IluminaçãoTecnologia

Confira as tendências da decoração futurista pra sua casa

Mulher com óculos de realidade aumentada.

 Já ouviu falar em decoração futurista? Com um nome bem sugestivo, de fato, esse tipo de decoração remete ao futuro. Quer dizer, a um conceito de como imaginamos que vai ser o futuro. Portanto, as seguintes características são esperadas desse tipo de decoração:

  • Uso amplo de tecnologias para uma casa mais inteligente
  • Bastantes equipamentos eletrônicos,
  • Ampla presença de metal e vidro pelos ambientes
  • Iluminação LED com itens diversos

A verdade é que falar nesse tipo de decoração é tratar de uma projeção na qual queremos que o “futuro comece agora”. De certa maneira, diz muito dos anseios das pessoas de estarem sempre antenadas e à frente do seu tempo.

Corredor com decoração futurista, em que há efeitos de luzes neon por intermédio de fitas de led.

Tanto a arquitetura, quanto decoração, são artes interligadas. Assim como nas demais artes, o futurismo é uma das derivações da Arte Moderna.

Antes de nos aprofundarmos em como podemos aproveitar de todas essas tendências na nossa casa, precisamos entender mais como surgiu tudo isso. Assim, vai ficar mais fácil de entender o quanto você aprecia ou não esse tipo de decoração.

Como bem dissemos, para entendermos a decoração futurista, precisamos compreender mais do futurismo dentro da arte moderna. Pois, sim, a arquitetura é considerada uma das 7 artes e tem tudo a ver com a decoração da sua casa.

Veja também:

O contexto da Arte Moderna

O grande impulso para tudo isso foi a tensão que culminou a Primeira Guerra Mundial, que marcou a derrota da Tríplice Aliança, isto é: Alemanha, Itália e Austria-Húngria. A guerra que durou de 1914 a 1918 marcou uma geração de artistas.

O Modernismo também pode avaliado pela motivação da guerra: o imperialismo europeu. Com a contante disputa política entre as potências da Europa por crescimento econômico e tecnológico, o dito moderno ficou no imaginário da época.

Com a narrativa da guerra e das disputas, estar à frente dos inimigos no domínio de tecnologias, domínio de territórios tradicionalmente colonizados e poder bélico, diz muito sobre poder. Poder é poder!

Embora o período da guerra tenha servido de muita inspiração, as tensões que a antecederam e a questão da indústria também.

Por exemplo, foi no ano de 1908 que foi escrito o Manifesto Futurista. Todo aquele anseio da época por máquinas, automóveis, indústria e crescimento gerou a necessidade de isso ser expresso nas artes, incluindo o design e arquitetura.

Entretanto, no Brasil, a arte moderna e o futurismo ganhou força com a Semana de Arte Moderna em 1922, depois que a guerra já havia chegado ao fim.

(Foto: Wikipedia – Reprodução)

A decoração futurista colocada em prática

Assim como todo o movimento futurista em si, o país que se destacou como precursor na arquitetura e decoração foi a Itália. O período teve destaque com arquitetos como Antonio Sant’Elia, Angiolo Mazzoni, Auguste Perret, Eugène Freyssnet e Adolf Loos.

A partir do manifesto futurista e do que essa galera começou a aplicar no estilo das casas, podemos encarar as seguintes facetas:

  • Construção das casas e decoração remete ao máximo ao cenário urbano
  • Valorização da tecnologia e indústria faz parte da decoração
  • Ficção científica superestimada com narrativas de naves especiais e disco voador
  • Consequentemente, culto às máquinas e o poder delas no ambiente
Valorização da ficção científica e naves espaciais está presente no contexto futurista. (Foto: canva – reprodução)

Sendo assim, para aplicar a decoração futurista na sua casa, você precisa realmente querer valorizar os seus eletrônicos e uma iluminação que traga esse ar de “moderno”. Ou seja, a luz artificial e múltiplos equipamentos dela são superestimados!

