Como anda a sua iluminação de emergência? Nem todo mundo pensa nesse detalhe, mas é fundamental para a sua segurança.
Segundo o dicionário on-line Dicio, segurança é a “situação de estar seguro e o afastamento de todos os perigos”.
Entretanto, a violência não é o único fator que pode te colocar em perigo. Na verdade, quando pensamos em segurança, devemos pensar em diversos fatores e imprevistos. Aqui vai uma listinha de itens a serem analisados:
- Precauções com relações a fenômenos naturais
- Saída de emergência, principalmente para empresas
- Extintores de incêndio
- Iluminação de emergência para dias com queda de luz
Veja também: Segurança patrimonial: saiba já como proteger a sua casa
Iluminação de emergência: o que dizem as normas regulamentadoras
A legislação com relação a luzes de emergência varia conforme o estado em questão aqui no Brasil. Para exemplificarmos, analisaremos o que diz a legislação vigente no Estado de São Paulo.
De acordo com o Decreto Nº 56.819 de março de 2011, é obrigatório ter um sistema de iluminação de emergência em construções maiores do que 100 m². Mas, a regra não se aplica a uma residência em que vive uma única família.
Sendo assim, áreas em comum de condomínios, comércios e empresas que atendam a esse requisito, devem se ater à lei. Principalmente, para que receba a liberação de funcionamento pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.
Essa liberação ocorre mediante vistoria pela própria instituição dos bombeiros. Os empreendimentos precisam de um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Do contrário, não podem iniciar as suas atividades.
O que exigem as normas regulamentadoras?
Além da legislação estadual, há algumas normas a serem obedecidas com relação à iluminação de emergência. Elas são regulamentadas pela NBR 10898:2010 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A NBR 10898:2010 aceita o uso de blocos de iluminação independentes, luminárias e circuitos fluorescentes.
Além disso, é fundamental ater-se às seguintes regras:
- Atingir a 5 lux em locais com desnível: escadas ou passagens com obstáculos
- Atingir a 3 lux em locais planos
Você sabe do que se trata o lux? Relaxa! É bem simples. O lux é uma unidade internacional de medida de iluminamento. Na prática, é quase como a densidade da sua iluminação.
Para você saber a quantia de lux, você precisa analisar cada 1 lúmen por metro quadrado. O lúmen é uma unidade de medida que mede o fluxo luminoso e vem a quantia certa na embalagem de todo produto de iluminação.
Sendo assim, basta ver quantos lúmens tem nos seus itens de iluminação de emergência. Depois basta dividir o valor pela quantia de metros quadrados da sua propriedade.
Ao final, é preciso obter 5 lux para locais com desnível e lux para locais planos.
Luz de emergência para a sua casa
Nem só de leis e normas regulamentadoras vive o ser humano, não é mesmo? Não só para empresários e comerciantes a luz de emergência é fundamental. Na verdade, ela pode salvar vidas em casa também.
Você já lidou com a situação de ficar sem luz? Por acaso, você precisou correr atrás de velas?
Nesse tipo de situação, a gente vê a importância de se precaver. Afinal, nunca se saber quando uma emergência virá até nós.
O funcionamento dos itens de iluminação tende a ser bem simples. Na prática, você deixa a luminária ou bloco de iluminação na tomada. Assim que falta luz há um corte no fornecimento de energia, a luminária acende automaticamente.
Enfim, viu só a importância de se precaver também na iluminação? Confira já o nosso catálogo de segurança para a sua casa ou empresa!