Cotidiano

5 papéis da música no desenvolvimento da criança

Menino com semblante curioso.

Já parou para se questionar sobre a importância da música para o desenvolvimento da criança? Com o dia das crianças cada vez mais próximo, é muito importante discutir o assunto. Afinal, a data traz mais do que motivos para presentear, como, também, para refletir sobre os pequeninos.

Sendo assim, hoje a 123 Comprou! traz uma listinha de benefícios que a música proporciona para o seu filho. Bora conferir?

Veja também:

1 – Desenvolvimento socioafetivo

Para começar, é preciso falar a respeito do desenvolvimento socioafetivo. Neste aspecto, diversos profissionais de pedagogia e psicologia se esforçam nessa investigação.

Até onde se sabe, a música exerce o papel fundamental de estimular a criança no desenvolvimento por preferências e gostos. Afinal, conforme ouve a música, é natural que a criança goste mais de uma música do que outra.

Consequentemente, desenvolve-se um aparato muito importante para que ela possa socializar com outras crianças. Inclusive, estimula a criação de grupos, laços de afeto e aprofundamento de amizades.

2 – Desenvolvimento cognitivo

Segundo Jean Piaget, importante teórico para a biologia e psicologia, o desenvolvimento cognitivo ocorre em etapas. Sendo assim, nos dois primeiros anos de idade a criança passa pela fase sensório-motor.

Basicamente, a sua percepção de mundo ocorre por intermédio dos seus sentidos e dos movimentos que faz com o corpo. Consequentemente, a música desempenha um forte papel no sentido da audição.

A partir dos 2 anos, a criança já cria as suas próprias representações imagéticas e simbólicas. Por isso, a criação que se faz a partir da música é fundamental.

Indo além, sabia que a música trabalha a capacidade de concentração e memorização das crianças? Aliás, a linguagem, o ritmo da música, a diferenciação entre sons agudos e graves, tudo isso estimula o desenvolvimento cerebral.

3 – Estímulo à brincadeira e desenvolvimento da criança

Na infância, muitas brincadeiras envolvem músicas. Até mesmo na escola! Pode reparar nas cantigas de pular corda, entre outras.

Neste sentido, a música integra a criança dentro do seu grupo social, bem como sentir-se parte de uma comunidade.

Afinal, as brincadeiras revelam simbolicamente diferentes aspectos da cultura humana. Não é à toa que há brincadeiras diferentes em cada cultura.

4 – Criação da personalidade no desenvolvimento da criança

Por intermédio daquilo que a criança gosta e não gosta de ouvir, ela recebe apoio às atividades do seu ego. Ou seja, aprende a se descobrir aos poucos e a conhecer melhor a sua própria essência.

Entender aquilo que gosta e o que não gosta, a sua tribo, etc, faz toda a diferença. O fato é que é normal os times de futebol, religiões, países, estados e cidades terem os seus hinos. O canto identifica povos e costumes.

Mais do que isso, a música confere um caráter de identificação, que pode ser associada até ao jeito de se vestir. Por exemplo, a tendência ao couro e roupas pretas no rock e a tendência ao xadrez e jeans no sertanejo.

5 – Aproximação familiar

Por fim, a música aproxima a criança da família. Começa com as cantigas de ninar dos pais e passa pelo canto de parabéns no aniversário.

Essas tradições e rituais familiares contribuem para o desenvolvimento da criança de diferentes modos. Pois, a família é a primeira instituição a passar uma noção micro de mundo. São muitos os aprendizados e valores carregados do convívio familiar.

Viu só a importância da música para o desenvolvimento da criança? Comente aqui como você estimula o seu filho com a música!

Related posts
Cotidiano

O aspirador robô da Multilaser é bom? Tudo sobre o HO041!

Cotidiano

Mês do Orgulho LGBTQIA+: Como celebrar?!

CotidianoShopping

Presentes de dia dos namorados: 9 opções de até R$100

Cotidiano

Qual a diferença entre o secador de cabelo profissional e o comum?

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *