Cotidiano

Como decorar quarto: aprenda a criar uma atmosfera ideal para descanso

Quarto com cama de madeira e moldura de gesso no teto.

Como decorar quarto? Poxa, definitivamente, esta pode ser uma pergunta muito mais simples do que parece de se responder. Embora ainda tenha gente com dúvida sobre a melhor forma, o que vale é nunca perder de vista a personalidade de quem dorme lá.

Afinal, você pode reparar: o nosso quarto é quase o nosso refúgio no mundo! De todos os cantos da nossa casa, ele é o que mais diz sobre quem somos. Por isso, acima de tudo, precisamos pensar nos seguintes tópicos para começar a decorar:

  • O quarto é de casal ou solteiro?
  • Será um ambiente para criança, adolescente ou adulto?
  • Na verdade, a intenção é montar um quarto de hóspedes?

Ter essas perguntas bem definidas é um excelente ponto de partida. Pois, o quarto necessita de referências das coisas que quem vai habitá-lo gosta

Por exemplo, um quarto de solteiro pode trazer, direta ou indiretamente, os estilos de livros, filmes ou artes que a pessoa gosta. Ou até mesmo de personalidade!

Por exemplo, tem pessoas que podem estar mais inclinadas para o minimalismo, enquanto outras gostam de algo mais explícito com tema de personagens da ficção.

Se for um quarto de casal, é fundamental que traga as influências dos cônjuges de forma harmônica, sem que uma coisa entre em conflito com a outra.

Acima de tudo, não podemos perder de vista que se trata de um local de descanso. Logo, é fundamental conseguir que o seu quarto seja um lugar relaxante e gostoso para você ficar.

Como decorar quarto: defina um estilo compatível com a personalidade

Agora que falamos sobre personalidade, é preciso definir um estilo de decoração que explicite isso.

Quarto com cama ao centro, quadro gigante na parede da cama e janela enorme à direita que vai do teto ao chão.
Demonstração de quarto mais voltado para uma decoração que mescla o estilo industrial com modernista.

Aqui vão alguns exemplos:

  • Fãs de ficção científica e temáticas de viagem no espaço: decoração futurista
  • Apreciadores da natureza e clima campestre: decoração rústica
  • Aquele pessoal mais inclinado ao esoterismo e práticas orientais: decoração boho chic
  • Pessoas muito tradicionais e formais: decoração clássica

Enfim, são muitos os estilos! Tem o estilo Noir que é mais voltado para a paleta de cor preta, o estilo modernista, o industrial, etc.

Também é possível investir em opções temáticas como filmes, séries, desenhos animados e personagens queridos. O importante é dar a sua cara para o local!

Aposte em uma iluminação branco quente

Quando pensamos em como decorar quarto, é impossível desassociarmos da iluminação escolhida. Desde sempre, decoração e luz andam lado a lado separadas por uma linha muito tênue e sútil. Naturalmente, é preciso conseguir enxergar bem o resultado desejado.

Todavia, não se trata apenas de conseguir ver bem a decoração. Mas, também, do efeito que queremos causar. Portanto, sim, o tom de luz escolhido interfere diretamente no processo criativo.

Quarto de luxo em que há espelho na parede da cama e luminárias branco quente.
Demonstração do tom branco quente, que dá ar amarelado ao ambiente.

Não é à toa que a nossa dica é apostar em itens de iluminação no tom branco quente. Pois, trata-se de um tom de luz relaxante, reconfortante e que pode até trazer aquele soninho gostoso que desejamos no conforto do nosso quarto.

Para quem não sabe, o branco quente é um tom de luz levemente amarelado. Além de tudo, ele cria uma atmosfera muito charmosa.

Escrivaninha mais luminária de mesa: para os amantes da leitura

Há uma escrivaninha com um relógio de ouro e outras obras de arte em cima. Ao fundo, a janela está aberta, enquanto há plantas dos lados.

Entre diversas coisas que podemos fazer no nosso quarto, uma delas é degustar uma boa leitura. Portanto, quem ama ler no quarto, também precisa pensar nisso na hora de pensar em uma decoração funcional.

Neste caso, a dica é ter uma escrivaninha com luminária de mesa. O tom de luz da luminária pode ser tanto o branco frio, quanto o branco morno.

A intenção aqui é criar uma atmosfera à parte da iluminação tradicional do quarto. Afinal, você não quer ficar com sono ou perder o foco durante a leitura, não é mesmo?

Outro ponto a ser pensado é na possibilidade de uma luminária pendente. Ela também pode ser uma ótima pedida para criar um foco de luz direta, substituindo a luminária de mesa.

Crie o seu lugar no mundo

Quarto oriental, com escultura de Buda e cama ao nível do chão.

O último passo de como decorar quarto é colocar a cereja do bolo. Sabe aquele toque que só de bater o olho, remeterá a você?

Para tal, você pode criar um cantinho com mural, fotos e/ou obras de arte do seu gosto. Aquele cantinho cheio das suas referências.

Viu só como pode ser bem divertido montar uma decoração? Comente aqui como é a decoração do seu quarto!

Related posts
Cotidiano

O aspirador robô da Multilaser é bom? Tudo sobre o HO041!

Cotidiano

Mês do Orgulho LGBTQIA+: Como celebrar?!

CotidianoShopping

Presentes de dia dos namorados: 9 opções de até R$100

Cotidiano

Qual a diferença entre o secador de cabelo profissional e o comum?

Increva-se para receber novidades & promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *