Cotidiano

Dicas para turbinar sua sala de TV: tenha um cinema em casa

turbinar sala de tv

Saiba como incrementar a sua sala de TV para transformá-la em cinema particular

Com tantos streamings, tecnologia e agora com o distanciamento social, ter um bom espaço para curtir seus filmes, séries — e por que não suas lives favoritas? — se tornou a necessidade de muita gente.

Pode-se pensar que para montar ou ter um bom espaço para assistir filmes em casa custa caro. Afinal, a primeira coisa que vem à cabeça quando falamos de cinema em casa são aquelas mansões do Pinterest.

Entretanto, é possível construir um espaço confortável, aconchegante e perfeito para sessões de cinema caseiras na sua sala de TV, de estar ou até no seu quarto, sem precisar de uma grande reforma. 

Vamos dar dicas simples para você incrementar a sua sala de TV com acessórios e dispositivos que quando bem posicionados darão essa sensação de cinema. 

E a melhor parte é que você pode comprar apenas o que fizer sentido para você e couber no seu orçamento. É claro que com todos os itens juntos a imersão no conteúdo será maior, mas já é possível ter um efeito bem legal com diferentes combinações.

Antes de mais nada, a tela

Tela poderosa na sala de TV
Foto: Imagem de Darkmoon_Art por Pixabay

Vamos começar pelo dispositivo que transmite a imagem, ou seja, um item essencial e que merece muita atenção. Uma das primeiras questões analisadas por quem quer comprar uma televisão é o seu tamanho, mas quem vai ditar o tamanho do aparelho é a sua casa.

Sim, isso mesmo, não está só nas suas mãos a escolha das polegadas. 

Isso porque uma TV grande em um espaço pequeno causa desconforto e um aparelho pequeno em local grande não permite o aproveitamento de todo o potencial de resolução do dispositivo.

Existe uma fórmula que te ajuda a calcular qual a distância ideal entre a televisão e o sofá de acordo com as polegadas do aparelho. 

De acordo com um antigo oficial da Samsung, “A experiência visual mais imersiva é quando 40 graus do seu campo de visão estão ocupados pela tela. Essa distância do campo de visão pode ser calculada sabendo o tamanho da sua TV”. 

O texto segue explicando a fórmula: 

— “Para calculá-la, multiplique o tamanho da tela por 1,2. Então, para uma TV de 75 polegadas, você deve se sentar a 90 polegadas de distância, equivalente a 2,3 metros.”

Veja uma tabela da Samsung para entender melhor:

Tabela de distancia recomendada entre TV e sofá

Esse cálculo também pode te ajudar na escolha do tamanho do aparelho, de acordo com o tamanho da sala onde você irá instalá-lo.

Dados importantes da ficha técnica 

Depois do tamanho entram algumas questões da ficha técnica que são muito importantes, a principal delas é a resolução. Atualmente, as melhores resoluções do mercado são a Full HD, 4K e 8K. A primeira opção dá conta do recado e é bem mais barata que as outras.

No caso dos modelos 4K, o investimento é a longo prazo, já que a tendência é que os conteúdos sejam transmitidos nessa resolução. 

8K é alternativa mais cara, sendo que ainda existem poucos conteúdos compatíveis com essa tecnologia, então é investimento a longo prazo, além de ser uma aposta de que os conteúdos vão aderir ao formato no futuro.

Como escolher de fato? Leia a ficha técnica com atenção e assista reviews de diferentes produtos. Assim, você vai entender o que faz mais sentido para você.

Outros pontos importantes são:

  • Número e tipos de entrada como USB ou HDMI;
  • Integração, no caso das Smart TVs, que podem se conectar com outros dispositivos como celulares, notebooks e até câmeras e portões; 
  • A resolução e nitidez das cores, quanto melhor a tecnologia, mais vivas e próximas do natural serão essas cores. Hoje as principais opções são o HDR e o HDR10+.
Comparação de imagens com e sem HDR
Foto: Divulgação/LG

Muito importante: Iluminação

A iluminação certa pode fazer toda a diferença para a visualização do conteúdo reproduzido na tela e traz aquela sensação de aconchego.  

E para garantir essa sensação confortável, o ideal é investir em lâmpadas com tons mais amarelados, ou seja, com a cor de temperatura quente. Com elas você consegue proporcionar um clima mais intimista e conforto visual.

As lâmpadas de LED são perfeitas para o seu cinema, já que não dissipam calor, tem vida longa e economizam energia. 

Além disso, aposte na iluminação indireta, que é aquela que rebate no teto e se dissipa de maneira mais leve no ambiente. Criando uma atmosfera favorável ao bem-estar, ideal para a sua sala de TV.

Existem alguns modelos que de luminárias que combinam com essa clima e ambiente:

  • Arandelas dispostas nas paredes; 
  • Spots embutidos em sancas no teto ou nos próprios painéis da televisão;
  • Balizadores embutidos nas paredes ou embaixo dos móveis;
  • Fitas LED nos painéis da TV, atrás do aparelho e até mesmo nos contornos dos móveis.

Home Theater 

A experiência sonora é tão importante quanto a visual quando o assunto é cinema. Aqui é importante buscar um equipamento adequado para a área do local de instalação. Em outras palavras, você deve escolher seu home theater de acordo com o tamanho do cômodo onde vai colocá-lo.

Esse cuidado é importante para que a experiência não se torne degradável aos seus ouvidos. Então, a regra é quanto maior o ambiente, maior pode ser a potência e o número de caixas de som instaladas no ambiente.

E como você vai espalhar as caixas de som fica ao seu critério e disponibilidade de espaço. Lembre-se que caixas fixadas no teto aumentam a qualidade do som pelo posicionamento.

Escolha bem o sofá

O conforto é essencial, então escolha um sofá de acordo com seu gosto pessoal no assunto. Contudo, é legal pensar que sempre dá aquela vontade de esticar as pernas e mudar de posição quando se assiste conteúdos longos, então as sofás ou poltronas espaçosos, reclináveis e retráteis são as melhores alternativas.

Cortina

O escurinho do cinema é um fator essencial para você curtir o filme. Portanto, sua cortina deve ajudar a barrar a claridade na sala da TV, evitando reflexos e claridade excessiva. 

Algumas opções interessantes de tecidos são os sobrepostos e modelos blackout, com tramas bem fechadas e cores escuras. Assim, a única iluminação presente no seu cinema em casa será a da tela da televisão

Extra: Alexa

Foto: Divulgação/Intelbras

Para quem tem uma smart TV a Alexa, assistente virtual inteligente, é um baita investimento. Você pode ligar, desligar, mudar de canal, iniciar um vídeo, colocar na Netflix ou dar play no seu filme Favorito da Disney+ na sua TV apenas com comandos de voz.

No site da 123Comprou você consegue conferir os mais diferentes artigos de iluminação e algumas opções de eletrônicos como a Alexa para fazer a sua sala de cinema em casa. 

Gostou das nossas dicas para turbinar a sua sala de TV? Acompanhe outros conteúdos como esse em nosso blog e siga a 123 no Instagram e no Facebook.

Crédito da foto destacada: Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

Related posts
Cotidiano

Mês do Orgulho LGBTQIA+: Como celebrar?!

CotidianoShopping

Presentes de dia dos namorados: 9 opções de até R$100

Cotidiano

Qual a diferença entre o secador de cabelo profissional e o comum?

CotidianoShopping

10 Ideias de presente para o dia dos namorados

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *