Iluminação

Qual a diferença entre os watts e volts da sua lâmpada?

A situação é recorrente: vamos comprar o nosso item de iluminação e ficamos na dúvida sobre qual escolher. Qual a diferença entre watts e volts? O que faz uma lâmpada ser boa de verdade? Como é natural surgirem questionamentos, vale sempre a pena entender mais a fundo.

Logo de cara, sabemos que estamos tratando de duas grandezas físicas, isto é, unidades de medida da energia elétrica. Ambas são utilizadas como o padrão internacional. Ou seja, em qualquer lugar do mundo você pode efetuar a sua compra por esse parâmetro.

Que tal começarmos pelos watts? Essa unidade de medida diz respeito à potência que o item de iluminação consegue exercer.

De modo prático, a potência nos mostra quanto de energia elétrica o aparelho consegue converter em outro tipo de energia. No caso de uma lâmpada, o quanto de energia elétrica pode ser convertida em luz.

Entenda a potência dos watts no LED

Retrato do engenheiro James Watts, que esboça semblante sério.
James Watt, engenheiro cujo sobrenome serviu de homenagem para a grandeza física watt. Destacou-se pelo uso da energia a vapor. (Foto: Henry Howard – Reprodução Wikipedia)

Para exemplificar, as tradicionais lâmpadas incandescentes têm o seguinte problema: elas convertem eletricidade em luz, mas também em calor. Na verdade, elas produziam muito mais calor do que luz. É por isso que a tecnologia LED tem sido tão valorizada hoje em dia.

Essa valorização é acentuada ao passo que 1w de LED equivale a 10w da incandescente. Ué, mas por quê? Simples! Boa parte dos watts dos modelos antigos são transformados em calor. Como o LED é mais preciso, 1w dá conta de produzir a mesma quantia de luz.

Neste momento, matamos a primeira charada! Se a sua intenção é adquirir um LED que produz mais luz, escolha pela potência. Um item de iluminação LED com 100w produz muito mais luz do que uma de 20w. Agora, se o seu parâmetro é a lâmpada comum, é só multiplicar o valor do seu LED por 10. Não tem erro!

Então, para que servem os Volts?

Há uma lâmpada acesa, a qual precisamos sempre entender os seus watts e volts.
A grandeza física dos volts também tem o seu papel na hora de escolher um item de iluminação.

Agora que compreendemos do que se tratam os watts, precisamos ficar por dentro dos volts. Por isso, o que essa unidade de medida quer dizer? Basicamente, essa grandeza mede a tensão elétrica do dispositivo elétrico em questão.

A tensão elétrica trata da quantia de energia que precisa ser gerada para movimentar uma determinada carga elétrica. Sendo assim, imagine que a fiação elétrica funciona como uma estrada. Em uma estrada, os carros precisam de um certo gasto de energia para andarem, certo?

Na prática, a voltagem da sua lâmpada precisa ser compatível com a tensão do local a ser inserido. É só a gente lembrar que qualquer aparelho que colocamos na tomada tem que ser compatível com a tensão da nossa instalação.

Circuito elétrico de uma lâmpada em funcionamento
Compreender o conceito dos Volts é fundamental para o manuseio de qualquer aparelho eletrônico. A sua instalação sempre seguirá o padrão de 110V ou 220V.

Lembra da analogia da estrada? Logo, uma tensão elevada sobrecarrega essa via! Já uma tensão abaixo do necessário não consegue nem dar conta de percorrer essa estrada.

Geralmente, os LEDs são encontrados em 12V, 110V e 220V. Os de 12V são ideais para sancas de gesso, onde a demanda de tensão é menor. Quanto à instalação da sua casa, ela deverá seguir o padrão 110V ou 220V. Então, na dúvida se a tensão da sua casa é 110 ou 220, aposte na opção bivolt! Dessa forma, vai ter a certeza da melhor escolha possível.

Então, viu só como watts e volts interferem na nossa escolha de LED? Agora, conheça já o nosso catálogo!

Related posts
Iluminação

Lâmpada Inteligente: Benefícios e Uso com Alexa

Iluminação

Como instalar a fita led na sua TV?

CotidianoIluminação

11 principais tipos de iluminação para jardim

Iluminação

As 6 melhores luminárias plafon

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *