Mundo GamerTecnologia

Descubra já se SSD é melhor que HD

Modelo de SSD para exemplificação

Uma pergunta muito comum entre a galera gamer é se o SSD é melhor que HD. Aliás, aqui no nosso blog, já fizemos um material que explica a diferença entre HD e SSD na prática. Porém, hoje vamos tratar de outros aspectos:

  • Os pontos positivos do SSD com relação ao HD
  • O que deixa a desejar
  • E como lidar com o melhor dos dois

Sendo assim, que tal começarmos por uma definição mais clara de cada um deles? Relembrar algumas de suas diferenças pode ajudar muito a dizer qual é a melhor opção para você. Afinal, cada caso é um caso.

Saiba mais: Vale a pena comprar um SSD Adata?

As diferenças básicas do HD para o SSD

A verdade é que não há grande mistério nessa história. O HD diz respeito ao famoso disco rígido que há muito tempo conhecemos. Na prática, ele se trata de um disco que precisa ficar em rotação para funcionar, o que lembra um pouco o conceito de mídias como CD ou DVD.

Naturalmente, por conta do seu movimento de rotação, o HD faz um barulho considerável para funcionar. Mas, em contrapartida, hoje nós encontramos Hds com muito espaço de armazenamento no mercado e com preços muito mais em conta.

O SSD, por sua vez, é uma unidade estática de armazenamento, que conta com chips de memória flash no seu interior. Para dar um exemplo, enquanto um disco rígido pode levar até 10 segundos para dar uma resposta, essa unida estática tende a levar de 0,1 a 0,2 segundos.

Em um cálculo básico, percebemos que o SSD consegue ser 10 vezes mais rápido. Na verdade, hoje em dia, encontramos modelos que conseguem ser até 20 vezes mais rápidos do que os Hds. Daí, fica a certeza: em termos de velocidade de gravação e de leitura, essa tecnologia mais recente é imbatível.

Como considerar as suas reais necessidades

Assim como falamos, o disco rígido pode ser encontrado a preços bem mais acessíveis. Aliás, tem unidades de armazenamento que chegam e até passam dos 4 Tb. Enquanto os SSDs mais acessíveis são aqueles com espaço bem menor de armazenamento, que tende a variar dos 120 Gb a 480 Gb.

Por conta dessa situação, temos uma resposta pronta: sim, o SSD é melhor que HD. Entretanto, se você não puder bancar um bom espaço desse tipo de memória, pode ser que sinta muita falta. Principalmente, se for do tipo de pessoa que tem muitos arquivos no PC.

Então, veja bem, você não precisa necessariamente escolher entre um e outro.

Usando HD e SSD ao mesmo tempo

Por conta dos preços mais elevados dos SSDs com mais espaço, a melhor solução que temos hoje é a conciliação de ambas as tecnologias. Assim, você pode dispor tanto da alta velocidade de resposta do SSD, quanto de mais espaço para guardar outros dados com o HD.

Portanto, ao invés de ficar no eterno conflito interno se questionando se o SSD é melhor que HD, pode finalmente encontrar uma solução.

Mediante a isso, o melhor a se fazer é investir no SSD para os arquivos que realmente precisam dessa velocidade toda. Daí, entram os arquivos de jogo, softwares de edição de imagem e vídeo, etc. Enfim, todas essas aplicações que demandam mais eficiência.

Quanto ao resto dos arquivos, é só deixar no disco rígido convencional. Viu só como esse dilema pode ser solucionado sem que haja gastos absurdos?

As necessidades que levam ao uso do SSD

Para finalizar, a dica que damos é avaliar os seguintes aspectos para saber se precisa muito ter esse tipo de unidade de memória:

  • Jogar online
  • Usar softwares que são muito pesados, como de vetorização e edição gráfica
  • Programas que fazem renderização de vídeo
  • Arquivos mais pesados no geral

Afinal, não basta ter uma boa memória RAM, um processador, placa mãe e placa de vídeo de primeira. Pois, mesmo com todos esses itens top de linha, não terá uma experiência completa se não acessar e salvar rapidamente os seus arquivos.

Além disso, mesmo que você não use softwares tão pesados, um SSD vai deixar a sua experiência mais rápida em outras experiências. Como, por exemplo, caso você tenha arquivos de filmes baixados e queira abri-los com mais eficiência.

E aí, deu para tirar a dúvida se SSD é melhor do que HD? Aproveite e comente aqui como você faz com o armazenamento dos seus arquivos.

Related posts
Tecnologia

O TCL 30 5G é bom? Conheça o novo lançamento da marca!

SegurançaTecnologia

Começou a Black Friday na 123 Comprou!

Mundo Gamer

Compreenda a diferença entre HD e SSD

Mundo Gamer

Por onde começar a montar o seu setup gamer?

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *