Iluminação

Lúmens: entenda para que servem

Lúmens: a unidade de medida da luz.

Você já deve ter se deparado com a palavra lúmens alguma vez na sua vida. Seja na embalagem da sua lâmpada de LED ou qualquer item de iluminação ou projeção, esse termo aparece bastante.

Entretanto, embora seja uma unidade de medida frequente em algumas embalagens, nem todo mundo sabe do que se trata. Aliás, essa é uma unidade de medida muito mais importante do que você imagina.

Se você também tem dúvidas a respeito do assunto, acompanhe esse conteúdo para finalmente ficar por dentro do assunto.

Lúmens: do que se trata essa unidade de medida

Via de regra, os lúmens são representados pela unidade (lm). Trata-se de um padrão de medida internacional da iluminação.

Na prática, essa unidade mede a quantia de luminosidade. Ou seja, é para você entender o fluxo de luz emitido por uma determinada fonte. Mas, que diferença que isso faz na prática?

Você já reparou que tem lâmpadas que brilham mais do que as outras? Que aparentam ser muito mais intensas? Pois é, quanto mais lúmens tiver a sua lâmpada ou item de iluminação, mais intensa ela é.

Essa unidade de medida também pode ser bastante útil para você mensurar a intensidade de telas de LED de TVs, monitores e até para projetores.

A eficiência dos lúmens na Iluminação LED

Normalmente, as pessoas costumam pensar que somente a potência determina a intensidade de uma lâmpada. Você também achava que era só ter muitos watts para o seu item de iluminação ser poderoso?

Aí é que pode estar um grande engano: não é porque a sua lâmpada tem uma potência elevada, que ela tem a luz mais intensa. Acontece que determinados modelos de iluminação gastam boa parte da potência com superaquecimento.

Lúmens: medida nas lâmpadas de led.

Para exemplificar, é por isso que a tecnologia LED é muito mais eficiente do que a incandescente. Na prática, ela não tem esse tipo de desperdício, pois a sua potência é realmente focada na conversão de eletricidade em luz, ao invés de calor.

A relação lm por watt

Para que possamos entender melhor essa comparação entre a tecnologia incandescente e LED, montamos esse esquema:

Tecnologia Incandescente1 watt14 a 17 lm
Tecnologia LED1 watt100 lm

Há uma outra relação bem interessante que você pode fazer entre lm e watts. Na prática, basta dividir a quantia de lúmens pela quantia de watts. Principalmente, se quiser comparar duas lâmpadas de potências diferentes.

Se a lâmpada de potência menor der uma quantia muito maior, fica bem claro que é mais eficiente. Essa máxima vale para qualquer situação.

A cor da luz interfere na intensidade da luz?

Já que estamos aqui para esclarecer a todas às dúvidas, eis mais uma pergunta se responder. A cor da sua lâmpada interfere no seu desempenho? A resposta é não.

Independentemente da tonalidade do seu item de iluminação, o que vai ditar o seu poder de iluminação é a relação lm por watt.

Viu só como o assunto iluminação pode ser bem rico e mais complexo do que parece? Aproveite e dê uma passadinha na nossa loja para ver o nosso catálogo de iluminação!  

Related posts
Iluminação

Lâmpada Inteligente: Benefícios e Uso com Alexa

Iluminação

Como instalar a fita led na sua TV?

CotidianoIluminação

11 principais tipos de iluminação para jardim

Iluminação

As 6 melhores luminárias plafon

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *