Conheça o oxímetro digital, uma ferramenta precisa e confiável que determina o nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e SpO2, tudo isso sem tirar você de casa
O oxímetro digital preciso é um aparelho capaz de indicar o nível de oxigênio no sangue, a frequência cardíaca e o SpO2 (saturação periférica de oxigênio) de uma pessoa. Tudo isso acontece de maneira rápida e essa aferição pode ser feita em casa, graças aos modelos que são colocados no dedo ou pulso.
Assim, o oxímetro é um item essencial para pessoas com doenças pulmonares, por exemplo. Além disso, está sendo um aliado na identificação de casos graves do coronavírus. Entenda como esse aparelho funciona e para quem é indicado.
Como funciona?
O oxímetro é um aparelho em formato de clipe que é preso em alguma parte do corpo. Através de feixes o equipamento é capaz de “escanear” seu corpo e mensurar a porcentagem do transporte de oxigênio e frequência cardíaca.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), em seu site, níveis muito baixos de oxigênio podem sobrecarregar o coração e o cérebro. “A maioria das pessoas precisa de um nível de saturação de no mínimo 89% para manter suas células saudáveis.”
Carolina Salim, pneumologista, doutora em Pneumologia e membro da Comissão Científica de Doença Pulmonar Avançada da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, explica em uma entrevista para o jornal digital da Rádio Gaúcha e Zero Hora que a saturação pode variar ao longo do dia:
— “A oxigenação pode estar em 93% agora e em 95%, 96% daqui a pouco. Daí estabiliza. É uma medição domiciliar, tem que servir de alerta para procurar ajuda. Se estabilizar abaixo de 90%, aí, sim, tem que procurar auxílio médico.”
Entretanto, atenção, o uso de esmaltes, unhas longas ou postiças, bem como, baixas temperaturas das mãos podem afetar a leitura. O equipamento tem uma precisão média, 2% acima ou 2% abaixo do método tradicional por punção arterial.
Entenda melhor o funcionamento do Oxímetro Digital:
Confira também: Como lidar com as dificuldades da baixa umidade do ar
Quem deve ter um oxímetro digital em casa?
Como já dito, o oxímetro digital pode ser usado por pessoas que sofrem com doenças respiratórias ou cardíacas. Por exemplo, asma crônica ou bronquite. No caso de doenças pré-existentes, a indicação de ter esse aparelho é feita pelo próprio médico.
Contudo, o oxímetro também pode ser uma ferramenta interessante para auxiliar na identificação de casos de infecção do coronavírus.
Oxímetro e covid-19
Esse aparelho pode ajudar a identificar em casa um dos sintomas, que se caracteriza como sério, da contaminação por coronavírus, como explica o Dr. Drauzio Varella em seu canal no Youtube:
— “Um agravante da asfixia da covid-19 é que uma boa parte dos pacientes não percebe que está com hipóxia, quer dizer, com falta de oxigênio no sangue. Existe uma resistência grande a essa falta de oxigênio no sangue. Normalmente quando cai a oxigenação a gente fica com muita falta de ar. Na covid, não, as pessoas não percebem direito. Então, o ideal é o oxímetro. Você prende no dedo e olha, ele dá o número de quanto está a saturação de oxigênio no sangue.”
Ainda de acordo com Dr. Drauzio, caso a porcentagem esteja fora do normal, é interessante buscar um atendimento médico para avaliar o caso. Lembrando sempre, que sua taxa de oxigenação pode variar ao longo do dia.
Também nesse sentido, a reportagem do do portal digital de notícias da Rádio Gaúcha, elucida como o oxímetro pode atuar nessa situação:
— “Pacientes com diagnóstico de covid-19 podem aferir o nível de oxigênio que está circulando no organismo quando observarem piora do quadro geral, sentindo cansaço ou falta de ar, por exemplo. Um pulmão mais comprometido pela doença pode provocar a redução da saturação que será registrada no visor.”
Precisa de um oxímetro digital?
Por último, caso você precise de um oxímetro digital, você pode adquirir o seu no site da 123Comprou: O oxímetro de dedo da Multilaser cabe em todos os dedos, permitindo que crianças e adultos possam fazer uma medição correta. Corre pra garantir o seu!
Enfim, gostou desse conteúdo sobre oxímetro digital? Acompanhe outros artigos como esse em nosso blog e siga a 123 no Instagram e no Facebook.
*Crédito da foto destacada: Mulher foto criado por freepik – br.freepik.com