Cotidiano

Aprenda como fazer um jardim de inverno

Aprenda como fazer um jardim de inverno

Você ama plantas mas não tem um espaço aberto em casa? Ou já tem plantas no quintal mas quer trazê-las para dentro de casa também? O jardim de inverno é a solução perfeita para você!

O jardim de inverno traz um pouco de natureza na parte interna da casa. Além da questão estética, esse tipo de jardim pode ajudar na iluminação e ventilação da sua casa, dependendo do projeto. 

E não se engane, existem modelos de jardim de inverno para todos os orçamentos, diferentes disponibilidades de espaço e gostos. E por aqui vamos mostrar os passos básicos para montar o seu, mostrando diferentes exemplos e possibilidades.

Onde montar o meu jardim de inverno?

O primeiro passo para criar seu cantinho de natureza dentro de casa, é escolher em qual espaço ele será montado. E não existem limites, pode ser um espaço pequeno ou grande, o que importa é como ele será utilizado.

Você não precisa necessariamente ter um canteiro de terra em casa, pode montar o seu jardim apenas com vasos, por exemplo. Tudo faz parte da sua escolha e recursos disponíveis. 

É interessante buscar por locais que estejam perto de uma fonte de luz natural, como janelas ou até mesmo clarabóias, mas isso não é uma regra. Você pode optar por plantas que sobrevivem bem mesmo em ambientes sem luz do sol, como as folhagens. 

Inclusive, locais que não são aproveitados na casa podem ser utilizados para a montagem do jardim de inverno. Por exemplo, cantinhos assimétricos, aquele espaço embaixo da escada ou ainda um recuo muito pequeno que acaba não tendo utilidade. 

Veja alguns exemplos de jardim de inverno em espaços pequenos:

Mas você também pode investir em um espaço grande e mais rebuscado, quem sabe com uma abertura no teto e uma porta de vidro para deixar a ventilação entrar e fechar em dias frios. Ou ainda cobri-lo com um material translúcido, para aproveitar toda a iluminação natural sem cercá-lo com vidro. 

A alternativa aberta é ótima para casas abafadas, já que contribui com a ventilação do local. Caso você tenha um ponto escuro na casa que não permita a construção de uma janela por conta do muro do vizinho, a abertura superior ou o material translúcido irá espalhar luz natural ao longo do dia nessa região. 

Agora, veja exemplos mais elaborados:

Em qual cômodo construir o meu jardim de inverno?

Não tem regra! Você pode construir na sala de estar ou de jantar, em um quarto e até mesmo no banheiro. Para quem mora em apartamento também é possível montar esse ambiente na sacada. Tudo depende do espaço disponível e da sua vontade. 

É importante lembrar que dependendo do modelo escolhido, pode ser que folhas se espalhem pelo espaço, bem como outros resíduos. Então, é legal pensar bem nessa questão na hora de definir o espaço de montagem.

Escolha das plantas

A partir da seleção do local de montagem do jardim de inverno você irá escolher as plantas que irão ser acomodadas pelo tamanho e principalmente pela necessidade de luz. Vamos dar alguns exemplos por aqui, mas o ideal é que você faça sua própria pesquisa e explore diferentes possibilidades.

Para lugares que batem sol o diretamente:

  • Peperômia;
  • Planta pérola;
  • Jade;
  • Planta Fantasma;
  • Carpete dourado;
  • Flor da fortuna;
  • Flor de maio.

Agora, para lugares iluminados pelo sol, mas sem a luz direta

  • Orquídea;
  • Samambaia;
  • Espada de São Jorge;
  • Bromélia;
  • Palmeira leque;
  • Lírio da paz;
  • Begônia.

Por último, mas não menos importante, para lugares escuros da casa, ou seja, sem iluminação natural:

É muito importante pesquisar não só o tipo de planta, mas também os cuidados que ela pode gerar, desde envasamento até adubação. Caso contrário, você pode perder o seu investimento.

Iluminação

Mesmo a noite você pode aproveitar seu pedacinho de natureza dentro de casa, para isso é super importante pensar na iluminação. Inclusive, esse recurso valoriza e muito a estética desse espaço.

Em primeiro lugar, é muito importante buscar por lâmpadas que não esquentam, como é o caso do led. Isso porque o calor pode machucar suas plantas. 

Outra questão interessante para se atentar é a temperatura da cor da lâmpada. Existem lâmpadas frias e quentes, as primeiras são melhores para ambientes que demandam atenção e foco, como escritórios e cozinhas. Já as quentes, promovem conforto e aconchego ideais para quartos, salas de estar e jardins.

A temperatura de cor quente é ideal para destacar as plantas, realçando melhor a cor e produzindo um efeito mais realista. Enquanto a luz branca é uma boa pedida quando a intenção é apenas clarear o local.

Leia também: 11 principais tipos de iluminação para jardim

Iluminação para jardim de inverno
Crédito da foto: Reprodução Instagram Eduardo IluminCordeiro

Algumas luminárias que podem ficar incríveis no seu jardim de inverno:

  • Arandelas são luminárias fixadas nas paredes, ótimas para valorizar locais específicos;
  • Spots, muito utilizados para destacar folhagens, podendo adicionar diferentes efeitos de acordo com a sua instalação;
  • balizadores, iluminação indireta que proporciona um efeito confortável e prático ao ambiente.
  • Lanternas, além de iluminar, também servem como item decorativo. São muito versáteis e podem ser dispostas das mais diferentes formas no ambiente;
  • Fita led, pode ser utilizada para demarcar o contorno do jardim, acabamentos em sanca e móveis.

Dicas finais

Além da escolha da iluminação, dos vasos e das próprias plantas, você também pode incrementar a decoração da maneira que quiser. Vale de tudo: diferentes pedras, cascalhos, musgos, estátuas, placas decorativas, paletes e até móveis e prateleiras dependendo do seu espaço.

Veja esse exemplo de montagem de jardim de inverno bem simples:

Enfim, você gostou desse conteúdo sobre como fazer um jardim de inverno? Acompanhe outros artigos como esse em nosso blog e siga a 123 no Instagram e no Facebook.

Quando você for montar o seu jardim de inverno não se esqueça de conferir o nosso catálogo de iluminação!

Crédito da foto destacada: Flor foto criado por jcomp – br.freepik.com

Related posts
Cotidiano

O aspirador robô da Multilaser é bom? Tudo sobre o HO041!

Cotidiano

Mês do Orgulho LGBTQIA+: Como celebrar?!

CotidianoShopping

Presentes de dia dos namorados: 9 opções de até R$100

Cotidiano

Qual a diferença entre o secador de cabelo profissional e o comum?

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *