Iluminação

Plafon Led de sobrepor: Como instalar

Você conhece o plafon led sobrepor? Essa é uma das variedades de luminárias de teto. Seu diferencial está justamente em sua instalação simples e versátil. Dessa maneira, o plafon led sobrepor possibilita transformar a luminosidade, trazendo mais sofisticação que as lâmpadas convencionais. Tudo isso levando em conta as particularidades de cada ambiente e qual a melhor tonalidade de acordo com a sua função. 

O Led

Primeiramente, os plafons, também conhecidos como placas de Led, são um dos tipos de iluminação led disponíveis. Mas você sabe o que é o led? Basicamente, a sigla vem do inglês e significa Light Emitting Diode, que traduz livremente para Diodo Emissor de Luz.

Dessa forma, o Diodo Emissor de Luz é um modelo de condutor que energizado pela eletricidade possui a capacidade de gerar luz. A princípio, era apenas utilizado para sinalizar se aparelhos eletrônicos estavam ligados ou não. No entanto, atualmente a tecnologia foi adotada para iluminar ambientes e não apenas dispositivos eletrônicos como antigamente.

Inegavelmente essa mudança em sua utilização se deu por tamanha qualidade de entrega. Em outras palavras, o led possui uma capacidade luminosa superior e muito mais econômica que modelos tradicionais como as lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Isso acontece porque, ao contrário desses modelos citados anteriormente, as lâmpadas led quase não geram calor, o que resulta em um menor consumo de energia elétrica. 

Em números, essa tecnologia gasta até 80% menos energia que outros modelos convencionais. Com um tempo de vida útil de 25 mil até 50 mil horas de modo contínuo.

O que é o Plafon? 

De origem chinesa, os plafons são um tipo de luminária que possuem como característica sua grande emissão de luz por um baixo consumo de energia, justamente devido a tecnologia LED. 

Já o Plafon de Led Sobrepor nada mais é que uma luminária de teto que não necessita de recortes no forro para sua instalação. Como o nome já sugere, a luminária é sobreposta no teto, ou na parede e por isso, sua estrutura fica “para fora”. Isso faz com que sejam excelentes não apenas por sua instalação que é feita de uma forma simples, mas também por criar um efeito mais moderno. 

Tipos de Plafon Led de sobrepor

Existem diversos tipos de plafon de led sobrepor, desde tamanhos e formatos diferentes, como redondo e quadrado, até à diferenças em sua tonalidades, como por exemplo os tons branco quente, morno e frio. De modo geral, esses tipos de plafon são uma ótima escolha para quem busca uma iluminação mais ampla ou até mesmo, evidenciar a decoração. 

Plafon Led de sobrepor Branco frio

A tonalidade branco frio tem por característica uma luminosidade branca mais clara e intensa. Assim, sua temperatura varia entre 6000K e 6500K. O fato de a tonalidade possuir o nome branco frio, no entanto, não interfere em nada em sua temperatura real. Afinal, como mencionamos anteriormente, as lâmpadas led praticamente não geram calor. Logo, essa não deve ser uma preocupação.

Por outro lado, devido à alta intensidade, essa tonalidade apresenta um efeito energético nas pessoas,  tendendo a deixá-las mais agitadas, atentas e acordadas. Por isso, não é a melhor tonalidade para quartos e salas de estar, ou ambientes onde você deseja relaxar. Sua utilização ideal é em cozinhas, banheiros e ambientes comerciais como escritórios e galpões. 

Plafon Led de sobrepor Branco morno

Para quem busca uma tonalidade em um meio-termo, a branco morno é uma ótima opção. Sua temperatura vai de 4000K a 4500K e possui uma coloração um pouco mais amarelada, mas não tanto quanto a tonalidade branco quente.

De antemão, por se tratar de uma tonalidade mais equilibrada, ela não possui o efeito tão energizante quanto a opção branco frio e tampouco tão relaxante quanto a branco quente. Por isso, é ideal para ambientes como salas de jantar e estar. Além disso, é comum sua utilização em camarins e espelhos, pois essa tonalidade mantém as cores mais naturais.

Plafon Led de sobrepor Branco quente

Para quem busca um ambiente mais relaxante, o branco quente é a melhor pedida! Sua tonalidade, apesar do nome, é mais similar à um amarelo e é muito utilizada em quartos e salas de estar. Afinal,ela possui um efeito oposto ao branco frio. Sua temperatura está entre 3000K e 3500K. 

Como instalar plafon de Led sobrepor

Agora que você já sabe quais são alguns dos tipos de Plafon Led Sobrepor, vamos aprender como fazer a sua instalação?!

O primeiro passo é separar quais serão as ferramentas necessárias para realizar a sua instalação:

  • luvas para proteção;
  • escada;
  • furadeira;
  • alicate;
  • lápis;
  • fita isolante.

Agora que já temos os materiais em mãos, é hora de botar a mão na massa! 

Antes de qualquer coisa, para sua maior segurança, certifique-se de que a energia elétrica do ambiente onde será feita a instalação está desligada e que você possui todos os materiais de segurança em mãos. 

  1. Já seguindo todas as medidas de segurança como luvas e desligamento da energia elétrica, com o lápis, marque onde será feita a instalação. Uma boa dica é tentar fazer a marcação do tamanho do plafon de led sobrepor, assim você evitará que fique desalinhado.
  2. Após fazer a marcação, faça dois furos no teto com a furadeira.
  3. Com a energia já desligada, desencape com o alicate e os cabos de energia que já estarão no teto. 
  4. Nesse momento você já deve estar com os dois fios, do teto e do plafon, desencapados. Agora, bata apenas uni-los usando o alicate e isolá-los com fita isolante.
  5. Agora coloque o seu plafon de sobrepor no teto nos furos que foram realizados anteriormente. Geralmente, os kits já possuem buchas e parafusos para a instalação. 
  6. Ligue a sua energia para se certificar de que tudo está funcionando.
  7. Pronto! Agora você já tem o seu plafon led de sobrepor devidamente instalado. 

Viu como é fácil instalar o seu plafon led de sobrepor?! Então não perca tempo, adquira já o seu e modernize todo o seu ambiente! 

Para mais conteúdos sobre iluminação, visite o blog, temos diversos conteúdos pensados especialmente para vocês! 

Related posts
Iluminação

Lâmpada Inteligente: Benefícios e Uso com Alexa

Iluminação

Como instalar a fita led na sua TV?

CotidianoIluminação

11 principais tipos de iluminação para jardim

Iluminação

As 6 melhores luminárias plafon

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *