Um bom arroz à grega é tudo de bom, não acha? Além de ser bem diversificado, ele consegue dar um ar sofisticado ao clássico arroz. Sobretudo, ao passo que consegue inovar e, de quebra, conquistar paladares e estômagos.
Além disso, sabemos que um item muito forte nas cozinhas é a panela elétrica de arroz. Na verdade, ela consegue facilitar bastante o preparo de um dos alimentos mais clássicos do prato dos brasileiros.
Sendo assim, hoje vamos trazer uma receita muito fácil de arroz à grega. E o melhor: vamos tratar do processo na panela de arroz elétrica.
Só que, antes de chegarmos à receita propriamente dita, vamos contextualizar um pouco sobre esse famoso prato. Então, quer dizer que ele veio da Grécia? É realmente uma receita grega e que encontramos fácil em uma viagem?
A resposta é não! A verdade é que é mais uma receita brasileira… Inclusive, ainda é um mistério o porquê do seu nome. E, depois de muitas pesquisas, ficou difícil para gente conseguir explicar a sua origem certeira e definitiva. O fato é que é mais uma riqueza popular brasileira!
Que tal conferirmos, agora, como se faz?
Veja também: Aprenda a fazer bolo de chocolate de liquidificador
Ingredientes
– 2 cenouras cozidas
– 1 dente de alho amassado
– 2 xícaras de chá de arroz branco
– Cebola e pimenta do reino a gosto
– 1 colher de chá de sal
– 4 xícaras de água fervente
– 100 g de presunto cozido
– 1 pimentão vermelho
– 5 colheres de sopa de milho cozido
– 5 colheres de sopa de ervilha cozida
– 1 folha de louro
– Azeite a gosto
– Uva-passa a gosto
Preparo do arroz à grega
O nosso primeiro passo, como não poderia deixar de ser, é reservar o arroz, lavá-lo e escorrê-lo. Na verdade, essa primeira etapa é um costume consagrado aqui do Brasil. Porém, vale sempre a pena relembrar, não é mesmo?
Em seguida, vamos cortar todos os ingredientes necessários. Isto é, picotar ou ralar as cenouras, picotar a cebola, cortar o pimentão em quadradinhos e o presunto em cubinhos. Quando a gente se organiza direitinho, não tem erro!
Em uma panela separada, coloque o azeite e a cebola, além de refogar até que fique bem transparente. Mexa bem durante todo o processo e se encante com o cheiro maravilhoso que vai tomar conta do ambiente.
Depois, basta acrescentar o sal, o alho e os demais ingredientes. Refogue bem tudo nessa panela separada para que o tempero pegue direitinho. Conforme for introduzindo novos ingredientes, vai poder se dar conta de ainda mais aromas agradáveis.
O próximo passo é despejar os refogados na sua panela elétrica de arroz e acrescentar a água. Daí em diante, o processo é todo automatizado.
Por fim, é só cozinhar até secar. Geralmente, leva em torno de 30 minutos para que o processo seja finalizado.
A dica é que, depois de finalizado, a panela tem a função de aquecimento. Ou seja, vai poder manter o arroz quentinho até ser servido. Portanto, é altamente prático para quem precisa lidar com muitos preparos, sobretudo quando recebe visitas em casa.