade para agir e colocar suas ideias em prática. 

Assim, na 123 Comprou! as ações vão muito além de construir apenas um ambiente de trabalho bonito e fornecer mimos para os colaboradores. Buscamos construir juntos um ambiente saudável, desde o primeiro contato com os funcionários. Isso significa reconhecer o valor de cada profissional que se dedica a empresa e dessa maneira, criar um senso de pertencimento e a união de propósitos.

Great Place to Work 

E esse esforço conjunto foi reconhecido! Logo, em novembro de 2020 a 123 Comprou! recebeu o selo Great Place to Work e hoje é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. 

Essa certificação é concedida pela GPTW, uma empresa de consultoria especializada na melhoria do ambiente de trabalho e valorização do capital humano. Além da consultoria, a empresa divulga anualmente uma lista de selos que reconhecem as empresas que se destacaram em sua gestão dos colaboradores, permitindo que todos na organização alcancem o seu máximo potencial.

Na 123 Comprou, mesmo em um ano repleto de incertezas como 2020, foi possível conquistar esse selo e muito mais! Crescemos, e nosso time de encantadores também foi reconhecido através da indicação ao Prêmio Reclame Aqui. E apesar de não termos saído vencedores, alcançamos o terceiro lugar na votação. Novamente, isso prova o quanto o nosso cuidado com os colaboradores se estende aos nossos amados clientes. 

No entanto, nada disso seria possível sem o apoio de uma equipe altamente qualificada e alinhada aos propósitos da 123. Por aqui, o impossível vira possível, o difícil se torna fácil e aprendemos com o nosso trabalho todos os dias!

Gostou!? Então já aproveita e acompanha a nossa página no Linkedin. Por lá te contamos muito mais sobre o nosso incrível e reconhecido modelo de gestão humanizada!!

 

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