Cotidiano

Como lidar com as dificuldades da baixa umidade do ar

Menino asmático com bombinha em dia de baixa umidade de ar.

Com a chegada da primavera no Brasil, o calor e a baixa umidade do ar chegam com tudo! Ao menos, é o que aponta o Clima Tempo, órgão brasileiro de meteorologia. Diante da situação, algo precisa ser feito para aliviar a respiração e amenizar determinados problemas.

Eis que você acorda e, ao longo do dia, sente muito mais dificuldade para respirar. Para completar, tem um ataque de rinite e sente muito mais cansaço que o normal! Na verdade, esta situação pode ser bastante recorrente em dias com ar tão seco.

Via de regra, por conta da baixa umidade do ar, os seguintes problemas se manifestam em maior ou menor grau:

  • Dificuldade para respirar
  • Agravamento de doenças e alergias respiratórias, como asma e rinite
  • Ressecamento da pele e possíveis coceiras
  • Riscos de doenças de pele, as chamadas dermatites

Para que você atravesse as estações quentes sem grande sofrimento, a 123 Comprou! traz uma série de dicas. Assim, você vai poder lidar melhor com a situação. Nada como um toque de plenitude nestes dias secos!

Beba bastante água nos dias quentes e com baixa umidade do ar

Copo e duas taças com água, lado a lado.

Não é novidade para ninguém que a água é um componente fundamental para o funcionamento do nosso corpo. Entretanto, há muita correria do dia a dia! É por isso que muitas pessoas acabam consumindo muito menos líquidos do que deveriam. Até mesmo as que estão em home office!

Para começar, o nosso corpo gasta muito mais líquidos neste período! O fato é que, por conta do calor, o suor funciona como uma forma de baixar a nossa temperatura. É o modo como o nosso corpo garante que não atingiremos uma temperatura muito alta e insuportável.

Por isso, à medida que você sua, gasta cada vez mais do seu reservatório de líquidos. Quando combina o suor ao ar seco, a sensação de desconforto pode ser ainda maior.

Em suma, a perda excessiva de líquidos pode causar uma severa desidratação. Sim, o assunto é muito sério, pois uma desidratação severa pode levar a pessoa a óbito.

Adote um umidificador de ar quando estiver em casa

Umidificador de ar com LED.

Para quem trabalha em casa é muito fácil, mas também é muito importante para quem trabalha fora. O umidificador de ar consegue criar uma atmosfera muito mais confortável para os pulmões.

Via de regra, por conta da baixa umidade do ar e altas temperaturas, os pulmões “sofrem” bastante. É que o esforço redobrado causa lesões nas vias respiratórias, o que explica o aumento de casos de sangramento nasal.

O ar seco também contribui para o agravamento de doenças como rinites. Neste caso, o excesso de espirros possibilita o rompimento micro vasos nasais e episódios de sangramento.

Viu só o porquê o umidificador de ar é tão importante nestes dias? Ele vai conseguir suprir a ausência de líquidos no ar para você respirar melhor. Consequentemente, evita uma série de dores de cabeça.

Evite banhos quentes nestes dias secos pelo bem da sua própria pele

Rosto de mulher no banho.

Tem gente que adora tomar um banho bem geladinho para se aliviar em dias quentes. Apesar do calor, muita gente não abre mão de banhos quentes.

Contudo, fica o alerta: um banho muito quente em dias secos resseca ainda mais a sua pele! Como o dia já está seco por si só, vaporizar demais a pele ajuda a perder a sua oleosidade natural.

A nossa oleosidade e sebosidade natural atua para a manutenção da derme. E tem mais: protege até contra a atuação de agentes patológicos.

Ou seja, quando você banhos muito quentes nestes dias, contribui para a perda progressiva de oleosidade. Com uma pele ressecada, ela fica quebradiça, o que gera a coceira.

Além da coceira, outra grande preocupação é a fácil contaminação por bactérias e outros agentes. Afinal, eles encontram a situação favorável para se alojarem no seu corpo.

Sendo assim, buscar tomar banhos mornos ou frios vai ajudar bastante neste quesito. Até para evitar dermatites!

Invista em cremes hidratantes para obter alívio

Mão passando creme hidratante em um rosto.

Já que o assunto pele entrou em pauta, a dica dos cremes hidratantes é fundamental! Aposte em cremes hidratantes para o corpo, rosto e mãos. Há uma variedade de opções mais e menos caras no mercado.

Como dito, o ressecamento e descamação da pele torna a situação propícia para agentes patológicos. A missão dos cremes em dias secos é justamente evitar que isso ocorra! Para que, assim, a pele tenha um aspecto macio.

Quando o assunto é primavera e verão, outro mal comum é a proliferação dos mosquitos culex. Para quem não sabe, esses danadinhos são os famosos “pernilongos” e “muriçocas”. Na verdade, o nome varia conforme a região do país.

Os atritos por causa das coceiras das picadas também contribui na agressão à derme. Daí, os cremes hidratantes ajudam a proporcionar alívio às áreas afetadas.

Faça inalações para aliviar doenças respiratórias em dias de baixa umidade

Inalador Multilaser Nebulizador

Como já mencionado, o ar seco torna a respiração algo muito mais sofrido e dificultado. Principalmente, para as pessoas que já têm dificuldades como asma, bronquite, rinite, etc.

Geralmente, pessoas asmáticas já utilizam da bombinha para conseguir respirar melhor. Entretanto, esse mecanismo não pode ser usado em excesso, pois se trata de um medicamento.

Para isso, a inalação com soro fisiológico é crucial para a obtenção de alívio. Na prática, ela simboliza uma forma imediata de repor a umidade perdida nas vias respiratórias, além de ajudar com as lesões.

Contudo, há uma recomendação: use medicamentos na inalação somente com prescrição médica. A inalação indiscriminada de medicamentos pode causar uma série de complicações. Ou seja, se não tem receita, use apenas o bom e velho soro fisiológico.

Viu só a importância de se cuidar nestes dias de calor e baixa umidade do ar? Aproveite e vem conhecer um umidificador de ar perfeito para esses dias!

Related posts
Cotidiano

O aspirador robô da Multilaser é bom? Tudo sobre o HO041!

Cotidiano

Mês do Orgulho LGBTQIA+: Como celebrar?!

CotidianoShopping

Presentes de dia dos namorados: 9 opções de até R$100

Cotidiano

Qual a diferença entre o secador de cabelo profissional e o comum?

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *