Muita gente ainda se pergunta se realmente vale a pena comprar um teclado gamer e mouse. O fato é que hoje encontramos no mercado tanto o teclado gamer, como o mouse gamer. Mas, será que realmente faz alguma diferença?
Logo de cara, para entendermos a real necessidade, precisamos entender os seguintes pontos:
- O quão a sério você realmente leva os jogos?
- Que tipo de game você costuma jogar?
- Quanto tempo você joga por semana?
E, aí, consegue responder a essas questões? A partir delas, você começar a verificar a real necessidade de se investir ou não em um equipamento mais qualificado.
Todavia, para começar, podemos dizer: há uma série de diferenças nos acessórios gamer com relação aos comuns. Portanto, chegou o momento de entender quais são as suas reais prioridades.
Desvendando o teclado gamer na prática
Lembra daquele nosso questionamento sobre valer a pena ou não investir em teclado gamer e mouse? Pois, então, vamos começar a nossa investigação pelo teclado.
Via de regra, um teclado gamer vem com vários atalhos nele para facilitarem a navegação durante o game. Por exemplo, há uma série de funções multimídia que você consegue gerenciar em apenas um clique. Além de permitir travar o botão Windows. Portanto, nada de ir para a área de trabalho.
Outro aspecto importante que você precisa saber é de que tipo de teclado gamer estamos tratando. Afinal, atualmente temos o teclado mecânico e o teclado semimecânico.
No caso de um teclado mecânico, ele possui um switch específico para cada tecla. Isto é, uma pecinha com mola que fica logo abaixo. A importância desse tipo de mecanismo é evitar que, acidentalmente, um botão influencie o outro e te cause problemas durante o jogo.
O teclado comum que estamos acostumados possui uma membrana única. Já desmontou um teclado desses? Nele, todas as teclas ficam grudadinhas na mesma membrana. Por isso, ele é tão fluído para a digitação, mas tão suscetível a erros para quem joga.
Além disso, a versão mecânica é inspirada na máquina de escrever, de modo que possui botões mais firmes. Não só são mais firmes, como são muito mais resistentes a cliques repetitivos.
Mas, e quanto ao teclado semimecânico? Então, no caso dele, as teclas são mais resistentes para os jogos, mas não possuem switches exclusivos.
E, no geral, a maioria dos modelos para gamers acompanham LEDs coloridos para que a experiência seja mais eletrizante. Para quem gosta de emoções fortes e realmente joga games que exigem demais do teclado, ele é uma ótima pedida!
E quanto ao mouse gamer?
Assim como o teclado, o mouse gamer também tem as funcionalidades diferenciadas. No caso dele, é sempre maior e mais resistente do que um mouse comum. Ele é feito com uma estrutura para suportar com mais precisão os cliques frenéticos de quem está em uma partida, por exemplo.
Outra questão que facilita no jogo é que esse tipo de mouse vem com botões a mais. Esses botões a mais contam com funcionalidades de atalho para você navegar pela tela muito mais rápido.
Não é só a navegação que fica mais veloz. Na verdade, até a taxa de clique é acelerada. Pois, em um jogo mais intenso, ter cliques demorados podem atrapalhar bastante.
Logo, diante dos fatos e dos dados, temos a nossa resposta. O que vai determinar a necessidade extrema de um teclado gamer e mouse é a intensidade com que você joga.
Entretanto, mesmo para quem não joga tanto, a experiência será muito mais completa com esse hardware especializado.
Viu só que bacana toda essa questão dos jogos e hardware? Comente aqui se você já experimentou o conjunto de teclado gamer e mouse!