Segurança

Black Friday: 5 Dicas para fazer uma boa compra

dicas-boa-compra-black-friday 1

A Black Friday começa sexta-feira e provavelmente você já se deparou com uma série de anúncios de uma imensa variedade de produtos. Esse grande festival de promoções chegou no país há apenas 10 anos, mas já conquistou o coração dos brasileiros. E não é por acaso. Do setor de beleza a eletrônicos, todos os gostos são contemplados. 

Originada nos Estados Unidos, a Black Friday acontece apenas um dia após o maior feriado estadunidense, o Dia de Ação de Graças. Por lá, esse é praticamente o aquecimento para as compras do Natal que acontece poucas semanas depois. E aqui no Brasil as coisas não têm sido tão diferentes. Só no ano passado, por exemplo, o evento foi responsável por movimentar R$ 3,2 bilhões apenas no varejo online. 

Ou seja, se antes o brasileiro via a Black Friday com uma carta desconfiança, hoje as coisas mudaram. De acordo com dados do Think With Google, 70% dos internautas já compraram em uma Black Friday. Ademais, segundo levantamento realizado pela Opinion Box em parceria com o Mundo Marketing, três em cada quatro brasileiros expressaram o desejo de aproveitar a data para fazer suas compras. Veja também:

Veja também:

A Black Friday em 2020

Nesse ano, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, as expectativas ainda são altas. De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a promessa é de que as vendas online cresçam até 77% em relação ao mesmo período do ano passado. 

No entanto, se em outros anos o tamanho do desconto era o único responsável pelo sucesso do evento, com a pandemia a perspectiva é outra. Isso acontece porque, por exemplo, as vendas do e-commerce no mês de junho de 2020 pelo globo registraram o maior aumento da história. Isso significa uma mudança significativa no consumo digital. Sem a opção de sair de casa para realizar suas compras, o consumidor se adaptou e deu ao comércio online um voto de confiança como nunca antes. 

Ainda assim, para alcançar todas as expectativas esperadas para a Black Friday desse ano, existe um certo trabalho pela frente. Logo, será preciso convencer o consumidor que o festival tem descontos legítimos e que é possível investir com segurança e facilidade. 

A Black Friday é uma ótima oportunidade de fazer bons negócios, mas…

dicas-boa-compra-black-friday 2

Quando a Black Friday havia recém chegado ao país, alguns lojistas brasileiros buscaram aderir ao evento, mas da pior maneira. Sem a possibilidade de oferecer descontos realmente vantajosos, algumas empresas adotaram a prática de aumentar o valor dos produtos antes da data, para então, quando chegasse na tão sonhada sexta-feira, dar um “desconto”. A má prática ficou conhecida e ganhou até um apelido dado pelos consumidores brasileiros: “Black Fraude”. 

Esse, no entanto, ainda não é o maior perigo do evento para os consumidores no país. Uma pesquisa realizada pelo laboratório especializado em segurança digital da PSafe, mostrou que mais de 15% dos entrevistados já teve o cartão de crédito clonado. Em outras palavras, uma entre seis pessoas já caiu em um golpe. 

Em contrapartida, com toda a facilidade no uso dos cartões de crédito, isso é muito mais comum de acontecer. Ainda assim, essa é uma situação extremamente desconfortável para o consumidor e que pode ser facilmente evitada. E nós podemos te ajudar com isso. 

Assim, com os preparativos para a Black Friday a mil, nós da 123 separamos algumas dicas para você aproveitar as promoções com segurança e fazer um bom uso do seu dinheiro:

Organize-se

Antes de ir às compras, faça uma lista de todos os produtos que deseja comprar por ordem de prioridade. Estipule um valor mínimo e máximo para esses gastos. Por fim, procure os melhores varejistas como a 123 para realizar sua compra. Dessa maneira, você terá um controle maior sobre o que comprar além de entender melhor e se manter no orçamento disponível. 

Pesquise bem o histórico dos preços antes da Black Friday

Como mencionamos anteriormente, alguns lojistas ainda possuem a péssima prática de aumentar os preços poucos dias antes da Black Friday, para dar um falso desconto no dia do evento. Para evitar cair em ofertas enganosas, aproveite dias e até semanas antes da black friday para ir acompanhando o histórico de preços dos produtos desejados. 

Avalie a confiabilidade dos sites

Faça uma pequena busca no google com o nome do site escolhido para suas compras. Assim, você saberá qual é a reputação da loja antes de investir seu dinheiro em um produto dela. Para te ajudar nisso, caso ainda restem dúvidas, sites como o Reclame Aqui, e a lista do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) são excelentes termômetros para lojas que apresentaram problemas nos últimos anos. 

Cuidados com os golpes

Uma das técnicas mais utilizadas para roubar os dados dos consumidores é o phishing. A técnica consiste na criação de um site muito semelhante ao de lojas já muito renomadas, mas que servem apenas para o propósito de roubar seus dados. Para evitar que isso aconteça, atente-se também para o link no navegador. Confira se a grafia está correta e certifique-se de que ele é o site oficial escolhido para compras. Além disso, opte por realizar suas compras em sites com certificados de segurança digital, como o que usamos aqui na 123! 

Conheça bem os seus direitos

Para compras feitas fora do estabelecimento comercial, seja pela internet ou até mesmo telefone, o Código de Defesa do Consumidor,  estabelece o direito de arrependimento e devolução do produto em até 7 dias corridos, ou a troca em até 30 dias. Além disso, é possível cancelar uma compra ou pedir a devolução por defeitos que o fornecedor não tenha resolvido, informações não condizentes com a realidade na embalagem do produto e até mesmo atrasos na entrega de um produto.

Viu só a importância de se proteger antes de ir às compras? Aproveita e vem conhecer as nossas ofertas para essa Black Friday que estão de arrasar! 

Related posts
SegurançaTecnologia

Começou a Black Friday na 123 Comprou!

Segurança

Fechadura inteligente, vídeo porteiro ou sensor de abertura: qual o melhor para a segurança da sua casa?

SegurançaTecnologia

O que é nobreak e porque você deve ter um no seu home office?

Segurança

Rádio Comunicador: 3 opções para você conferir

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *