Iluminação

Plafon: o que é e como usar?

Plafon

Entenda o que é plafon e todas as possibilidades que essa luminária pode trazer para sua casa ou empreendimento

O Plafon já está presente em muitas casas e estabelecimentos brasileiros. É um recurso decorativo prático, além de ser um item de iluminação muito útil. Uma das grandes vantagens desse tipo de luminária são seus bons preços, a facilidade de instalação e a diversidade de modelos disponíveis do mercado.

As luminárias são um excelente recurso para embelezar um ambiente. A própria estrutura visível pode ser selecionada de acordo com a decoração de um cômodo, assim como a escolha da cor e do tipo da lâmpada também agregam diferentes traços visuais ao espaço.

O que é Plafon?

Em primeiro lugar, como já dissemos, o plafon é um modelo de luminária instalada junto ao teto. Ele tem origem chinesa e apresenta como principais características sua versatilidade, disponível em diferentes estilos e com bom encaixe em vários ambientes, além do ótimo custo benefício.

Esse tipo de luminária é capaz de distribuir a iluminação de maneira consistente e satisfatória, ao mesmo tempo em que traz ótimos resultados estéticos para qualquer cômodo.

Dica: luminárias plafon são ideais para salas com pé direito reduzido, já que não interferem na visão do ambiente.

Para escolher o plafon certo para sua casa, antes de mais nada, é necessário conhecer o tipo de instalação, modelo, formato e material dessa luminária! 

Tipos de instalação

 Existem basicamente dois tipos de instalação para luminárias plafon:

  • Sobreposição 

Essa é a instalação mais simples, a luminária é fixada no teto direto na laje ou sobreposta ao forro. Além de oferecer praticidade para instalação e  possível manutenção, a sobreposição também cria um efeito moderno no ambiente e ilumina bem o ambiente de maneira geral;

  • Embutida

A instalação embutida exige um recorte em um forro de madeira ou gesso, por exemplo. Apesar do trabalho, o resultado fica sofisticado e uniforme, já que o plafon se alinha com a superfície. 

Modelos de plafon: escolha o tipo de iluminação

Existem dois modelos de plafon que impactam diretamente no tipo de iluminação do ambiente:

  • Luz indireta, são ideais para ambientes mais aconchegantes, já que irradiam em direção ao teto, se espalhando pelo ambiente de uma forma mais amena e leve;
  • Luz Difusa é aquela em que as peças da própria luminária funcionam como um filtro, chamado de difusor. Assim, a luz não agride a vista, ao mesmo tempo em que todo o ambiente é iluminado.

Essa luminária é capaz de abrigar qualquer tipo de lâmpada, tanto compacta quanto em bulbo (LED ou fluorescente). A escolha da cor também está atrelada à funcionalidade do local de instalação e seu estilo decorativo. 

A temperatura é uma característica primordial para se atentar no momento de comprar a lâmpada. Existem lâmpadas frias e quentes, as primeiras são melhores para ambientes que demandam atenção e foco, como escritórios e cozinhas. Já as quentes, promovem conforto e aconchego ideais para quartos e salas de estar.

Inclusive, existem plafons de LED que não precisam de lâmpadas, eles já vêm prontos para a instalação, garantindo praticidade e economia. 

Formatos: redondo, quadrado ou retangular?

Plafon redondo
Modelo redondo sobreposto

As luminárias plafon são encontradas em vários formatos, os mais comuns são quadrados, redondos e retangulares. Cada formato passa uma mensagem diferente.

No caso do plafon redondo, há uma quebra no padrão geométrico dos formatos tradicionais dos cômodos e móveis. Além disso, esse formato passa uma sensação de momento e projeta a luz de forma que permite sua dissipação por todo ambiente, evitando assim, pontos escuros. 

Já a luminária retangular, traz um ar de estabilidade e pode ser uma boa opção para iluminar espaços mais amplos. Tanto os formatos, quadrados e retangulares são uma boa pedida para escritórios e ambientes comerciais. Ambos modelos são perfeitos para ambientes sérios e sofisticados.

Materiais: muito além da estética, entenda a utilidade

Os materiais de revestimento e anteparo também variam bastante, podendo ser encontrados em pano, acrílico leitoso e vidro, por exemplo. Cada material atende a uma estética. Contudo, a escolha do revestimento também está ligada às condições do cômodo da sua instalação.

Nesse sentido, podemos tomar como exemplo o caso do banheiro, um ambiente úmido. O plafon aqui precisa estar protegido, seja por uma base acoplada a uma cúpula, seja com materiais indicados para umidade: vidro leitoso e o acrílico leitoso.

A cozinha também é um ambiente que demanda atenção no momento da compra do plafon. O vidro leitoso é um dos materiais mais indicados para esse cômodo, devido à facilidade para a limpeza do vidro. 

Ou seja, em ambientes em que haja fumaça e gordura, como na cozinha, dê preferência aos materiais de fácil limpeza.  

Ainda existem modelos de cristal, que carregam o ambiente com uma elegância bem clássica. E os decorados, que possuem uma espécie de estampa no revestimento em diferentes formatos, por exemplo, borboletas ou estrelas. Esse último é perfeito para quartos infantis e jardins.

Como usar o Plafon? 

plafon no corredor
Palfon sobreposto e quadrado no corredor

Como vimos até aqui, para escolher o seu paflon é muito importante analisar em qual ambiente será instalado, combinando questões de decoração e utilidade, mas acima de tudo, o seu gosto pessoal.

Então, olhando para essas questões já citadas como formatos e materiais, é interessante que você analise onde você deseja instalar sua luminária plafon e se pergunte o que você mais gosta visualmente também.

Uma questão para se atentar é o tamanho do seu plafon em relação ao tamanho do cômodo no qual ele será instalado. Existe uma fórmula que pode te ajudar, divida o valor de metros quadrados que o cômodo em questão mede por três e então multiplique por dez. O resultado é o tamanho do seu plafon!

FÓRMULA: TAMANHO DO PAFLON = (M²/3) X 10

Um exemplo, se o seu quarto tem 3m por 4m, a conta fica assim: 12m2 / 3 = 4 x 10 = 40cm, sua luminária deverá medir 40 cm.

Enfim, entendeu o que é Plafon? Agora que você sabe como usar essa luminária tão versátil, aproveite e confira o nosso catálogo de iluminação!

Você também pode gostar:

Related posts
Iluminação

Lâmpada Inteligente: Benefícios e Uso com Alexa

Iluminação

Como instalar a fita led na sua TV?

CotidianoIluminação

11 principais tipos de iluminação para jardim

Iluminação

As 6 melhores luminárias plafon

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *