Já parou para se questionar sobre a importância da música para o desenvolvimento da criança? Com o dia das crianças cada vez mais próximo, é muito importante discutir o assunto. Afinal, a data traz mais do que motivos para presentear, como, também, para refletir sobre os pequeninos.
Sendo assim, hoje a 123 Comprou! traz uma listinha de benefícios que a música proporciona para o seu filho. Bora conferir?
Veja também:
- 8 atividades para fazer com as crianças em tempos de coronavírus
- Presentes 123 Comprou! para o dia das crianças
1 – Desenvolvimento socioafetivo
Para começar, é preciso falar a respeito do desenvolvimento socioafetivo. Neste aspecto, diversos profissionais de pedagogia e psicologia se esforçam nessa investigação.
Até onde se sabe, a música exerce o papel fundamental de estimular a criança no desenvolvimento por preferências e gostos. Afinal, conforme ouve a música, é natural que a criança goste mais de uma música do que outra.
Consequentemente, desenvolve-se um aparato muito importante para que ela possa socializar com outras crianças. Inclusive, estimula a criação de grupos, laços de afeto e aprofundamento de amizades.
2 – Desenvolvimento cognitivo
Segundo Jean Piaget, importante teórico para a biologia e psicologia, o desenvolvimento cognitivo ocorre em etapas. Sendo assim, nos dois primeiros anos de idade a criança passa pela fase sensório-motor.
Basicamente, a sua percepção de mundo ocorre por intermédio dos seus sentidos e dos movimentos que faz com o corpo. Consequentemente, a música desempenha um forte papel no sentido da audição.
A partir dos 2 anos, a criança já cria as suas próprias representações imagéticas e simbólicas. Por isso, a criação que se faz a partir da música é fundamental.
Indo além, sabia que a música trabalha a capacidade de concentração e memorização das crianças? Aliás, a linguagem, o ritmo da música, a diferenciação entre sons agudos e graves, tudo isso estimula o desenvolvimento cerebral.
3 – Estímulo à brincadeira e desenvolvimento da criança
Na infância, muitas brincadeiras envolvem músicas. Até mesmo na escola! Pode reparar nas cantigas de pular corda, entre outras.
Neste sentido, a música integra a criança dentro do seu grupo social, bem como sentir-se parte de uma comunidade.
Afinal, as brincadeiras revelam simbolicamente diferentes aspectos da cultura humana. Não é à toa que há brincadeiras diferentes em cada cultura.
4 – Criação da personalidade no desenvolvimento da criança
Por intermédio daquilo que a criança gosta e não gosta de ouvir, ela recebe apoio às atividades do seu ego. Ou seja, aprende a se descobrir aos poucos e a conhecer melhor a sua própria essência.
Entender aquilo que gosta e o que não gosta, a sua tribo, etc, faz toda a diferença. O fato é que é normal os times de futebol, religiões, países, estados e cidades terem os seus hinos. O canto identifica povos e costumes.
Mais do que isso, a música confere um caráter de identificação, que pode ser associada até ao jeito de se vestir. Por exemplo, a tendência ao couro e roupas pretas no rock e a tendência ao xadrez e jeans no sertanejo.
5 – Aproximação familiar
Por fim, a música aproxima a criança da família. Começa com as cantigas de ninar dos pais e passa pelo canto de parabéns no aniversário.
Essas tradições e rituais familiares contribuem para o desenvolvimento da criança de diferentes modos. Pois, a família é a primeira instituição a passar uma noção micro de mundo. São muitos os aprendizados e valores carregados do convívio familiar.
Viu só a importância da música para o desenvolvimento da criança? Comente aqui como você estimula o seu filho com a música!