Um problema que tem incomodado muita gente é o sinal wi-fi que não chega a todos os cômodos. Este também é o seu caso? Seja como for, hoje é o dia de entender como resolver de uma vez por todas essa situação. Por isso, aqui vão dicas para melhorar a sua rotina.
A situação é recorrente: a pessoa compra um roteador wireless, instala ao seu modem e pensa que tudo está certo. Entretanto, em algumas situações, é aí que percebe que as coisas fugiram ao esperado. Então, as seguintes coisas ocorrem:
- O sinal wireless fica fraco em alguns pontos da casa
- A pessoa é obrigada a navegar em um canto estratégico
- Há uma baita lentidão para assistir a vídeos e consumir conteúdos de streaming
- O estresse toma conta da situação
Agora que já refletimos, não dá para chorar sobre o leite derramado. Está ruim? Ok! Agora, bora melhorar essa situação!
Melhore o seu sinal wi-fi com medidas básicas
Acredite, muitas vezes, algumas medidas simples podem otimizar o sinal wireless distribuído pelo seu roteador. Inclusive, o local onde ele está posicionado. Você sabia que cada parede da sua casa é uma potencial barreira para o sinal?
Entendendo que pode haver obstáculos no local que atrapalham o seu sinal, aqui vão algumas medidas que podem ser tomadas:
- Verifique se o cômodo onde ele está inserido está muito distante dos demais
- Mantenha o seu roteador longe de outros aparelhos eletrônicos que possam atrapalhá-lo
- Evite colocar o roteador próximo a telefones e aparelhos de rádio
- Nunca deixe o seu roteador próximo a espelhos, pois os espelhos mudam o direcionamento das ondas
- Tome cuidado com fornos micro-ondas, pois eles atrapalham o sinal wi-fi
- Se possível, mantenha o seu roteador centralizado
Por que devo tentar manter o meu roteador centralizado?
Via de regra, as ondas eletromagnéticas emitidas pelo seu roteador com os dados da sua internet são circulares. Portanto, imagine uma rosca de padaria ou um donuts americano. Imaginou? Então, é mais ou menos assim que funciona o sinal wi-fi da maior parte dos modelos de roteadores disponíveis no mercado.
A partir do momento que as ondas são emitidas em círculos, precisamos avaliar algumas coisas. Primeiramente, se for colocado no centro da residência, a transmissão será mais eficiente. Outro detalhe: coloque o seu roteador em locais altos!
Logo, quanto mais alto e centralizado estiver o roteador, maior será a precisão de suas antenas. Então, já sabe: posicione de modo estratégico para evitar dores de cabeça.
Aposte em repetidores de sinal e access point
Nem sempre dá para melhorar o sinal de alguns cantos da sua casa apenas com o posicionamento e medidas preventivas. Realmente, dependendo da arquitetura ou necessidades do seu lar, nem sempre será possível.
Neste caso, o mais recomendado é utilizar equipamentos que vão melhorar a distribuição do seu sinal. Atualmente, há uma série de repetidores de sinal que têm a função de captar o sinal wireless redistribui-lo.
Na prática, o repetidor ou access point são colocados na região da casa que o sinal está mais fraco. Daí, capta o sinal e faz uma nova transmissão para a região. Viu só que bacana? Agora, adquira já o seu repetidor e melhore o seu sinal wi-fi!