CotidianoTecnologia

8 Coisas que você não deve fazer com o seu notebook

8 Coisas que você não deve fazer com o seu notebook

Conheça oito práticas que devem ser evitadas para aumentar a vida útil do seu notebook

A compra de um notebook é um verdadeiro investimento. Por isso, espera-se que esse dispositivo dure por um tempo, ainda mais por não ser um item muito barato. Então, é importante entender quais cuidados são importantes e, acima de tudo, o que não deve fazer com o seu notebook para a durabilidade do aparelho.

Existem hábitos recorrentes e vistos como inofensivos capazes de causar grandes danos ao dispositivo. Nós da 123 separamos oito dicas do que não fazer com o seu notebook, para evitar danos e aumentar a sua durabilidade.

Veja também: Como escolher notebook adequado pras suas necessidades

1 – Deixar o notebook exposto ao Sol

Mesmo que o notebook esteja desligado, não o deixe exposto diretamente ao Sol. O calor extremo e/ou contínuo é capaz de danificar componentes internos, causar a perda de desempenho, entre outros problemas mais graves.

Deixar o laptop no carro por muito tempo ou mesmo por pouco tempo em dias quentes, também pode causar sérios danos pelo mesmo motivo. O resultado pode ser ainda pior caso o computador esteja ligado, já que irá superaquecer mais rápido. 

O superaquecimento de um computador com estrutura de material mais simples pode até sofrer deformações.

2 – Tampar as saídas de ar

Esse segundo caso também pode levar ao superaquecimento do notebook, comprometendo seu funcionamento e até mesmo queimando o processador. Evite usar o aparelho no colo, em superfícies irregulares ou em cima de tecidos como sofás, cobertores e almofadas.

Enfim, é importante deixar que a ventilação circule, para isso certifique-se que nada impeça o aparelho de “respirar”.

3 – Usar carregadores piratas ou de procedência duvidosa

Sempre dê preferência à fontes indicadas pelo fabricante do seu dispositivo. Produtos piratas ou de procedência duvidosa não passam pelo controle de qualidade, você pode perder não só o carregador, como também o notebook.

Além disso, sempre preste atenção nas tensões/voltagens do carregador e da tomada que vai utilizar. Fontes incompatíveis com seu dispositivo podem queimá-lo.

Para saber mais acesse: O que é bivolt e autovolt? Entenda a diferença e evite prejuízos

4 – Pressionar a tela

A não ser que a sua tela seja touch, evite tocar na tela de LCD. Em qualquer caso, não coloque objetos entre a tela e o teclado ou apoie objetos em cima do seu computador. 

Essa pressão pode deixar manchas  ou trincas na tela, em ambos os casos pode não ter conserto. Por exemplo, uma batida um pouco mais forte no LCD pode quebrar a tela inteira.

Tela quebrada
Crédito da foto: Ashkan ForouzaniUnsplash

Esse cuidado deve ser redobrado no transporte do notebook, prefira carregá-lo em uma capa apropriada. Assim, você evita prejuízos. 

5 – Sempre usar o notebook ligado no carregador

Use seu computador ao menos uma vez por mês desconectado do carregador, isso garante a saúde da sua bateria, bem como, do mecanismo que apresenta a porcentagem de bateria do dispositivo.

É interessante saber que as baterias vão se degradando com o tempo. Você possui determinadas horas de duração com carga total ao comprar um notebook, contudo, depois de um determinado espaço de tempo, essas horas devem diminuir.

Além disso, é primordial evitar deixar a bateria chegar a 0%. Deixar a carga zerar encerra um ciclo de recarga, esse item possui um número limitado de ciclos. Ou seja, zerar a bateria diminui o tempo de vida da mesma.

6 – Transportar o notebook ligado

Quando você apenas fecha a tela do seu notebook, ele segue funcionando, qualquer batida pode danificar o seu HD. Isso significa poder perder arquivos, corromper o disco ou apresentar falhas no sistema operacional. Busque transportá-lo em capas, mochilas ou malas específicas para o tamanho do aparelho. 

E não é só com o transporte realizado fora de casa que você deve se preocupar: não carregue seu notebook segurando-o pela tela. Pode parecer óbvio, mas muita gente faz isso. E essa prática pode estragar suas dobradiças e a própria tela.

Enfim, carregue o seu computador com cuidado, sempre usando as duas mãos. Assim, você evita acidentes.

E por falar em acidentes…

7 – Evite comer ou beber enquanto usa o notebook

Um movimento errado pode te custar um computador! Tem gente que usa o notebook como porta-copos, apoiando o copo ali ao lado do trackpad. Imagina o tamanho do prejuízo de derrubar líquido bem em cima do teclado.

E a comida, mesmo sendo sólida, pode sujar todo o seu computador e farelos podem penetrar nas teclas ou em outros vãos. 

Lembre-se, é importante limpar com frequência teclado, mouse e tela do aparelho. Use pincéis macios e panos secos, nunca aplique produtos de limpeza ou panos ásperos. 

Notebook com comida
Crédito da foto: Pexels por Pixabay

8 – Aceitar sugestões de amigos e parentes sobre possíveis consertos e reparos

Caso você venha a ter qualquer tipo de problema em seu computador, seja no hardware, seja no software, busque a ajuda de um profissional. Aceitar e colocar em prática sugestões de conserto vindas de amigos, parentes ou mesmo de vídeos de pessoas que não são profissionais na internet pode te induzir a erros. 

Em outras palavras, você pode ter grandes dores de cabeça, então prefira conversar com técnicos e, preferencialmente, buscar uma assistência credenciada.  

Você também pode gostar:

Enfim, você gostou desse conteúdo sobre o que você não deve fazer com o seu notebook? Acompanhe outros artigos como esse em nosso blog e siga a 123 no Instagram e no Facebook.

E se estiver procurando por um novo notebook não deixe de consultar as opções no site da 123Comprou!

Crédito foto destacada: Negócio foto criado por drobotdean – br.freepik.com

Related posts
Tecnologia

O TCL 30 5G é bom? Conheça o novo lançamento da marca!

SegurançaTecnologia

Começou a Black Friday na 123 Comprou!

Cotidiano

O aspirador robô da Multilaser é bom? Tudo sobre o HO041!

Cotidiano

Mês do Orgulho LGBTQIA+: Como celebrar?!

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *