O clima de festa junina e de festa julina é uma verdadeira delícia, não é mesmo? Apesar de estarmos em um momento crítico de prevenção ao COVID-19, aqui na 123 Comprou! demos um jeitinho. Eis o jeitinho: entregamos um kit com guloseimas típicas para cada funcionário. Isto é, tanto os que estão em home office, quanto os que seguem o seu trabalho presencialmente.
Diante de tal gesto, gostamos sempre de enfatizar as seguintes coisas:
- Fazemos o possível para oferecer alentos aos nossos colaboradores neste momento difícil
- Acreditamos que celebrar à vida é incrível em um momento como esse
- Priorizamos, acima de tudo, os bons sentimentos, mesmo em quarentena
Embora tenha uma origem católica, as quermesses de festa junina e julina se popularizaram por todo o país. Aliás, é uma das heranças que adquirimos com a chegada do povo português ao nosso território e a propagação da fé a São João, São Pedro e Santo Antônio.
Como o início da colonização brasileira se deu início pelo Nordeste, naturalmente, é lá que essa tradição é mais forte. Contudo, com o tempo, essa festança ultrapassou a questão religiosa e se tornou uma tradição festiva tipicamente brasileira.
Por anos, tem sido uma tradição ir a festas típicas nos meses de junho e julho, com músicas como o xote. Isso sem contar a dança da quadrilha e a celebração à cultura caipira brasileira.
Lembrando que, em sua origem etimológica, caipira diz respeito ao interior do país. Portanto, podemos deixar de lado qualquer significado pejorativo.
A motivação da 123 Comprou! com a festa julina
Diante do breve resgate histórico que fizemos, nos damos conta que a festa junina e a festa julina têm uma essência de alegria. Nós, brasileiros, entretanto, estamos em um momento muito triste. São muitas incertezas que nos acompanham desde a chegada da pandemia ao nosso território.
Sendo assim, não se trata de taparmos o sol com a peneira! Não estamos querendo ignorar que estamos em um momento crítico. Pelo contrário! Afinal, somos uma empresa totalmente comprometida com as medidas de segurança. Os nossos funcionários que podem trabalhar à distância seguem no home office!
A grande questão aqui é que nos preocupamos muito com o impacto que o isolamento social traz ao psicológico da nossa equipe.
Mais do que nunca, o nosso RH tem pensado em medidas para manter todo mundo motivado. E seguiremos firmes com todo o suporte possível.
Uma mensagem de força
Diante de tudo o que foi dito até aqui, encaramos a festa julina à distância como uma mensagem. Naturalmente, a mensagem não é a de que está tudo bem e que devemos ignorar os problemas atuais.
Na verdade, a mensagem é outra: a de que as coisas não estão como gostaríamos, mas que precisamos nos manter firmes. De que todos devemos fazer a nossa parte e, além disso, mantermos a força interior para seguirmos os nossos dias.
Acreditamos que, com essa corrente por energias positivas, estaremos muito mais fortes para resistirmos ao mau tempo. Ao final, acreditamos que toda essa persistência trará frutos. Esperamos mais do que nunca estarmos firmes para a construção de uma sociedade melhor!
E você? O que tem feito pela sua saúde mental nesse período? Comente aqui!