Aposte na Iluminação LED indireta em diferentes cômodos

Hoje em dia, com a iluminação LED, criar um aspecto de nave espacial dentro de casa fica muito mais fácil. Sendo assim, a iluminação indireta é uma aliada formidável para dar esse ar de flutuação.

O fato é que o futurismo avançou muito com o passar dos anos e o apelo às naves e narrativas de viagem no espaço só se fortaleceram. Por exemplo, a estreia da franquia de TV Star Track em 1966 e Star Wars no cinema em 1977, fortaleceram muito esse conceito.

Corredor de uma casa com decoração futurista, há duas mulheres andando sob as fitas de led do teto.

Portanto, quando for pensar a sua decoração, é necessário se ater aos seguintes aspectos:

  • Investir a fundo em efeitos e explosões de cores, assim como nas guerras espaciais da ficção
  • Abusar no uso de spots e fitas de LED, para criar aquele espelhamento de cores
  • Investir em luminárias pelo ambiente

O fato é que, como dissemos, a luz indireta dá aquele ar realmente moderno. Afinal, ela não vai diretamente aos nossos olhos. Ela precisa primeiro bater nos móveis e paredes, antes de se propagar.

E como as fitas de LED e spots criam esse tipo de efeito, eles conseguem até dar a ilusão de que o chão ou o teto estão flutuando. Com a possibilidade de investir em diferentes cores, realmente é possível morar dentro da sua nave espacial.

Coloque muitos espelhos para uma decoração futurista

Outro parceiro da iluminação para um design de interiores futurístico é o uso de espelhos. Afinal, a representação das naves da ficção científica são sempre com muitos vidros para todos os lados. Já reparou nisso?

Assim como vai ser legal ter muitos vidros nas janelas, os espelhos também ajudam a dar aquele efeito intenso de cores e reflexos. Pois, se a sua casa é cheia de efeitos de luminárias de LED, quando elas se combinam aos espelhos, dá um aspecto de estar no seu própria filme espacial.

Corredor com decoração futurista, com muitos vidros e luzes.

Ao passo que você mistura tanta tecnologia ao ambiente, ver o seu próprio semblante constantemente tem uma mensagem profunda. É como se pudesse ver a si todos os dias como parte de um futuro incrível e cheio de avanços.

Afinal, quando a humanidade implementa máquina e eletrônicos diversos, não é só em robotização que se pensa. Vai muito mais além: a integração da vida humana em todo esse processo.

Abuse sem medo em produtos smart, eletrônicos e eletrodomésticos

Para que a sua decoração seja futurista e realmente condizente com a proposta, é preciso que haja um forte maquinário no ambiente. Ou seja, tudo aquilo que é feito manualmente, precisa ser substituído por tecnologias que facilitem a sua vida.

Daí, a importância de produtos smart como TVs, uso de assistente virtual, integração com a internet, comandos de voz, etc.

Há um fogão com tecnologia smart, a imagem está bastante aproximada do visor touch screen

Por falar em casa inteligente, falamos também no modo como entramos e saímos dela. Apostar em fechaduras digitais, porteiros eletrônicos e câmeras condiz muito com a proposta.

Ou seja, tudo o que puder ser um facilitador da rotina e ruptura de atividades manuais, é um aliado. Isso vale para qualquer automatização que conseguir inserir na sala, cozinha, quarto e banheiro.

E aí, gostou do estilo de decoração futurista? Aproveita e confira o nosso catálogo com itens diversos para a sua decoração!

Related posts
Tecnologia

O TCL 30 5G é bom? Conheça o novo lançamento da marca!

SegurançaTecnologia

Começou a Black Friday na 123 Comprou!

Iluminação

Lâmpada Inteligente: Benefícios e Uso com Alexa

SegurançaTecnologia

O que é nobreak e porque você deve ter um no seu home office?

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *