Institucional

Dia da Mulher: 123 Comprou celebra o com palestra sobre liderança feminina

No última dia 8 de maço, Dia Internacional da Mulher, a 123 Comprou! fez uma celebração para as mulheres que compõem a trajetória da empresa. Tanto as que trabalham presencialmente, quanto as que trabalham remotamente participaram da homenagem neste dia tão importante. 

A data surgiu como uma forma de lutar por melhores condições de vida e trabalho. Atualmente, além das celebrações e homenagens realizadas no dia, ele também serve como conscientização para as desigualdades de gênero.

O evento realizado na sede da 123 contou com uma palestra sobre Liderança Feminina realizada pela Anne Prado da Cativa e uma mesa de quitutes deliciosos para as mulheres que participaram presencialmente da comemoração. Foi um momento de conversa, união e muita sabedoria!

Temas como o a autossabotagem, a dificuldade de mulheres inseridas em ambientes predominantemente masculinos, e de conciliar o trabalho com a maternidade foram trazidos à luz. 

Além disso, a palestra falou sobre o papel da mulher na sociedade atual e como ainda faltam alguns passos para alcançarmos a igualdade. Por exemplo, apenas 3% dos cargos de liderança no Brasil são ocupados por mulheres. Em contramão, mais de 34 milhões de lares são são chefiados por mulheres. Isso significa que as mulheres continuam sendo as maiores responsáveis pelos seus lares. Mas por outro lado, ainda não possuem o mesmo protagonismo dentro das empresas. 

Veja também:

Alguns dados

As conquistas das mulheres foram muitas até os dias de hoje. Afinal, vivemos em uma situação bem diferente da vivida por nossas mães e avós. No entanto, com a palestra, ficou evidente que ainda faltam alguns largos passos para alcançarmos a igualdade. Por esse motivo, separamos alguns dados para entender melhor sobre o tema: 

  • Apesar dos grandes avanços, as mulheres brasileiras ainda ganham cerca de 20,5% a menos que os homens no Brasil segundo estudo realizado pelo IBGE. 
  • A dupla jornada de trabalho é uma realidade na vida de muitas mulheres no Brasil. Ao menos é o que aponta uma pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos(Dieese) apontou que mulheres  chegam a gastar até 95% a mais de tempo com afazeres domésticos que os homens.
  • Estudo da Oxfam mostrou que  75% de todo o trabalho de cuidados não remunerado em todo o mundo são realizados por mulheres.
  • Apesar de maioria no Ensino Superior, dados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) apontam que as mulheres são só cerca de 20,08% nas áreas de ciência (Engenharia, Ciências Exatas e da Terra). 
  • Na política brasileira, apenas 15% das nossas representantes são mulheres. Ou seja, isso coloca o Brasil na posição 149ª de 188 países no ranking representatividade feminina na política segundo relatória da ONU.

Todos esses motivos tornam o 8 de março um marco muito importante, afinal, ele é um dia de luta por melhores condições de vida trabalho para todas as mulheres. É a data em que celebramos a força e resiliência das mulheres de todo o mundo!

Protagonismo feminino 

Diferente de outras empresas, o protagonismo feminino é incentivado e prestigiado aqui na 123. Dessa maneira, temos mais da metade das nossas lideranças sendo mulheres e uma imensa força feminina em nosso maravilhoso time. São essas mulheres que nos inspiram e nos auxiliam a escrever diariamente a jornada 123 Comprou! 

Por essa razão, nós da 123 Comprou damos todo o apoio e incentivo para que cada vez mais mulheres ocupem posições de destaque. Pois, lugar de mulher é onde ela quiser! 

Related posts
Institucional

Experiência do Cliente: entenda o que é e qual a sua importância

Institucional

Empresa humanizada: Descubra o que é necessário para se tornar uma

Institucional

Day Off na 123 relembra conquistas e aponta inovações para o futuro

Institucional

GPTW considera 123 Comprou uma das melhores empresas pra se trabalhar

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *