Quando falamos no projeto luminotécnico de uma sala, falamos de algo além de beleza: conforto! Entretanto, nem todo mundo tem condições de contratar um profissional para planejar a sua iluminação para a sala. Por isso, não importa se você tem condições ou não, pois daremos dicas preciosas para ambos os casos.
Para garantir que que o básico será esclarecido, montamos essa listinha com dicas que podem fazer toda a diferença. Confira a seguir!
Iluminação para a sala: aposte na Iluminação LED
Em tempos em que tanto se fala em sustentabilidade e eficiência energética, é importante pensar na tecnologia utilizada. Por isso, a primeira dica que damos é apostar na tecnologia LED. O fato é que ela economiza até 80% de energia em comparação com aqueles produtos incandescentes.
O motivo dessa economia é que ela é muito mais focada em produzir luz do que calor, ao contrário dos itens mais antigos. Eles produziam muito calor e a entrega luminosa era bem aquém do esperado.
Outro bom motivo é a sua durabilidade. Geralmente, os LEDs duram cerca de 25 mil a 50 mil horas. Ou seja, de 3 a 6 anos!
Invista no tom branco quente ou branco morno
Uma questão muito importante que muita gente não sabe é o efeito que a cor da luz proporciona na pessoa. Erroneamente, há quem utilize o tom branco frio na sala de estar. Entretanto, o tom mais recomendado é o branco quente.
O fato é que o branco quente proporciona efeito de relaxamento e descanso. Ninguém vai querer ficar agitado demais na hora que chegar no trabalho e querer aquele momento de paz!
Caso não queira um efeito tão profundo de relaxamento, aposte no branco morno. Ele é o meio termo entre o branco quente e o branco frio.
Analise a luz indireta
Uma dica interessante a se tomar cuidado é com aquela luz muito direta aos olhos. Principalmente, se estamos falando de uma sala de estar com TV ou daquela sala de televisão.
Apostar em itens de iluminação tende a tornar o ambiente muito mais confortável. Para exemplificar, podemos citar aqueles itens alocados em sancas como spots, ou atrás de painéis. Além disso, pode apostar em balizadores de chão e arandelas.
Essa luz indireta evita que os seus olhos ficam cansados. Já sentiu sobrecarga nos olhos por conta de muita luz? Só quem já sentiu sabe o quão desagradável pode ser uma iluminação incorreta.
Faça uma distribuição estratégica dos focos de luz
Geralmente, um profissional que monta um plano luminotécnico pensa o ambiente em nichos. Para que a distribuição da luz da sua sala seja precisa, vale a pena pensar em itens como spots e fita led.
Outro ponto importante: é possível deixar luminárias destinadas a necessidades específicas. Por exemplo, que tal criar um cantinho da leitura? Ou ter uma iluminação estratégica para as plantas?
Ainda tem alguma dúvida do porquê é importante pensar a sua iluminação com cuidado? Ou seja, a verdade é cada detalhe do planejamento é fundamental para a entrega final. A propósito, já deu aquela conferida no nosso catálogo? Mergulhe no mundo dos LEDs!